Ir para o site

×

×

O que fazer em Rio Branco no Acre: veja nossas super dicas para esta capital

A cidade de Rio Branco, Acre, apesar de ainda ser pouco conhecida, tem muito a oferecer, e a gente te conta tudo o que tem para fazer no destino!

Para muitos brasileiros, Rio Branco, Acre, tem um “quê” de destino estrangeiro. Saiba o que fazer em Rio Branco no Acre.

A cidade é a capital mais isolada do Brasil, não faz parte dos roteiros turísticos mais famosos do país, tem fuso horário diferente (com 2 horas a menos que o horário de Brasília) e pode ser de difícil acesso.

No entanto, motivos para mudar esse status não faltam. O município tem uma rica história e cultura vibrante, além de ser capaz de levar o viajante a um contato bem próximo da natureza.

A cidade é uma importante porta de entrada na maior floresta tropical do mundo, a Amazônia, e permite que o visitante conheça um pouco mais sobre a vida no Brasil ribeirinho, onde o sotaque, os hábitos e até a culinária podem ser bem diferentes.

Que tal conhecer esse caldeirão cultural brasileiro? Reunimos tudo o que você precisa saber sobre a capital do Acre: pontos turísticos, como chegar, quando visitar, onde ficar e muito mais. Confira nossas dicas!

Como ir para Rio Branco?

Um dos motivos que torna Rio Branco, AC, menos procurada para turismo que outras capitais do Norte do Brasil, como Belém ou Manaus, é a dificuldade de acesso.

A cidade fica no extremo noroeste do país, quase na fronteira com a Bolívia e o Peru, cortada pelo Rio Acre e rodeada pela densa floresta. 

Por isso, é imprescindível planejar adequadamente como se deslocar até a capital acriana, ou você pode acabar gastando muito tempo e dinheiro com transporte, veja só!

De avião

Rio Branco De avião
Fonte: Pexels

Nenhuma capital do Brasil está tão solitária no mapa quanto Rio Branco.

Porto Velho (RO), a capital mais próxima, está a 530 km de distância, enquanto todas as outras estão a, no mínimo, 1.400 km da cidade, chegando a 4.200 km de distância, no caso de Porto Alegre (RS).

Desse modo, é indiscutível que a melhor maneira de chegar até lá é de avião. 

O Aeroporto Internacional Plácido de Castro opera voos regulares a partir de várias cidades do Brasil e da América do Sul, incluindo voos diretos via Brasília ou São Paulo. 

Para deixar o aeroporto, que fica a 25 km do centro, você poderá optar entre táxi, Uber ou ônibus: a linha 304A (Custódio Freire/Aeroporto) leva até o Terminal Urbano, no centro da cidade.

De ônibus

A Rodoviária de Rio Branco, Acre, é o ponto de desembarque para quem decidir chegar à cidade de ônibus: o terminal opera viagens para vários municípios do interior do Acre, estados vizinhos e até destinos sul-americanos, como Peru e Bolívia.

O terminal fica bem no centro da cidade, próximo a vários hotéis, comércios e do Terminal Urbano, de onde você poderá pegar um ônibus para outros bairros.

De carro

Rio Branco De carro
Fonte: Pexels

A cidade de Rio Branco está conectada ao restante do país por duas rodovias federais, a BR-364 e a BR-317, principais opções de trajeto para quem está viajando de carro.

A BR-364 estende-se até o Sul e Sudeste do Brasil, além de chegar a Cruzeiro do Sul, segunda maior cidade do Acre, enquanto a BR-317 segue até Brasiléia, na fronteira com a Bolívia, e Assis Brasil, na divisa com o Peru.

Rio Branco, Acre: mapa

Você sabia que, até o começo do século XX, o Acre não fazia parte do território brasileiro? 

O Tratado de Petrópolis, que formalizou a venda da região da Bolívia para o Brasil, só foi assinado em 1903.

Confira no mapa onde fica Rio Branco! 

Onde ficar em Rio Branco?

Onde ficar em Rio Branco?
Fonte: Diff Hotel

Não existe muito mistério em torno de hospedagem em Rio Branco, Acre: o melhor lugar para ficar é o centro da cidade, especialmente no entorno do Palácio Rio Branco ou da Catedral de Nazaré.

Nessa área da cidade você encontrará mais opções de restaurantes, comércios e atrações turísticas, além de ter fácil acesso ao transporte público.

Quando ir para Rio Branco, Acre?

O clima em Rio Branco, Acre, é equatorial tropical, o mesmo da Amazônia, o que significa que faz calor intenso por lá em qualquer época do ano.

As temperaturas flutuam entre 30ºC e 40ºC, enquanto o ar é muito úmido, o que favorece a uma sensação térmica ainda mais quente. Por isso, capriche na hidratação e leve apenas roupas leves na bagagem.

Além disso, chove bastante na cidade, especialmente no período mais úmido, de outubro a abril, com maior concentração de precipitações entre maio e setembro.

Para escapar das chuvas típicas de Rio Branco, a melhor alternativa é viajar na estação mais seca, nos meses de junho e julho.

O que fazer em Rio Branco, Acre

O que fazer em Rio Branco, Acre
Fonte: Davi Sopchaki / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

A capital acriana é uma cidade relativamente jovem, fundada apenas no final do século XIX, e cheia de riquezas onde quer que se olhe.

Lar de 400 mil pessoas, o destino pode ser facilmente explorado a pé, sobretudo se você estiver hospedado no compacto centro da cidade.

Agora você confere as melhores atrações da cidade! Vem descobrir o que fazer em Rio Branco, Acre! 

O que fazer em Rio Branco à noite?

A noite de Rio Branco, Acre, certamente não é tão badalada quanto as de outras capitais brasileiras, e você provavelmente não encontrará estabelecimentos que funcionem até o raiar do dia, mas ainda há muito o que fazer depois do pôr do sol. 

Você pode, por exemplo, conhecer a praça de alimentação Vila Rio Food Park, que funciona de terça a domingo, das 18h às 23h, para provar as delícias de diversas hamburguerias, pizzarias e bares descolados.

Além disso, pode ser legal passear pelos arredores do Mercado Velho: as ruas que cercam o mercado são repletas de bares e restaurantes que ficam abertos até altas horas e oferecem cardápio variado e música ao vivo.

Na mesma região costuma acontecer uma feirinha de gastronomia indicada para quem gosta de comida de rua a preços camaradas.

Antes de voltar para o hotel, não deixe de visitar a Passarela Joaquim Macedo, que fica iluminada no período noturno e se transforma em uma atração à parte da capital acriana!

O que fazer em Rio Branco com chuva?

Se o clima não favorecer seus passeios ao ar livre, não precisa se preocupar. Com alguma criatividade, você terá muitas opções para curtir Rio Branco, Acre, com chuva.

Uma alternativa, por exemplo, é aproveitar o dia chuvoso para conhecer os museus locais, como o riquíssimo Museu da Borracha, que conta tudo sobre o Ciclo Borracheiro no Brasil.

Você também pode visitar a Casa dos Povos da Floresta, onde poderá aprender mais sobre os indígenas que vivem na Amazônia.

Durante seus passeios, não deixe de conhecer o Museu da História da Legislação do Acre, que funciona em um casarão antigo cheio de história para contar.

A lista ainda inclui o Memorial dos Autonomistas, os museus da Universidade Federal do Acre, o Museu Seringal Capitão Ciriaco, o Museu de Paleontologia e muitos outros.

O viajante também pode passar o dia fazendo umas comprinhas no Via Verde Shopping, onde também existem salas de cinema, praça de alimentação e parque indoor.

Rio Branco, Acre: pontos turísticos para crianças

Rio Branco, Acre: pontos turísticos para crianças
Fonte: Carlos Henrique Moura Utilizador / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

Quem está viajando com a família não terá dificuldades para encontrar atividades que agradem às crianças. 

Você pode preparar uma cesta de piquenique para passar o dia no Parque da Maternidade, no centro da cidade, que conta com quadras poliesportivas, quiosques e parquinhos.

Os pequenos também podem gostar de explorar o Horto Florestal, de conhecer a riqueza da biodiversidade amazônica no Parque Zoobotânico e de gastar a energia nas trilhas do Parque do Tucuma.

Aproveite para levar sua família para caminhar pelo Calçadão da Gameleira, às margens do Rio Acre, e para visitar a Biblioteca da Floresta, na parte leste do Parque da Maternidade, que conta com uma sessão exclusiva para o público infantil.

Para oferecer uma atração mais cultural para a criançada, não deixe de visitar o Sítio Histórico Quixadá, um parque que conta a história da Era da Borracha e dispõe de boa infraestrutura, com brinquedoteca, parquinho, redário e outras atrações.

Vale lembrar que a trilha do Lago do Amapá, com 4 km de extensão, é bastante tranquila e pode facilmente ser percorrida por crianças: uma opção de passeio gratuita e diferente para curtir com toda a família.

O que fazer em Rio Branco pagando pouco?

Rio Branco, Acre, é um destino bastante vantajoso para viajantes econômicos, pois abriga uma grande oferta de atrações gratuitas ou de baixo custo.

O Palácio Rio Branco, antiga sede do Governo do Acre, é um bom exemplo: os visitantes podem explorar suas salas inspiradas em construções europeias e aprender um pouco mais sobre a história do estado, com entrada gratuita.

Você também não precisa pagar nada para passear pelo Parque Ambiental Chico Mendes, a 8 km do centro da cidade, ou para visitar o Museu da Borracha, que conta tudo sobre o Ciclo Borracheiro no Norte do Brasil.

E que tal montar um roteiro gratuito pelo centro da cidade? O Mercado Velho e o Memorial dos Autonomistas, que lembra a história da anexação do Acre ao mapa do Brasil, têm entrada franca e ficam bem próximos.

Aproveite para conhecer a Catedral Nossa Senhora de Nazaré, fundada em 1948 e conhecida por seus vitrais, e a Casa dos Povos da Floresta sem gastar nenhum centavo.

Onde comer em Rio Branco?

Uma dica preciosa é aproveitar sua visita a Rio Branco, Acre, para conhecer os sabores da rica gastronomia amazônica.

Por lá, você poderá experimentar o tradicional açaí com farinha, tacacá, pato no tucupi, rabada no tucupi e outras delícias típicas da região.

Desse modo, é extremamente recomendado que você inclua o Mercado Velho em seus planos de viagem. 

O mercado fica bem em frente ao Rio Acre e reúne barzinhos e restaurantes com atmosfera informal, no estilo “raiz”, que oferecem os melhores sabores da gastronomia acreana a preços justos.

Também vale a pena conhecer o Mercado do Bosque, uma galeria comercial que conta com uma extensa praça de alimentação, onde você encontrará vários restaurantes que servem pratos típicos do estado.

Se você ainda não decidiu o que quer comer, pode ser uma boa ideia caminhar pela Avenida Getúlio Vargas, no centro, ou pelas margens do Rio Acre, especialmente nos arredores do Centro Histórico.

Essas regiões são repletas de bares e restaurantes que servem pratos saborosos em diferentes faixas de preço, sobretudo na orla, onde você também poderá desfrutar de uma vista incrível.

Lugares para conhecer perto de Rio Branco, Acre

Se você gostou das atrações de Rio Branco, Acre, vale a pena estender o seu roteiro pelos arredores da cidade, onde o destaque fica por conta do contato próximo com a natureza.

Uma boa dica é fazer o passeio de barco pelo Rio Acre, que corta a cidade: o tour é feito em embarcações simples, mas agradáveis, com capacidade para até 50 passageiros e opção de alimentação a bordo.

Durante o passeio, você poderá conhecer a cidade de um ponto de vista diferente e se divertir entre atrações turísticas, restaurantes e até praias de água doce.

Gosta de atividades ao ar livre? Visite a Área de Proteção Ambiental Lago do Amapá para percorrer a trilha do lago do Amapá, com 4 km de extensão, onde você poderá aprender um pouco mais sobre a fauna e a flora da Amazônia.

Quem não tem medo de altura pode, ainda, fazer o inesquecível passeio de balão sobre a Floresta Amazônica, que chega a 300 metros de altura e pode durar cerca de 1 hora.

No trajeto de uma das atrações mais disputadas de Rio Branco, você vai poder observar boa parte da floresta, rios, lagos e até geoglifos, marcas feitas no solo por civilizações que viveram há muitos séculos.

Para aprender um pouco mais sobre a história do ambientalista Chico Mendes, recomendamos uma visita ao vilarejo de Xapuri, a 187 km da capital do Acre.

Por ali, você poderá visitar o Museu Casa de Chico Mendes, a Reserva Extrativista de Chico Mendes e o Museu Casa Branca.

Gosta de observar a natureza? Não deixe de visitar o Parque Estadual Chandless, uma das maiores reservas ambientais do Norte do Brasil, situado entre as cidades de Manoel Urbano, Santa Rosa do Purus e Sena Madureira.

Não perca nenhuma promo!

As melhores dicas e promos chegam primeiro no seu e-mail. Assine nossa newsletter e começe a economizar!