Ir para o site

×

×

Onde fica Fernando de Noronha: atrações imperdíveis!

Venha saber mais sobre as atrações turísticas de Fernando de Noronha e tudo o que você precisa saber para aproveitar ao máximo sua viagem!

Quer descobrir onde fica Fernando de Noronha? Você chegou ao artigo certo! Preparamos um guia com tudo que você precisa saber para chegar a um dos arquipélagos mais paradisíacos do mundo!

Um dos destinos mais desejados do Brasil, Noronha é uma região famosa por suas praias paradisíacas, águas cristalinas e vida marinha diversa, onde a natureza é a grande protagonista. 

Antiga base naval dos portugueses durante o período colonial, a região abriga praias mundialmente famosas, como a Baía do Sancho, eleita a melhor praia do mundo em 2019 pelo TripAdvisor, e a Praia do Leão, onde ocorre a desova de tartarugas marinhas. 

Além disso, o arquipélago oferece diversas atividades, como mergulho, trilhas e passeios de barco, proporcionando uma experiência única para os visitantes. 

Vem saber mais sobre as atrações turísticas de Fernando de Noronha e tudo o que você precisa saber para aproveitar ao máximo sua viagem!

Como chegar em Fernando de Noronha?

Como chegar em Fernando de Noronha?
Pixabay

Se você ainda não sabe onde fica Fernando de Noronha, o arquipélago está localizado no Oceano Atlântico, a cerca de 540 km de distância da cidade de Recife, capital de Pernambuco. 

Embora esteja localizado em alto mar e geograficamente mais perto do Rio Grande do Norte (cuja costa fica a 340 km de distância), o arquipélago é uma área especial do estado de Pernambuco, sendo considerado um distrito estadual. 

A explicação para isso se dá pela história da região, que durante o período colonial ficou sob jurisdição do estado de Pernambuco, que administrava o arquipélago por meio de uma capitania. 

Ainda assim, Noronha possui uma administração própria, com um órgão governamental específico, a Administração da Ilha de Fernando de Noronha (ADFIN), que tem como objetivo coordenar as políticas públicas na região. 

Descubra como chegar até lá!

No Brasil

Agora que você já sabe onde fica Fernando de Noronha, pode descobrir a melhor forma de chegar até lá a partir das principais cidades brasileiras.

O jeito mais comum de chegar ao Arquipélago de Fernando de Noronha é voando até o aeroporto local (FEN), que recebe voos diretos a partir de algumas capitais brasileiras, como Recife, Natal e Fortaleza

Ao chegar no aeroporto, os visitantes são recepcionados pelo pessoal de atendimento ao turista, que fornece informações úteis sobre a ilha e ajuda a organizar o transporte para a acomodação. 

O transporte público na principal ilha é limitado, por isso muitos visitantes preferem alugar um carro, moto ou bicicleta para se locomover, embora também haja opções de transporte particular, como táxis e vans. 

A partir de outros países

A região onde fica Fernando de Noronha não é cobiçada apenas por turistas brasileiros: pessoas do mundo inteiro frequentam as praias da região de janeiro a janeiro.

Para chegar até lá a partir de outros países, será necessário fazer uma conexão em alguma cidade brasileira, como Recife ou Natal, já que o aeroporto do arquipélago só recebe voos domésticos

Desse modo, uma alternativa interessante para quem vem do exterior é aproveitar para conhecer outras regiões do Brasil antes de chegar a Noronha. 

Onde fica Fernando de Noronha? mapa da região!

Fernando de Noronha é um arquipélago formado por 21 ilhas e ilhotas, sendo a ilha principal denominada de Fernando de Noronha, e área total de apenas 26 km². 

A ilha tem suas próprias leis e regulamentações, incluindo a cobrança de uma taxa de preservação ambiental, destinada para a conservação da natureza local. 

Confira no mapa onde fica Fernando de Noronha!

Quando visitar Fernando de Noronha?

A região onde fica Fernando de Noronha tem clima tropical e é procurada durante todo o ano, mas existem algumas épocas que são consideradas melhores para visitar o arquipélago. 

A estação seca acontece de agosto a fevereiro, quando as chances de chuva são raras, os ventos ficam mais calmos e a visibilidade nas águas da região é melhor, perfeita para quem deseja praticar mergulho. 

O período chuvoso, por sua vez, ocorre de março a julho, sobretudo entre abril e junho, quando as precipitações podem acontecer a qualquer hora do dia.

A alta temporada vai de julho a janeiro, quando as pousadas ficam mais concorridas e os preços disparam em relação a hospedagem e passeios. 

Encontre os melhores hotéis e pousadas na região!

Tão importante quanto saber onde fica Fernando de Noronha é se planejar em relação à hospedagem no arquipélago.

Uma das opções mais indicadas para estadia é a Vila dos Remédios, localizada próxima ao centro da ilha e com fácil acesso a bares, restaurantes e lojas. 

Nessa região, você poderá encontrar desde pousadas mais simples até hotéis de luxo, com opções para todos os gostos e orçamentos, além de ficar perto da Praia do Cachorro e da Praia da Conceição. 

Outra região bastante procurada é a Praia do Boldró, que oferece uma vista privilegiada para o Morro do Pico e para o famoso pôr do sol de Noronha.

A Praia da Floresta Velha é uma opção mais tranquila, com hospedagens que oferecem mais privacidade e sossego aos seus hóspedes, com fácil acesso ao Mirante do Boldró, que oferece uma vista panorâmica da ilha. 

Outra possibilidade é a Praia do Porto de Santo Antônio, ideal para quem busca se hospedar próximo à praia e aos restaurantes locais, além de estar próxima a atrações como o Buraco do Galego e a Praia do Meio.

O que fazer em Fernando de Noronha? melhores atrações!

O que fazer em Fernando de Noronha? melhores atrações!
Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

A área do mapa onde fica Fernando de Noronha é generosa em atrações naturais e atividades ao ar livre que podem agradar aos mais variados públicos.

Vem descobrir o que fazer em Noronha!

O que fazer de graça?

Fernando de Noronha não é um destino barato e você precisa até mesmo pagar uma taxa de preservação ambiental durante seu período de estadia no arquipélago, mas é possível encontrar opções de lazer para quem quer aproveitar sem gastar muito. 

Uma das principais atividades gratuitas é a trilha do Atalaia, que leva a uma piscina natural incrível e pode ser percorrida sem custos (embora seja aconselhável contratar os serviços de um guia especializado).

Outra atração gratuita é a Praia do Cachorro, que é de fácil acesso e possui uma estrutura com banheiros e chuveiros gratuitos. 

Outras praias do arquipélago também têm acesso livre e gratuito, como a Praia do Meio, Praia da Conceição e Praia do Boldró

A Praça Flamboyant é outro atrativo interessante que você pode conhecer sem gastar, assim como o Centro de Visitantes do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, onde é possível receber informações sobre as atividades disponíveis na ilha. 

O que fazer com crianças?

Fernando de Noronha é um destino encantador para adultos, mas também oferece diversas atrações para quem viaja com crianças. 

Uma das atividades mais procuradas é o passeio de barco, recomendado para toda a família e que permite a observação de golfinhos, tartarugas e outras espécies marinhas. 

O Projeto Tamar também é uma parada obrigatória, onde as crianças podem aprender mais sobre as tartarugas e até mesmo ver de perto filhotes desses animais. 

O mesmo acontece no Museu do Tubarão, que apresenta uma exposição interativa com diversas informações sobre a fauna e flora local, além de oferecer atividades lúdicas para as crianças. 

Também vale a pena visitar a Praia do Sueste, famosa por suas águas cristalinas, onde sua família poderá observar diversos animais marinhos, como tubarões e raias, sem precisar fazer mergulhos profundos. 

O que fazer em dias de chuva?

O que fazer em dias de chuva?
Wikimedia Commons / CC BY 2.0

Embora a região onde fica Fernando de Noronha seja famosa pelo clima ensolarado, pode acontecer de chover durante a sua estadia no arquipélago, especialmente se você está viajando entre abril e junho, temporada chuvosa por lá.

Nesse caso, não precisa se preocupar, porque, mesmo em dias de chuva, Noronha não perde o seu charme e oferece diversas opções para quem quer explorar a ilha. 

Uma das atividades que pode ser realizada em dias chuvosos é a visita ao Forte Nossa Senhora dos Remédios, de onde você poderá contemplar uma vista panorâmica do arquipélago e visitar uma exposição com objetos históricos. 

O Museu do Tubarão é outra indicação para os dias de chuva, com uma interessante exposição interativa sobre a fauna e flora local, além de atividades educativas e divertidas para toda a família. 

A chuva também não deve te atrapalhar a visitar a sede do Projeto Tamar e a Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, uma construção colonial que ajuda a contar a história da região. 

O que fazer à noite?

As belezas de Fernando de Noronha não se limitam ao dia. Quando a noite chega, a ilha ganha um charme ainda mais especial. 

Para começar, com a ausência de luzes excessivas é possível apreciar um céu estrelado deslumbrante e uma brisa suave que parecem convidar a um passeio noturno pelas ruas da Vila dos Remédios. 

Existem até algumas empresas especializadas que oferecem passeios noturnos com telescópios, durante os quais os turistas podem admirar as estrelas, aprender sobre astronomia e tirar fotos incríveis.

Você também pode aproveitar a noite para visitar os bares e restaurantes da Praia do Cachorro: alguns estabelecimentos têm música ao vivo e a atmosfera é bastante animada.

Se você prefere algo mais tranquilo, pode optar por um jantar romântico à beira-mar em um dos diversos restaurantes da ilha com vista para o mar, onde é possível degustar pratos deliciosos enquanto aprecia a vista noturna da ilha.

Os mais aventureiros podem até encarar um mergulho noturno, em alguns pontos especialmente iluminados para que os mergulhadores possam admirar a vida marinha noturna, incluindo polvos, moreias e outras espécies interessantes.

Onde comer em Fernando de Noronha?

A natureza não é a única atração de Noronha: o arquipélago também é um paraíso gastronômico, recheado de restaurantes que servem pratos deliciosos com ingredientes locais frescos e saborosos. 

A Vila dos Remédios é o principal polo gastronômico da ilha, onde você vai encontrar desde restaurantes que servem comidas típicas regionais até pratos mais sofisticados com frutos do mar. 

Outra região com diversas opções gastronômicas é a Praia do Cachorro, conhecida pelos restaurantes à beira-mar que permitem uma experiência gastronômica única. 

Alguns dos restaurantes mais renomados da ilha ficam na Praia do Boldró, enquanto a Praia do Porto reúne alguns estabelecimentos mais modestos e autênticos.

Qual é a cidade mais próxima de Fernando de Noronha?

Qual é a cidade mais próxima de Fernando de Noronha?
Wikimedia Commons / CC BY-SA 2.0

A região onde fica Fernando de Noronha está em alto mar, o que significa que você não poderá simplesmente pegar um barco para visitar um destino próximo.

A cidade mais próxima é Natal, capital do estado do Rio Grande do Norte, localizada a cerca de 360 km de distância. 

Os mais animados podem até se organizar para visitar o arquipélago de São Pedro e São Paulo, que fica a cerca de 600 km de distância e é formado por ilhotas vulcânicas habitadas apenas por pesquisadores. 

É possível fazer uma visita guiada ao arquipélago, que inclui mergulho com cilindro e snorkeling nas águas cristalinas da região.

Também a 600 km de distância fica outro arquipélago famoso (e mais facilmente acessível): Abrolhos, na Bahia, berço de baleias-jubarte e formado por ilhas e recifes de corais que abrigam uma grande diversidade de vida marinha.

Dicas e informações para aproveitar sua viagem!

Descobrir onde fica Fernando de Noronha é apenas o primeiro passo da organização da sua viagem. Você também precisa se planejar com antecedência e considerar algumas dicas importantes para garantir uma experiência inesquecível. 

Tenha em mente que os preços costumam ser mais elevados e as praias mais lotadas durante a alta temporada. Pode até haver indisponibilidade de passeios de barco e mergulhos se você deixar tudo para a última hora.

Lembre-se de explorar as praias com cuidado e respeito à natureza local. Algumas praias são protegidas e podem ter restrições para acesso e atividades. 

Respeite sempre as orientações dos guias locais e não deixe lixo nas praias para não comprometer a limpeza e a conservação do litoral de Noronha. 

Não cometa o erro de ignorar as trilhas que levam a mirantes e pontos turísticos na ilha. Esses locais podem oferecer uma experiência de viagem ainda mais completa e positiva.

Qual o valor de uma viagem para Fernando de Noronha?

Chegar à região onde fica Fernando de Noronha não é tão simples, e isso também gera um custo, o que significa que as passagens aéreas para o arquipélago podem ter preço salgado, sobretudo na alta temporada.

Além disso, os custos com hospedagem também podem ser um pouco mais elevados do que em outras regiões do Brasil, com pousadas simples a partir de R$ 500,00 por noite. 

E não deixe de considerar os custos com passeios e atividades turísticas, que podem variar de acordo com o tipo de passeio e agência escolhida. 

Vale lembrar que a maioria das praias da ilha é protegida por unidades de conservação e pode ser necessário pagar uma taxa de acesso. 

Em geral, uma viagem a Noronha pode ter custo médio entre R$ 5.000,00 e R$ 15 mil, dependendo do perfil do viajante e data da viagem.

Qual o tempo ideal para ficar em Fernando de Noronha?

Qual o tempo ideal para ficar em Fernando de Noronha?
Pixabay

Assim, você terá tempo para curtir tudo que a região onde fica Fernando de Noronha tem para te oferecer!

Vale a pena ficar pelo menos 4 dias para conhecer as principais atrações da ilha e aproveitar as praias, trilhas e mergulhos. 

No entanto, se você quiser explorar todas as ilhas e praias do arquipélago, pode ser necessário ficar mais tempo. 

E não é só isso: se você planeja fazer mergulhos certificados, é preciso reservar alguns dias adicionais para os cursos e mergulhos avançados. 


Continue sua leitura!

Não perca nenhuma promo!

As melhores dicas e promos chegam primeiro no seu e-mail. Assine nossa newsletter e começe a economizar!