Ir para o site

×

×

Patos de Minas: conheça o melhor do triângulo mineiro!

Já pensou em conhecer Patos de Minas? confira as melhores atrações para visitar e outras curiosidades da cidade mineira.

Patos de Minas não é um destino mineiro tão consagrado como Ouro Preto ou Capitólio, mas certamente oferece sua cota de encantos aos visitantes.

A “Capital do Milho” fica no coração do estado e guarda uma história que remonta ao século XIX e é uma verdadeira celebração da cultura mineira.

A famosa Festa Nacional do Milho, que atrai milhares de visitantes todos os anos, é apenas uma das expressões vibrantes da identidade local.

Ao percorrer os caminhos da cidade, destacam-se pontos históricos como a imponente Igreja de Nossa Senhora das Dores, a Catedral de Santo Antônio e muito mais.

A cidade batizada em homenagem aos patos que viviam no rio Paranaíba no período colonial, a antiga vila de Santo Antônio dos Patos espera por você. Descubra o que fazer na região! 

Onde fica Patos de Minas?

Onde fica Patos de Minas?
Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

A cidade de Patos de Minas fica em um ponto de convergência entre importantes pólos urbanos do estado. 

O destino está a aproximadamente 400 km de Belo Horizonte e a 200 km de Uberlândia, na região do Triângulo Mineiro.

A cidade pertence oficialmente à região do Alto Paranaíba, que faz parte do Triângulo. O município é carinhosamente conhecido como a “Capital do Milho”: reflexo de suas tradições agrícolas. 

Patos de Minas: mapa

Apesar de ser uma cidade com uma extensão considerável, o município tem vias urbanas bem planejadas, que facilitam o deslocamento dentro do município. 

A disposição das principais avenidas e ruas permite uma orientação intuitiva, simplificando a navegação pelos diferentes bairros e pontos de interesse. 

Os acessos aos principais pontos turísticos, como o Memorial da Casa da Cultura do Milho e as igrejas históricas, são bem sinalizados. 

Veja onde fica Patos de Minas no mapa!

Como chegar a Patos de Minas?

Quem se dirige a Patos de Minas a partir de Belo Horizonte tem como principal rota a BR-262 e a BR-354. A viagem leva pouco menos de 6 horas de carro ou ônibus.

Pode ser interessante também voar até o aeroporto de Uberlândia e, então, concluir a viagem por terra. Nesse caso, o trajeto é feito pela BR-365 em cerca de 3h20. 

Os viajantes que saem de Araxá, por sua vez, seguem pela BR-146 por cerca de 2 horas para chegar à Capital do Milho. 

Quando ir a Patos de Minas?

O clima em Patos de Minas é agradável ao longo dos 12 meses, mas a melhor ocasião para visitar a cidade vai de abril a setembro

Nesse período, os dias são mais ensolarados e a temperatura fica entre 15ºC e 30°C, com exceção do inverno, quando as máximas não passam de 25ºC. 

Vale lembrar que é nesse período que ocorre o principal evento do calendário patense: a Festa Nacional do Milho, geralmente entre maio e junho.

A estação chuvosa, por sua vez, acontece de outubro a abril, especialmente em dezembro e janeiro. Nessa época, é possível passar vários dias seguidos sem ver o sol. Assim, é um período pouco indicado para visita. 

Onde se hospedar em Patos de Minas?

Onde se hospedar em Patos de Minas?
Pixabay

No quesito hospedagem, Patos de Minas oferece duas boas opções de região para seus visitantes, cada uma com suas próprias vantagens.

O centro é uma região interessante para ficar, pois concentra a vida urbana e as principais atrações turísticas. Você estará perto do comércio e terá fácil acesso a lojas, restaurantes e bares. 

Outra possibilidade é se afastar do burburinho urbano, nos arredores da cidade. Há excelentes acomodações rústicas, especialmente hotéis-fazenda, nas proximidades. 

No fim das contas, a melhor saída é avaliar se você prefere a comodidade de ficar na região central ou o sossego da zona rural. De qualquer forma, não faltam acomodações para te receber nesse destino surpreendente de Minas Gerais!

Viaje pelo Triângulo Mineiro gastando pouco com o Vai de Promo!

Ao planejar a sua visita à Capital Nacional do Milho ou qualquer outro destino, não deixe de conferir as ofertas do Vai de Promo.

Nosso site te ajuda a organizar a sua viagem sem abrir mão da economia, com promoções imbatíveis de passagens aéreas e seguro viagem.

Lembre-se, afinal, que mesmo destinos nacionais não estão isentos de imprevistos, e o seguro viagem é a melhor maneira de se precaver.

Nossa plataforma proporciona uma experiência intuitiva, permitindo que você explore diversas alternativas antes de concluir sua compra.

Compare os resultados da pesquisa de forma prática e encontre o preço que melhor se adequa às suas necessidades. 

No Vai de Promo, sua viagem é uma oportunidade de desbravar o mundo com tranquilidade e segurança!

O que fazer em Patos de Minas?

Além de ser reconhecida por sediar um dos maiores eventos agropecuários do Brasil, a cidade oferece uma gama de experiências para seus visitantes. 

Você terá a oportunidade de viver um contato genuíno com a natureza em meio à paisagem bucólica do interior de Minas Gerais. 

Quer saber mais? Veja os pontos turísticos de Patos de Minas que você não pode perder!

Igreja Santa Terezinha do Menino Jesus

Outra igreja que você não pode perder na cidade é a Igreja Santa Terezinha do Menino Jesus. A construção ostenta com orgulho o título de patrimônio cultural da Prefeitura Municipal por sua indiscutível relevância para a cidade. 

O templo é um marco arquitetônico patense, consagrado a Santa Terezinha do Menino Jesus, e encanta os visitantes com seus detalhes e elementos artísticos.

O melhor de tudo é que você pode visitar esse fotogênico templo católico gratuitamente, sem a necessidade de pagar pela entrada! 

Catedral de Santo Antônio

Catedral de Santo Antônio
Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

A Catedral de Santo Antônio é uma das atrações mais famosas da cidade, situada na avenida Getúlio Vargas, no centro.

O templo, consagrado a Santo Antônio de Pádua, abriga um altar inestimável e a diocese do município.

Além de seu valor espiritual e arquitetônico, a catedral é parte integrante do conjunto arquitetônico tombado pelo Patrimônio Histórico e Cultural. Uma atração simplesmente imperdível e gratuita!

Teatro Municipal Leão de Formosa

Há quase duas décadas, o Teatro Municipal Leão de Formosa enriquece a vida artística da cidade. 

Com capacidade para 250 espectadores, a instalação cultural desempenha um papel vital como palco para expressões artísticas. A programação inclui desde peças teatrais e festivais de dança até shows musicais e mostras culturais. 

O espaço é acolhedor e intimista, e frequentemente oferece eventos independentes em paralelo à programação do teatro. A lista vai de exposições artísticas a coquetéis, lançamentos de livros e outros. 

O teatro tem localização estratégica, pertinho da Catedral de Santo Antônio, no centro da cidade. Confira a programação durante o período da sua visita para viver essa experiência cultural incrível! 

Conservatório Municipal

Outra atração cultural que você precisa conhecer é o Conservatório Municipal, que exerce grande influência na cena artística local. 

O local tem uma trajetória marcada pelo compromisso com a educação musical e contribui de maneira expressiva para o desenvolvimento de crianças e jovens. É considerado a instituição mais fundamental na produção musical da região. 

A riqueza e a pluralidade musical do Conservatório refletem-se na sua abordagem inclusiva. O sertanejo, o chorinho, a MPB e, mais recentemente, o rock encontram espaço e expressão por lá. 

O local também acolhe grupos populares de congado e folia de reis, juntamente com outras manifestações religiosas.

A entrada é gratuita e muitos dos cursos oferecidos por lá também. O Conservatório conta atualmente com cerca de 800 alunos em cursos de musicalização e instrumentos musicais.

Memorial da Casa da Cultura do Milho

Quem visita a Capital do Milho não pode deixar o Memorial da Casa da Cultura do Milho de fora dos seus planos. 

A atração fica nas dependências do Parque de Exposições e é um tributo à importância do milho na cultura e economia da cidade.

Ali, você encontra um museu dedicado ao cereal com acervo relacionado à Festa Nacional do Milho e à história patense, com mais de 10 mil documentos. 

A coleção inclui desde réplicas em miniatura dos carros alegóricos das primeiras edições da festa até jornais, fotos, filmes, roupas e objetos de famílias rurais. 

Parte desse rico acervo é exposta permanentemente, enquanto outra parte é disponibilizada por exposições temporárias. 

Além de preservar a história, o Memorial da Casa da Cultura do Milho também abraça o trabalho das Marias Artesãs. Trata-se de um grupo de senhoras que expressa sua criatividade na confecção de produtos artesanais. 

Há mais de 100 produtos diferentes à venda no Catálogo de Artesanato, e o dinheiro das vendas é direcionado ao sustento das famílias da região. 

Lagoa Grande

Lagoa Grande
Flickr / CC BY 2.0

A Lagoa Grande é um dos locais mais agradáveis e versáteis da cidade: cenário perfeito para momentos de lazer e bem-estar

A orla conta com uma extensa pista de caminhada e ciclovia, em meio a uma paisagem encantadora. Há também parquinhos infantis e espaços gramados, sendo comum a presença de food trucks e carrinhos de pipoca. 

É um lugar para desacelerar e simplesmente curtir o ritmo tranquilo do interior mineiro com a família.

A Lagoa Grande também abriga uma estrutura completa para a prática de exercícios ao ar livre, incluindo uma academia ao ar livre gratuita. 

A atração fica bem próxima à rodoviária da cidade e da Feira do Produtor Rural. Que tal aproveitar para ir às compras?

Avenida Getúlio Vargas

A principal avenida do município é a Getúlio Vargas, que recorta boa parte do centro patense. 

Ao percorrer essa avenida, você terá a oportunidade de mergulhar em um cenário que abriga alguns dos principais monumentos, praças e construções da cidade. Muitas das estruturas são tombadas e proporcionam uma viagem no tempo!

Em outras palavras, a avenida não é apenas um corredor urbano, mas um verdadeiro museu a céu aberto, repleto de marcos históricos. 

Rua Major Gote

Outra via importante em Patos é a Rua Major Gote, que corta toda cidade e conecta a Avenida JK à Avenida Marabá. Ou seja, a rua conecta os dois extremos da cidade, de norte a sul. 

Ao longo da rua, você vai encontrar comércios, restaurantes e bares: um reflexo da dinâmica urbana patense. 

Parque de Exposições

Casa do principal evento do calendário local, a Festa Nacional do Milho, o Parque de Exposições merece entrar no seu roteiro.

O parque é imenso e tem localização central privilegiada, sendo um ícone de infraestrutura excepcional. Ali são oferecidas diversas opções de entretenimento e lazer ao longo do ano. 

A estrutura inclui espaços específicos para shows, rodeios e exposições de gado premiado, proporcionando uma experiência completa para os visitantes. O ambiente também conta com um parque infantil. 

Parque do Mocambo

Parque do Mocambo
Flickr / CC BY-SA 2.0

Você não pode deixar a cidade antes de visitar o Parque do Mocambo, a maior reserva patense. O horto florestal abrange quase 20 hectares e é uma das principais referências para lazer e esportes na cidade.

O parque é um oásis no coração do município, como um refúgio tranquilo da agitação do dia a dia patense. 

Há um parquinho infantil que proporciona momentos de diversão para as crianças, além de pedalinhos nas águas calmas de um lago. Os visitantes encontram também academia ao ar livre e quadras poliesportivas. 

O parque abriga, ainda, um restaurante, banheiros e outras estruturas que conferem comodidade ao visitante. A entrada é gratuita.

Como é morar em Patos de Minas?

Patos de Minas é considerada pela Federação de Indústrias do Estado do Rio de Janeiro a melhor cidade mineira para viver. 

Em um ranking que engloba mais de 800 municípios, a cidade foi reconhecida por seu ambiente acolhedor e seguro

O custo de vida também é acessível, e os moradores contam com a oferta de uma ampla gama de serviços e comércio. 

Com um mix de urbanidade e natureza, a cidade oferece uma atmosfera agradável aos seus cidadãos. 

Qual a principal atividade econômica de Patos de Minas?

A economia de Patos de Minas é baseada, sobretudo, na agropecuária. A região é nacionalmente reconhecida por sua agricultura diversificada, que inclui a produção de diversos grãos e hortifrutigranjeiros. 

Além do milho, a cidade também produz arroz, soja, feijão, café, frutas e vegetais diversos.

O município mineiro também se destaca na criação de gado, reforçando ainda mais o perfil agropecuário da região. 

Quais são as cidades próximas a Patos de Minas?

Patos de Minas pode ser uma porta de entrada perfeita para outros destinos incríveis do interior de Minas. 

Uberlândia, por exemplo, fica a apenas 200 km de distância e pode render um dia incrível de passeios. 

Para aqueles que gostam de história e arquitetura, uma visita à cidade de Araxá, a aproximadamente 150 km, é uma excelente alternativa. O destino é famoso pelas fontes termais e o icônico Grande Hotel. 

Se a preferência é por uma experiência mais rural, o Circuito Turístico Tropeiros de Minas engloba diversas cidades e proporciona uma imersão na cultura do interior mineiro. 

Conheça o interior de Minas Gerais com economia!

Você não precisa comprometer suas finanças para conhecer Patos de Minas ou qualquer outro destino. Conte com o Vai de Promo para encontrar passagens aéreas e seguro viagem pelo menor preço do Brasil!

Nosso site oferece promoções imperdíveis, garantindo que você alcance seu destino dos sonhos sem estourar o orçamento.

Seja qual for o seu plano de viagem, nosso site reúne as melhores ofertas para que você viaje com o conforto e segurança que merece. 

Faça uma cotação gratuita e aproveite para utilizar nossa ferramenta comparadora para encontrar o melhor seguro viagem para o seu perfil!


Continue sua leitura!

Não perca nenhuma promo!

As melhores dicas e promos chegam primeiro no seu e-mail. Assine nossa newsletter e começe a economizar!