Praias de Lucena: dicas do melhor litoral Norte de João Pessoa
Conheça as praias de Lucena, no litoral norte da Paraíba, próxima de João Pessoa. Saiba como chegar, onde se hospedar e curiosidades sobre a cidade.
As praias de Lucena, ainda que relativamente desconhecidas, são agradáveis surpresas para quem deseja explorar o litoral norte de João Pessoa.
Essa jornada cheia de belezas naturais certamente merece entrar em seus planos de viagem!
Lucena combina história, natureza e atividades à beira-mar para encantar seus visitantes, longe dos holofotes do badalado litoral sul da Paraíba.
Os viajantes têm a oportunidade de conhecer paisagens como encontros de rios, ruínas de igrejas antigas e um rol quase interminável de atrações.
O grande destaque, sem dúvidas, são as praias, famosas por suas piscinas naturais na maré baixa.
Há também trechos litorâneos de mar agitado que atraem entusiastas de esportes aquáticos.
A cidade foi fundada durante a colonização portuguesa e, desde então, floresceu, preservando suas tradições e beleza paradisíaca. Veja a seguir tudo o que esse destino paraibano tem a oferecer!
Onde fica e como chegar nas praias de Lucena, João Pessoa
As praias de Lucena ficam no município de mesmo nome, a apenas 50 km da capital da Paraíba, João Pessoa.
Ali vivem pouco mais de 13 mil pessoas, garantindo uma atmosfera mais tranquila e pacata, apesar da proximidade com a maior cidade do estado.
Para chegar até a região, você pode escolher entre duas alternativas de acesso.
A primeira rota segue pela BR-101/PB-025, enquanto a segunda percorre a BR-230 no sentido João Pessoa/Cabedelo.
No segundo caso, você também vai precisar encarar um trecho de balsa. E pode escolher o peculiar “barcônibus” para fazer a travessia.
A engenhosa invenção paraibana combina uma carroceria de ônibus sobre um barco, com capacidade para 80 passageiros.
Descubra o melhor do litoral paraibano com o Vai de Promo!
O Vai de Promo te leva para conhecer as praias de Lucena sem atrapalhar a sua vida financeira!
Nossa plataforma reúne as melhores ofertas de passagens aéreas e seguros de viagem do Brasil.
Você pode utilizar nosso potente mecanismo de busca para comparar ofertas e escolher a opção mais adequada para o seu orçamento de viagem.
Assim como também pode comparar planos oferecidos pelas maiores seguradoras do mundo, garantindo o melhor custo-benefício para o seu bolso!
E não é só isso! No Vai de Promo você conta com toda a ajuda do nosso time de atendimento, altamente preparado para tirar todas as suas dúvidas.
Como é possível fazer pesquisa, comparação e compra no mesmo lugar, sobra tempo suficiente para planejar outros aspectos da sua viagem!
Onde se hospedar em Lucena?
Há boas opções de hospedagem ao longo da rua Mariano de Souza Falcão. A via segue a faixa litorânea, passando por toda a cidade.
As praias que mais concentram estabelecimentos de hospedagem são as centrais, especialmente a Praia de Lucena.
A maior vantagem de ficar nessa região é a proximidade com restaurantes, bares e comércio.
O trecho entre a praia principal e a Praia de Camaçari é o principal polo hoteleiro da cidade e oferece acomodações em diversas faixas de preço.
Outra praia recomendada, ideal para quem faz questão de tranquilidade, é a de Fagundes, que reúne algumas pousadas, embora esteja 5 km distante da praia central.
Conheça as praias de Lucena em João Pessoa
Lucena é um verdadeiro paraíso tropical com praias intocadas banhadas por um mar azul-turquesa irresistível.
Ainda não sabe quais incluir em seu itinerário? Conheça abaixo as melhores praias da cidade!
Praia de Lucena
A Praia de Lucena, apesar de ser a mais central da cidade, tem uma longa faixa de areia quase deserta, ideal para quem quer descansar.
A região é banhada por um mar azul-turquesa profundo, que gera comparações com os melhores destinos de praia do mundo como Maldivas e Caribe.
O mar é muito calmo, quase como uma piscina, e a paisagem é enriquecida por algumas poucas construções. Tudo colabora para gerar uma sensação de tranquilidade reconfortante.
É comum a formação de piscinas naturais na maré baixa, tornando o cenário mais paradisíaco. Também há muitos bancos de areia ao longo da extensão da praia. Não deixe de conhecê-la!
Praia de Costinha
A Praia de Costinha é a primeira parada para quem chega de balsa à cidade.
A região carrega décadas de história, desde o período em que a atividade de pesca de baleias era praticada ao longo do Atlântico Sul.
Hoje, o cenário é definido pelo encontro do rio Paraíba com o oceano, em meio a coqueirais que se estendem por toda a orla.
Os banhistas encontram no local tudo que precisam para passar o dia na praia, como restaurantes, bares e barracas. É uma chance imperdível de experimentar os sabores tradicionais paraibanos.
Durante sua visita, não deixe de conhecer a Ponta de Santo Antônio, que abrigou no século XVII um importante forte militar da Capitania da Paraíba.
Praia de Camaçari
A Praia de Camaçari é uma das praias mais estruturadas de Lucena, com uma boa rede hoteleira e uma grande variedade de estabelecimentos comerciais.
Aninhada entre as últimas casas do litoral da cidade, a praia tem mar agitado, em tons incríveis de azul-turquesa, com ondas que quebram com vigor. O cenário é selvagem, quase intocado.
A faixa de areia é longa e macia, perfeita para tranquilos passeios à beira-mar, especialmente no fim de tarde.
Como o trecho de areia é extenso, a praia possibilita uma sensação de quase exclusividade, como se cada visitante tivesse o lugar só para si.
Sem dúvidas, umas das praias mais bonitas de todo o litoral paraibano!
Praia de Fagundes
Seu roteiro deve incluir também uma visita à Praia de Fagundes, situada no bairro de mesmo nome.
Uma das praias mais famosas da região, Fagundes é rodeada por casas de veraneio, coqueiros e manguezais.
Tudo parece milimetricamente colocado no lugar certo, formando um cenário verdadeiramente bonito.
Fica entre Ponta de Lucena e Costinha, com um amplo trecho de areia e águas calmas. Que tal conhecer a região para um mergulho refrescante?
Praia do Oiteiro
A Praia do Oiteiro ostenta um título impressionante: foi considerada a mais bonita da Paraíba pela revista Trip.
O mar não é tão calmo quanto em outros pontos da cidade, mas isso não é um demérito.
Essa característica faz de Oiteiro a praia mais procurada pelo público jovem, especialmente surfistas.
A faixa de areia é acompanhada por falésias e trechos de vegetação. A combinação forma uma paisagem cinematográfica, que certamente vai encantar os amantes do litoral.
Por outro lado, a infraestrutura é modesta, sem grandes luxos ou comodidades para os banhistas.
A ausência de quiosques é um aspecto elogiado por muitos visitantes, por preserva a tranquilidade do local.
Ou seja, não perca a oportunidade de visitar a mais paradisíaca entre todas as praias de Lucena!
Praia de Bonsucesso
Bonsucesso é uma das praias mais centrais, como uma extensão da principal, e garante uma pitada de história ao seu roteiro.
É nesta praia que ficam as ruínas da Igreja do Bonsucesso, datadas do século XVI, uma das estruturas mais antigas e interessantes da região.
Uma boa dica é aproveitar o passeio para atravessar o trecho mais raso do Rio Miriri, que acompanha a praia. Em apenas 10 minutos de caminhada você chegará às ruínas da igreja.
A beleza do lugar é impulsionada ainda mais pela presença de uma imponente gameleira com séculos de história: aproveite para tirar muitas fotos!
Neste ponto do litoral paraibano, as areias são brancas e finas, estendendo-se por quilômetros até sumir no horizonte.
O mar é calmo e com águas cristalinas, em temperaturas agradáveis. Ideal para toda a família!
Areia Vermelha
Areia Vermelha não é exatamente uma das praias de Lucena: trata-se, na verdade, de uma ilha que some e reaparece conforme a maré.
Quando o mar recua, forma-se um grande banco de areia em meio ao oceano, criando uma ilusão de uma ilha paradisíaca.
O acesso à ilha é feito por barcos e catamarãs, que partem das principais praias da cidade. O trajeto dura menos de 15 minutos.
Uma vez lá, você poderá desfrutar de águas cristalinas e rasas, com muitas piscinas naturais que se formam ao redor da areia.
Embora não haja quiosques ou restaurantes em Areia Vermelha, é possível adquirir espetinhos, bebidas, sorvetes e outros quitutes nos barcos que ficam em seus arredores.
Ilha da Restinga
A Ilha da Restinga era conhecida antes como “Frades Bentos”.
Por muito tempo, a região foi alvo de explorações por pesquisadores em busca de relíquias que se acredita estarem nos mangues da área.
A região supostamente está repleta de tesouros deixados por europeus durante o período colonial.
De acordo com historiadores, a ilha chegou a ser conquistada por holandeses no século XVII e abrigava o Forte da Ilha da Restinga.
Embora suas ruínas tenham desaparecido, as grandes batalhas travadas ali seguem vivas na memória local.
As águas que banham a ilha são mais turvas, alimentando a crença de que tesouros em ouro, prata, cobre e bronze estão afundados na região.
Essas lendas atraem caçadores de tesouros que tentam a sorte explorando a área.
Não deixe de conhecer a Ilha da Restinga. Quem sabe o que você pode encontrar nas águas misteriosas que cercam esta ilha lendária?
Qual a melhor praia de Lucena?
Apontar a melhor praia de Lucena em meio a tantos trechos paradisíacos do litoral é uma tarefa quase impossível.
No entanto, algumas se destacam na preferência dos banhistas, como a Praia de Costinha, frequentemente elogiada por sua beleza natural deslumbrante.
A Praia de Fagundes, por sua vez, é queridinha entre os banhistas que desejam relaxar.
Além disso, não se esqueça de que a Praia do Oiteiro carrega a responsabilidade de ser considerada a mais bonita da Paraíba e pode ser o lugar ideal para seu dia de sol e mar.
Quantas praias têm em Lucena?
Ao todo, Lucena tem sete praias distribuídas ao longo de uma faixa litorânea paradisíaca de aproximadamente 15 quilômetros.
São elas: Costinha, Fagundes, Gameleira, Ponta de Lucena, Lucena, Camaçari e Bonsucesso.
Além disso, não podemos nos esquecer das ilhas de Areia Vermelha e da Restinga, que complementam o litoral da cidade.
O melhor é que cada trecho da costa tem suas próprias características e há opções para todos, das praias mais desertas às mais estruturadas.
Por que Lucena recebeu esse nome?
Uma pergunta comum entre aqueles que visitam as praias de Lucena é o motivo por trás do nome da cidade.
Reza a lenda que Lucena foi batizada em homenagem a um antigo morador. Ele supostamente era responsável por levar passageiros até a margem direita do rio Paraíba.
Embora não se saiba com certeza o nome de batismo desse morador ilustre, ele logo se tornou conhecido entre os habitantes da cidade por sua atividade de barqueiro.
Com o tempo, sua contribuição para a comunidade foi tão significativa que seu nome foi escolhido como uma forma de reconhecimento e perpetuação de sua memória.
Etimologicamente, o nome Lucena tem origem andaluz, uma região que pertence à Espanha. O significado oficial da palavra é “Deus nos salve”, em hebraico.
Dicas para conhecer Lucena sem comprometer suas economias!
As praias de Lucena estão entre as mais belas do Nordeste, em uma região ainda pouco explorada pelo turismo nacional.
Se você ficou interessado em conhecer esse paraíso, aqui vão algumas dicas que vão deixar o seu passeio mais econômico.
Assim, você poderá aproveitar ao máximo a sua estadia, veja só!
Faça um planejamento caprichado
Os destinos de praia costumam ser muito visitados, o que faz com que os preços de passeios, hospedagem, alimentação, entre outros, fiquem mais caros.
Para garantir preços mais competitivos e acertar na data da sua viagem, a dica é se planejar com o máximo de antecedência possível.
Em outras palavras, faça uma pesquisa caprichada sobre o destino escolhido.
Veja quando é a alta temporada, a média de preços das hospedagens, onde estão os lugares mais baratos para comer, quais passeios são feitos e qual é o custo por pessoa, entre outras dicas.
Assim, você consegue se programar e organizar os seus gastos para não terminar a viagem zerado.
Viaje na baixa temporada
Quem visita lugares como as praias de Lucena, quer encontrar sol e calor para que seus dias sejam o mais proveitosos possível.
A questão é que esse desejo é compartilhado por milhares de viajantes, que acabam enchendo destinos litorâneos durante os meses de verão, feriados ou férias escolares.
Dito isso, a dica aqui é evitar esse período e optar por aproveitar o mar na época da baixa temporada, quando as temperaturas ainda são agradáveis, o número de turistas é menor, e os preços estão mais em conta.
No Brasil, esse período costuma ocorrer durante as estações de transição: primavera e outono. Viajando nessa época, você garante uma grande economia, de tempo e dinheiro!
Faça suas reservas com antecedência
Tanto de passeios, quanto de hospedagens.
Quanto mais cedo você reservar seu hotel ou pousada, maiores as chances de encontrar preços acessíveis.
Isso sem falar na tranquilidade de poder escolher seu quarto sem maiores transtornos.
Caso tenham passeios que possam ser reservados antes, vale a pena garantir o seu e, talvez, negociar um valor mais em conta.
Dessa forma, você não precisa se preocupar com filas ou com a falta de vagas para conhecer os atrativos da região.
Economize na viagem para Lucena com o Vai de Promo
Quando se trata de viajar, o Vai de Promo permite planejar cada detalhe com economia e eficiência.
Em nossa página, você encontra um mecanismo de busca que facilita encontrar promoções imperdíveis de passagens aéreas e seguros de viagem para todo e qualquer destino.
Os clientes do Vai de Promo ainda contam com atendimento de excelência a todo momento, além de descontos exclusivos para aproveitar ao máximo a experiência de viagem.
Você pode pagar tudo em até 12 vezes no cartão, e ainda emitir suas passagens e apólices na hora, sem surpresas!
Não perca tempo e aproveite nossas promoções hoje mesmo! Quem Vai de Promo, vai mais barato!
Continue sua leitura!
- 14 lugares para viajar barato em Minas Gerais: curta e economize
- Praia do Leme: como chegar, melhor ponto e o que fazer
- 30 pontos turísticos do Brasil: atrações de todas as regiões
- O que fazer em São Paulo com criança: 16 opções divertidas
- Como comprar passagens aéreas baratas: confira nossas dicas!