Ir para o site

×

×

Puerto Varas: dicas e melhores passeios da cidade chilena!

Às margens do lago Llanquihue, no sul do Chile, você vai explorar a arquitetura de Puerto Varas e desfrutar de momentos de paz na cidade!

Puerto Varas é simplesmente imperdível para quem busca belezas naturais, clima de montanha, bons restaurantes e muita tranquilidade. 

A cidade chilena, localizada na região dos Lagos Andinos, no norte da Patagônia, encanta com sua história, paisagens deslumbrantes e uma variedade de atrações imperdíveis. 

Com aproximadamente 40 mil habitantes, a região é um dos principais destinos turísticos do Chile, atraindo cada vez mais brasileiros em busca de experiências inesquecíveis. 

A cidade tem uma rica história, tendo sido colonizada por imigrantes alemães no século XIX, o que influenciou fortemente sua cultura, arquitetura e gastronomia. 

É na natureza, porém, que a cidade alcança sua melhor forma, com destaque para os lagos de águas cristalinas em meio aos suntuosos Andes. 

Você também terá a oportunidade de visitar o Vulcão Osorno, o Parque Nacional Vicente Pérez Rosales, os saltos do Rio Petrohué e outras belezas mil. 

Vem conferir o que te espera nesse destino fantástico do Chile!

Como chegar a Puerto Varas

Como chegar a Puerto Varas
Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

Puerto Varas está localizada na chamada região dos Lagos do Chile (ou “Los Lagos”), no sul do país, mais especificamente na província de Llanquihue

O destino foi construído à beira d’água, no Llanquihue, o segundo maior lago chileno. A cidade também fica a cerca de 20 km da cidade de Puerto Montt, a capital da província. 

A capital do país, Santiago, no entanto, não está tão próxima: são mais de 1.000 km de distância entre as duas cidades!

Mesmo assim, não há com o que se preocupar, pois você tem várias opções de transporte para chegar à região, veja só!

A partir de Santiago

A maneira mais cômoda de chegar a Puerto Varas, Chile, a partir de Santiago é por meio de voos domésticos.

Nesse caso, você deve embarcar no Aeroporto Internacional Comodoro Arturo Merino Benítez, na capital chliena, rumo ao Aeroporto El Tepual. O desembarque acontece a 20 km de Puerto Montt, a cidade mais próxima do destino dos Lagos. 

Depois de chegar ao Aeroporto El Tepual, você pode optar entre embarcar num táxi ou alugar um carro até seu destino final. A viagem dura aproximadamente 30 minutos, e as estradas são bem-conservadas e seguras. 

Também há rotas de ônibus entre as duas cidades patagônicas, com duração média de 40 minutos.

Portanto, se o tempo não é um fator e você deseja fazer uma roadtrip pelo Chile, pode fazer uma viagem de carro a partir de Santiago. O percurso leva ao menos 10 horas e é feito pela belíssima rodovia Ruta 5.

De outras cidades do Chile

Chegar à região a partir de outras cidades do Chile pode ser feito por meio de diferentes opções de transporte. 

Para aqueles que estão em cidades mais distantes, o caminho mais prático é por via aérea. O Aeroporto El Tepual, em Puerto Montt, recebe voos domésticos de todo o Chile. Depois, é só embarcar num táxi ou alugar um carro para finalizar a viagem. 

Se você estiver em cidades próximas, como Puerto Montt, é possível viajar de ônibus até o destino. Apenas 20 km separam os dois municípios chilenos. 

Aliás, as cidades do Chile são ligadas por uma ampla rede de ônibus, com várias empresas que operam rotas para a cidade patagônica. Essa pode ser uma alternativa mais econômica em comparação aos voos.

Também é possível fazer a viagem até a cidade de carro. O Chile é recortado por estradas bem-conservadas e cênicas, permitindo que você desfrute de paisagens impressionantes ao longo do caminho. 

Puerto Varas, Chile: mapa

A cidade é relativamente compacta e possui uma boa infraestrutura de transporte e acesso às principais atrações. 

Confira onde fica Puerto Varas, Chile, no mapa! 

Qual a melhor época do ano para ir em Puerto Varas?

Com um clima ameno de janeiro a janeiro, a cidade pode ser visitada em qualquer estação, cada uma oferecendo experiências únicas. 

No verão, de dezembro a fevereiro, a região tem dias mais ensolarados e temperaturas mais altas. O cenário é perfeito para caminhar ao redor do lago Llanquihue e desfrutar de atividades ao ar livre. 

Puerto Varas no inverno, no entanto, se transforma, com paisagens cobertas de neve. É a temporada ideal para aproveitar a estação de esqui no Vulcão Osorno, a paisagem branca e os lagos congelados. 

Para aqueles que desejam fugir do movimento e aproveitar preços mais acessíveis, a primavera (setembro a novembro) e o outono (março a maio) são excelentes opções. 

Onde ficar em Puerto Varas, Chile

Ao decidir onde se hospedar em Puerto Varas, há algumas opções que se destacam como ideais para uma estadia confortável e conveniente. 

O centro da cidade é a escolha mais comum entre os visitantes, pela comodidade de oferecer fácil acesso a restaurantes, lojas, serviços e atrações turísticas. 

Especialmente a área ao redor da Plaza de Armas é uma região encantadora, com edifícios históricos e vista do Lago Llanquihue. 

Muitos, no entanto, optam por acomodações próximas ao Lago Llanquihue. Há muitos hotéis e pousadas nas proximidades, oferecendo paisagens tanto do lago quanto das montanhas. 

Ainda na costa do lago, a região de Puerto Chico é conhecida por suas praias e calçadões, de onde se pode apreciar vistas panorâmicas dos Andes. 

O que fazer em Puerto Varas

O que fazer em Puerto Varas
Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

Vai visitar essa encantadora cidade chilena na região dos Lagos Andinos? Prepare-se para uma experiência inesquecível! 

Que tal caminhar ao redor do deslumbrante lago Llanquihue, conhecer os Saltos de Petrohué, subir o vulcão Osorno e navegar pelo Lago Todos Los Santos

Descubra o que fazer em Puerto Varas! 

Centro da cidade

O centrinho da cidade é um ponto de partida estratégico para o seu passeio. 

Comece fazendo um passeio pela orla da cidade, caminhando pelo calçadão extenso e tranquilo da Avenida Costanera. 

A partir do píer próximo à Plaza de Armas, você pode desfrutar de vistas deslumbrantes do lago e dos vulcões Osorno e Calbuco. 

As principais vias da região (San Francisco, Del Salvador e Walker Martínez), são recheadas de mercados, opções gastronômicas e lojas. 

Não deixe de percorrer o Circuito Patrimonial, com estruturas centenárias em estilo colonial alemão. Por lá, você poderá conhecer a bem-preservada Casa Kuschel, atualmente uma loja de artigos regionais. 

A região também abriga a Igreja do Sagrado Coração de Jesus e suas torres pintadas de vermelho, que podem ser observadas de diversos lugares da cidade.

Não deixe de visitar o Museu Pablo Fierro, os Cerros Monte Calvario e Philippi e o Mirador la Puntilla, todos na região! 

Saltos de Petrohué 

Principal atração do Parque Nacional Vicente Pérez Rosales, os impressionantes Saltos de Petrohué não podem ficar fora do seu roteiro de viagem.

As quedas d’água em cor turquesa maravilham visitantes de todo o mundo, acessível a partir de uma pequena trilha fácil de ser percorrida. 

A cor da água fica ainda mais deslumbrante quando banhada pelo sol e a paisagem é emoldurada pelo imponente vulcão Osorno. 

Há uma estrutura montada para a observação dos saltos bem perto da água e você também pode fazer um passeio de barco pelo rio. 

Vulcão Osorno 

Ícone da região dos Lagos Andinos, o Vulcão Osorno é considerado um dos vulcões mais bonitos do mundo

Quando o céu está claro e sem muitas nuvens, é simplesmente irresistível curtir a imponência do vulcão às margens do lago. 

A rota que leva até o vulcão é pontilhada por vários mirantes, onde é possível fazer paradas para tirar fotos e apreciar a paisagem

Durante o inverno, o local se transforma em uma estação de esqui, oferecendo uma experiência emocionante para os amantes dos esportes de neve. 

Além disso, há um teleférico que opera durante todo o ano, proporcionando uma vista imperdível da região. 

Lago Llanquihue 

Lago Llanquihue
Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

O Lago Llanquihue, com 860 km² de superfície, é o segundo maior lago do Chile

Sua localização próxima a cidades como Llanquihue, Frutillar e Ensenada faz com que suas águas sejam um cenário presente em toda a região. 

Ao visitar a região, aproveite para caminhar ao redor do lago, pedalar, desfrutar de passeios de barco ou caiaque e dar um mergulho refrescante

No verão, as praias espalhadas pela costa do lago apresentam temperaturas mais agradáveis, e os mais corajosos aproveitam para nadar em suas águas doces e puras. 

Lago Todos Los Santos 

O Lago Todos Los Santos, ou Lago Esmeralda, é um lago de origem glacial no Parque Nacional Vicente Pérez Rosales

As águas turquesas são realçadas pela exuberante vegetação ao redor e pelas espécies marinhas presentes por lá, como salmões e trutas. 

O lago é também ponto de partida para os portos de Peulla e Petrohué, destinos do Cruce de Lagos, que conecta a região com a Patagônia argentina. Simplesmente imperdível!

Frutillar 

Frutillar, localizada na Região dos Lagos, foi fundada em 1856 por imigrantes alemães e abriga hoje uma população de menos de 20 mil habitantes. 

A cidade é repleta de construções em estilo colonial alemão, sobretudo ao redor da baía do Lago Llanquihue. O destino é ideal para um passeio de um dia ou até para estadia. 

Não deixe de explorar Frutillar Bajo, o calçadão à beira-lago, e atrações como o Odeón Nestlé e o Teatro del Lago.

Puerto Varas: onde comer

Você não pode perder a oportunidade de mergulhar na culinária patagônica durante a sua viagem!

Uma das melhores regiões para encontrar restaurantes é o centro da cidade, sobretudo nas ruas San Francisco, Del Salvador e Walker Martínez

Também há excelentes opções gastronômicas na área próxima ao Lago Llanquihue, com o diferencial das vistas do lago e das montanhas. 

Puerto Chico, ao longo da costa do lago, também é uma região que vale a pena visitar em busca de ótimas refeições. Essa área tranquila é perfeita para desfrutar de uma refeição relaxante e apreciar a vista serena do lago.

Compras em Puerto Varas

Compras em Puerto Varas
Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

Aproveite a sua viagem para ir às compras em Puerto Varas. Especialmente no centro da cidade, você vai encontrar excelentes opções para quem procura roupas de frio!

Também há boa oferta de lojas na vizinha Puerto Montt, como o Mercado Angelmó e o Paseo Costanera, o maior shopping da região. 

Além disso, aproveite sua viagem para explorar supermercados e conferir a seleção de vinhos. Alguns dos melhores rótulos do mundo são chilenos

Quantos dias ficar em Puerto Varas?

Para aproveitar adequadamente as principais atrações da região, recomenda-se ficar pelo menos 2 a 3 dias na cidade. 

Esse tempo é suficiente para explorar o centro, caminhar pela orla do Lago Llanquihue e visitar pontos turísticos. 

Além disso, reserve um dia para visitar os Saltos de Petrohué e o Vulcão Osorno, ou para percorrer trilhas e fazer passeios de barco. 

Se tiver mais tempo disponível, é altamente recomendado fazer um passeio até a encantadora cidade de Frutillar ou explorar o Parque Nacional Vicente Pérez Rosales.

O que fazer em Puerto Varas em 3 dias?

Que tal viver três dias cheios de atividades incríveis?

No primeiro dia, caminhe ao redor do lago Llanquihue e passeie de bicicleta pelas margens. 

Já no segundo, aproveite para visitar os Saltos de Petrohué no Parque Nacional Vicente Pérez Rosales e maravilhe-se com as quedas d’água de cor turquesa. 

No terceiro dia, suba a encosta do Vulcão Osorno e aproveite a paisagem exuberante do alto da elevação! Você poderá se maravilhar com lagos e montanhas a perder de vista!

O que visitar perto de Puerto Varas, Chile

Puerto Varas fica perto de outros destinos interessantes, que podem enriquecer a sua experiência de viagem.

É o caso da cidade de Frutillar, uma encantadora cidade com forte herança alemã, desde a arquitetura até a gastronomia. O destino também está localizado à beira do lago Llanquihue e pode render um dia de passeio incrível. 

Aproveite para passear sem pressa pelo centro da cidade, caminhar pelo calçadão à beira do lago e visitar o histórico Teatro del Lago

Outra opção recomendada é explorar Puerto Montt, uma cidade movimentada conhecida por seu mercado Angelmó e sua cultura local. 

Para os amantes da natureza, o Parque Nacional Alerce Andino oferece antigas árvores de alerce e trilhas para caminhadas. 

Além disso, o arquipélago de Chiloé é uma opção emocionante, com suas igrejas de madeira, a cidade de Castro e a culinária tradicional.


Continue sua leitura!

Não perca nenhuma promo!

As melhores dicas e promos chegam primeiro no seu e-mail. Assine nossa newsletter e começe a economizar!