Ir para o site

×

×

Reykjavik: tudo que você precisa saber antes de visitar a cidade!

Reykjavik: explore a capital encantadora da Islândia e descubra o que esperar da maior cidade da Terra do Gelo e do Fogo!

Fora dos roteiros mais comuns pela Europa, Reykjavik é um destino surpreendente no extremo norte do planeta.

Espremida entre a imensidão do Atlântico Norte e o Ártico, a capital da Islândia é uma capital moderna, cosmopolita e compacta, verdadeiro microcosmo de contrastes. 

Mais que a porta de entrada para maravilhas naturais islandesas, a capital mais ao norte do mundo reúne museus, galerias e muito mais. Assim, a cidade não é apenas um ponto de partida, mas um destino completo em si! 

Quer saber mais? Descubra o que esperar da maior cidade da Terra do Gelo e do Fogo!

Onde fica Reykjavik?

Onde fica Reykjavik?
Pxhere / CC0

Lar de um terço da população da Islândia, com 125 mil habitantes, a cidade de Reykjavik é a capital do país nórdico. A cidade fica na região mais setentrional do mundo, próxima ao círculo polar ártico, na parte litorânea do país. 

A Islândia, por sua vez, é uma ilha vulcânica localizada a aproximadamente 300 km da Groenlândia e a 1.000 km da Noruega.

A distância da capital às geleiras de Jökulsárlón é de 380 km, enquanto a cidade medieval de Þingvellir é de apenas 45 km.

Reykjavik: mapa

A capital islandesa é uma cidade compacta que surpreende pela qualidade do transporte local.

A infraestrutura urbana é projetada para acolher tanto os habitantes locais quanto os visitantes, facilitando a locomoção por toda a cidade a pé. 

Museus, galerias, cafés e restaurantes encontram-se a curta distância uns dos outros. Como as vias são organizadas e bem sinalizadas, explorar a cidade não é difícil!

Veja o mapa turístico de Reykjavik e comece a planejar o seu roteiro!

Como chegar em Reykjavik?

Como capital da Islândia, Reykjavik está muito bem conectada ao restante do país insular e ao continente europeu. Para chegar até a ilha, você poderá escolher entre a via aérea ou marítima

A principal rota para quem sai do Brasil é pelo Aeroporto Internacional de Keflavík, localizado a cerca de 50 km ao sul da capital. O aeroporto é um hub para conexões globais.

A maioria das companhias aéreas operam voos com escalas em cidades estratégicas, como Londres, Munique, Zurique, Nova York ou Madrid. 

Quem já está viajando pela Europa pode também optar por voos diretos a partir de lugares como Lisboa e Madrid.

Ao chegar no Aeroporto Internacional de Keflavík, a viagem até o centro da capital da Islândia leva aproximadamente 40 minutos. 

Vale lembrar que o Aeroporto Internacional de Keflavík não deve ser confundido com o Aeroporto Nacional de Reykjavik. O local opera exclusivamente voos internacionais apenas entre as Ilhas Faroe e a vizinha Groenlândia. 

Quanto à chegada por mar, a opção mais comum é através de cruzeiros que percorrem o norte europeu. Essas rotas geralmente partem de importantes portos do norte do continente, como Oslo ou Copenhague. 

Como é o clima de Reykjavik?

A cidade não costuma ter um frio tão severo quanto em outras partes da Islândia. Mesmo assim, o clima em Reykjavik deve ser considerado na hora de marcar a sua viagem.

O inverno é prolongado na cidade, trazendo consigo temperaturas médias em torno de 0°C. O período é marcado por chuvas e neve, mas é também a melhor época para presenciar a aurora boreal. 

Além disso, atividades específicas, como passeios pelas cavernas de gelo do glaciar Langjökull, ficam ainda mais interessantes nesses meses. 

No entanto, o inverno também traz consigo desafios, como dias bem mais curtos, com apenas quatro horas de luz solar em dezembro e janeiro. 

Por outro lado, o verão, que se estende de final de maio a meados de agosto, traz temperaturas entre 10°C e 14°C. 

Nessa época, as horas de sol são longas e resultam até mesmo no fenômeno do sol da meia-noite. É a chance perfeita para admirar a cascata de Skógafoss sob uma luz incrível!

Ou seja, a cidade pode ser visitada em qualquer época, desde que você saiba o que esperar de cada estação.

Vale lembrar que o clima pode ser bastante instável na cidade. Há, inclusive, um dialeto local que diz: “Não gostou do clima? Aguarde cinco minutos”. 

Visite a capital da Islândia pelos menores preços com o Vai de Promo!

Conte com o Vai de Promo para planejar a sua visita a Reykjavik sem abrir mão da economia. Nosso site te ajuda a organizar a sua aventura com ofertas imperdíveis de passagens aéreas e seguro viagem.

O viajante tem a oportunidade de explorar diversas opções antes de concluir a compra. Aproveite para fazer pesquisas, comparar resultados e garantir parcelamento em até 12 vezes.

Você terá acesso às tarifas mais competitivas em passagens aéreas e seguro viagem, garantindo ofertas exclusivas!

O que fazer em Reykjavik?

O que fazer em Reykjavik?
Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

A capital islandesa tem uma arquitetura única e inúmeras atrações imperdíveis, tudo isso às margens do Mar do Atlântico Norte.

Desde a imponente Hallgrímskirkja até as coloridas casas de madeira do apaixonante bairro Laugavegur, cada esquina revela um encanto diferente. A cidade é uma mistura de modernidade e tradição, com muito a ser descoberto.

Confira os principais pontos turísticos de Reykjavik!

Igreja Hallgrímskirkja

Um dos maiores marcos arquitetônicos da capital da Islândia é a Igreja Hallgrímskirkja, um dos cartões-postais do país.

A construção tem mais de 70 metros de altura e demorou mais de 40 anos para ser concluída. O melhor de tudo é que a igreja pode ser avistada praticamente de qualquer região. 

A arquitetura da Hallgrímskirkja simula as paisagens naturais da Islândia, incorporando elementos como montanhas, vulcões, glaciares e colunas em um design de concreto. 

A igreja luterana foi batizada em homenagem ao religioso e escritor Hallgrímur Pétursson

O interior também é grandioso, com direito a um dos melhores órgãos do norte da Europa, com mais de 2.200 tubos.

A entrada na igreja é gratuita. Com um ingresso de ISK 1.200, você ainda pode curtir a torre para ter uma vista panorâmica.

Catedral Dómkirkjan

A Catedral Dómkirkjan é a catedral de Reykjavik, destaque não pela grandiosidade, mas pelo seu valor histórico

Embora modesta em comparação com a imponente Hallgrímskirkja, a igreja é a mais antiga do país e o berço do luteranismo na Islândia. 

O templo também foi de grande importância no processo de reconhecimento da independência islandesa. As portas da Dómkirkjan estão abertas diariamente e a entrada é gratuita. 

Museu Nacional da Islândia

O Museu Nacional da Islândia ajuda a conhecer a fundo a história do país, oferecendo aos visitantes um mergulho pelo passado, presente e futuro da nação. 

Fundado no século XIX, fica nas proximidades dos principais pontos do centro da cidade e tem um acervo rico, com objetos, móveis, fotografias e mais. A história é contada desde os assentamentos vikings até a atualidade.

Você terá a oportunidade de conhecer, por exemplo, a Valthjófsstadur, um portal do século XII com traços medievais. Também fica no Museu Nacional a primeira Bíblia impressa no país. 

Living Art Museum

O Living Art Museum fica próximo ao antigo porto da cidade e é dedicado às artes contemporâneas. O espaço guarda um acervo composto por doações, com pinturas, fotografias e esculturas. 

Além de ser uma galeria dinâmica, o espaço também serve como palco para uma variedade de eventos culturais, como shows, debates, palestras e exibições de filmes.

E o acervo não é a única atração por lá! O museu fica na Marshall House, uma casa belíssima, com arquitetura inspiradora. 

Complexo turístico de Perlan

Complexo turístico de Perlan
Flickr / CC BY 2.0

Outra atração imperdível em Reykjavik é o Complexo Turístico de Perlan, que oferece museu, café, restaurante, loja e um deck panorâmico. 

O complexo da década de 1980 tem uma imponente cúpula de vidro e repousa sobre tanques gigantescos destinados ao armazenamento de água quente. O recurso é utilizado para abastecer toda a cidade.

No interior, os visitantes são recebidos por uma riqueza de maravilhas que apresentam as formas geológicas únicas da Islândia, por meio de tecnologia de ponta.

galerias dedicadas a geleiras, vulcões, fauna e até um telão que reproduz a aurora boreal. Também será possível conhecer uma caverna de gelo interna, a primeira do tipo no planeta.

Harpa Concert Hall

O Harpa Concert Hall é um centro de convenções formado por formas geométricas, com design arrojado. As paredes externas são revestidas de vidro e LED, simulando um bloco de gelo. 

Na parte de dentro, paredes transparentes oferecem uma vista deslumbrante do mar, conectando os visitantes com os elementos naturais.

O espaço é o lar da Orquestra Sinfônica da Islândia e também oferece exposições e apresentações diversas ao longo do ano. 

Solfar Sculpture (Sun Voyager)

A escultura de aço Solfar, também conhecida como Sun Voyager, é uma estrela da orla da capital islandesa e um dos ícones mais distintos da cidade. 

À primeira vista, a estrutura de metal se assemelha ao esqueleto de um navio viking, mas a verdade vai além das aparências. A obra é, na realidade, uma reverência ao sol! 

A peça fica de frente para o mar e oferece uma vista deslumbrante do Monte Esja e da Baía de Faxaflói. É o melhor lugar para apreciar o pôr do sol!

Árbæjarsafn

Uma das atrações mais imperdíveis nos arredores de Reykjavik é o Árbæjarsafn, também conhecido como Museu Folclórico de Arbaer

O museu a céu aberto oferece um panorama completo do modo de vida dos islandeses no século XIX, mostrando como era a vida em tempos passados. 

Ali, o visitante tem a chance de conhecer casas antigas, estábulos, forjas e celeiros, meticulosamente preservados para retratar a autenticidade do século XIX. Explorar o espaço é como fazer uma viagem no tempo!

Nos meses de verão, o Árbæjarsafn ganha ainda mais vida com apresentações artísticas e exposições de artesanato: um motivo a mais para conhecê-lo! 

Austurvöllur

Austurvöllur
Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

A principal praça da cidade é a Austurvöllur, que concentra inúmeros pontos de referência interessantes. 

É nessa área que ficam, por exemplo, o Parlamento islandês, a catedral Dómkirkjan e outros edifícios históricos.

Um destaque da praça é o monumento do Cone Negro, associado à liberdade e ao direito do povo de protestar por seus direitos. 

A atmosfera animada da praça é complementada por cafés, restaurantes, lojas e hotéis que circundam a área: movimento garantido a qualquer hora do dia!

Rua Laugavegur

Se você não resiste a boas compras, não deixe de conhecer a rua Laugavegur, a principal zona comercial da cidade.

A região reúne lojas das principais marcas do mundo, além de bares e restaurantes incríveis, com opção para todos os gostos.

Os muros das construções ao longo da rua servem como telas para belos grafites, o que garante uma atmosfera ainda mais vibrante à região. Que tal explorar essa galeria de arte ao ar livre durante a sua visita à cidade?

Lagoa Azul

A apenas 50 km do centro fica a paradisíaca Lagoa Azul de Reykjavik, uma das principais atrações turísticas da Islândia.

Esta maravilha termal fica em um cenário vulcânico deslumbrante, com águas termais azuladas que têm temperatura média de 38°C. É uma oportunidade de viver uma experiência relaxante e revigorante durante a sua viagem.

Um dos motivos para a distintiva coloração celeste da lagoa é a presença de partículas de sílica, que trazem benefícios para a pele. Há até um bar de máscaras que oferece tratamentos esfoliantes faciais no local.

A infraestrutura inclui espreguiçadeiras, cascatas de hidromassagem, gruta de vapor relaxante, fontes de água mineral e muito mais.

Parque Nacional de Þingvellir

Não deixe de visitar o Parque Nacional de Þingvellir durante a sua viagem pela Islândia. O destino fica a apenas 50 km da capital do país!

O parque é considerado Patrimônio Mundial pela Unesco e marca o local onde foi estabelecido o primeiro parlamento do país. As ruínas estão muito bem preservadas e contam a rica história da Islândia.

A paisagem por lá é um verdadeiro deleite para os olhos, com lagos e colinas que oferecem vista privilegiada da aurora boreal no inverno. 

O que é preciso para ir à Islândia?

O que é preciso para ir à Islândia?
Pxhere / CC0

Para viajar para a Islândia, os brasileiros têm a vantagem de não precisar de visto para estadias de até 90 dias, seja a visita a trabalho ou a passeio. 

Além disso, não há exigência de vacinas específicas para entrar no país, facilitando o processo para os viajantes. 

As tomadas no país nórdico seguem o padrão de dois pinos, semelhante ao tipo C das tomadas antigas utilizadas no Brasil. Ou seja, leve adaptadores a depender do formato dos pinos do aparelho. A voltagem das tomadas é de 220V. 

Quanto ao fuso horário, a Islândia segue o Horário de Greenwich, e não observa horário de verão, 3 horas à frente do Brasil. 

Confira o que você precisa para conhecer o país!

Documentos para visitar a Islândia

Para visitar a Islândia, os brasileiros que planejam uma viagem a trabalho ou turismo têm a facilidade de não necessitar de visto para estadias de até 90 dias

Contudo, é fundamental estar preparado com a documentação adequada. Os seguintes itens são essenciais:

  • Passaporte com validade mínima de 6 meses.
  • Comprovante de hospedagem ou carta-convite.
  • Comprovação de renda, com recursos financeiros suficientes para se sustentar durante o período da estadia.
  • Passagem aérea de ida e volta.
  • Seguro viagem internacional que ofereça cobertura mínima de € 30.000. 

Moeda da Islândia

A moeda oficial do país é a coroa islandesa (kr). Em dezembro de 2023, a cotação era de R$ 1 = 27,87 kr.

A aceitação de cartões de crédito está amplamente difundida por todo o país, incluindo em restaurantes, monumentos e estabelecimentos comerciais.

Para utilizar o serviço de ônibus da capital islandesa, é necessário ter dinheiro, pois a rede de transporte público não aceita cartões. O pagamento deve ser feito com o valor exato, pois não é fornecido troco. 

Curiosidades sobre Reykjavik

Reykjavik foi fundada no século IX e abriga o parlamento mais antigo da história, em funcionamento até os dias de hoje. 

A cidade é a maior do país e é a capital mais setentrional do mundo, onde vive mais de 30% da população islandesa. Um dos motivos para isso é o clima mais ameno no sul da ilha. 

O frio não incomoda, pois desde os anos 1960 a cidade adota um sistema inovador de aquecimento, utilizando água subterrânea quente de origem geotermal. 

Não coincidentemente, o nome da cidade significa “Baía Fumegante”, em referência à atividade vulcânica comum por lá.

Ah! Vale lembrar que a capital da Islândia foi fundada por vikings, sob comando do líder Inólfr Arnarson.

Saiba como economizar na sua viagem para Reykjavik!

Reykjavik fica mais perto de você com o Vai de Promo. Com promoções imperdíveis, atendimento de excelência e descontos exclusivos, oferecemos tudo que você precisa para viver uma experiência inesquecível. 

No nosso site, você encontra as melhores ofertas em passagens aéreas e seguro viagem. Assim, fica fácil explorar diversos destinos sem comprometer o orçamento. 

Em um só lugar, você encontra as principais companhias aéreas e seguradoras do mercado, incluindo promoções exclusivas. 

Conheça o Vai de Promo e descubra como viajar muito gastando pouco!


Continue sua leitura!

Não perca nenhuma promo!

As melhores dicas e promos chegam primeiro no seu e-mail. Assine nossa newsletter e começe a economizar!