Ir para o site

×

×

Santa Marta, Colômbia: guia completo para o viajante!

Santa Marta, Colômbia fica costeira às margens do Mar do Caribe, e é conhecida por suas praias e proximidade com a Sierra Nevada!

Santa Marta, Colômbia, é um lugar onde a diversidade é refletida nas paisagens naturais, nas pessoas acolhedoras e em cada aspecto de sua rica cultura. 

Uma das joias do chamado Caribe Colombiano, a cidade costeira fica caprichosamente aninhada entre o verde exuberante da vegetação e o azul do mar.

Quem vê o cenário tropical pode se surpreender ao descobrir que ali pertinho, na Serra Nevada, é possível até testemunhar o branco da neve!

O que torna a cidade ainda mais cativante é sua conexão com as comunidades indígenas locais. Grupos de várias etnias vivem na região, mostrando as várias facetas da cultura da Colômbia tradicional. 

Reconhecida pela Unesco como Reserva da Biosfera e Patrimônio da Humanidade, Santa Marta é um lugar em que você pode se perder em incontáveis belezas naturais e culturais.

Quer saber mais sobre esse destino da Colômbia recheado de praias paradisíacas, beleza caribenha e povo acolhedor? Vem conferir todas as maravilhas que a cidade tem a oferecer!

Como chegar em Santa Marta, na Colômbia?

Como chegar em Santa Marta na Colômbia?
Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

Santa Marta, Colômbia, é uma cidade do norte do país, situada no departamento de Magdalena. 

Com quase meio milhão de habitantes, o destino é uma das maiores cidades do país e fica em uma localização bastante privilegiada. A cidade fica a cerca de 220 km de Cartagena das Índias e a apenas 100 km de Barranquilla.

A capital colombiana, por sua vez, está um pouco mais distante. Bogotá fica a cerca de 970 km da cidade.

Veja como chegar em Santa Marta, na Colômbia!

A partir do Brasil

Brasileiros com destino a Santa Marta, Colômbia, não encontram voos diretos. O caminho mais rápido é voar até Bogotá e, então, seguir num voo regional até a cidade caribenha.

LATAM e Avianca estão entre as empresas que oferecem voos com escalas na capital colombiana com destino à cidade costeira. A rota também pode ser feita com uma companhia low cost, como a Viva Air. A viagem leva cerca de 1h20

O desembarque acontece no Aeroporto Simón Bolívar, localizado a 16 km do centro. Para chegar ao seu hotel, a alternativa mais prática é o táxi ou Uber, embora haja oferta de ônibus do aeroporto ao centro.

Vale lembrar que muitos hotéis também oferecem serviços de transfer a partir do aeroporto, o que pode ser uma opção mais conveniente para o viajante. 

De outras cidades na Colômbia

Também é fácil visitar Santa Marta, Colômbia, a partir de outras cidades do país. O melhor caminho, entretanto, depende da origem do viajante.

Se você estiver em Bogotá, Medellín ou Cáli, a maneira mais conveniente de chegar a Santa Marta é de avião. Isso pode encurtar consideravelmente o tempo de viagem.

Para aqueles que estão em Cartagena, a distância é relativamente curta, o que torna viável a viagem por terra. Em apenas 4 horas você pode fazer o trajeto.

O percurso de ônibus a partir de Bogotá é particularmente longo, podendo chegar a 20 horas. Por isso, é uma rota muitas vezes inviável para quem tem tempo mais curto.

De carro, pode ser interessante percorrer a rodovia Troncal del Caribe, que margeia a costa e liga a cidade a diversos outros destinos. 

Santa Marta, Colômbia: mapa

Apesar de sua crescente popularidade como destino turístico, a cidade mantém um ambiente acolhedor e uma atmosfera tranquila que facilita a mobilidade dos visitantes. 

O centro histórico é compacto e pode ser explorado a pé. É uma oportunidade para caminhar pelas ruas históricas, apreciar a arquitetura colonial e visitar locais incríveis

Vale lembrar que Santa Marta tem uma boa infraestrutura de transporte público, com ônibus que levam, inclusive, a praias fora do centro da cidade. 

Confira onde está Santa Marta, Colômbia, no mapa!

Quando ir a Santa Marta?

Decidir quando ir a Santa Marta não é uma tarefa desafiadora. O clima é relativamente agradável o ano inteiro e não há exatamente um período proibitivo para o turismo.

As temperaturas médias variam entre 24ºC (mínima) e 32ºC (máxima) ao longo do ano. Todavia, considerando as atrações locais, alguns meses podem ser mais ideais para turismo do que outros. 

A melhor época para curtir as praias é durante o período mais seco e ensolarado, de dezembro a abril. Por outro lado, essa é também a época de maior movimento na cidade, então planeje-se com antecedência. 

Se o seu plano inclui visitar o Parque Nacional Tayrona, uma das atrações mais famosas da região, a baixa temporada é altamente recomendada. A janela ideal vai de fevereiro a junho e de agosto a novembro. 

Como nessas épocas o número de visitantes é menor, é possível viver uma experiência mais tranquila e relaxante na reserva natural. 

Caso a sua intenção seja visitar a Cidade Perdida, na região da Sierra Nevada, não existe uma estação seca. A chuva é uma realidade constante em qualquer época do ano.

O ideal é evitar o passeio ao sítio arqueológico nos meses de outubro e novembro. Esse período tende a ser mais chuvoso e pode dificultar a sua vida nas trilhas. 

Onde se hospedar em Santa Marta, Colômbia?

Onde se hospedar em Santa Marta, Colômbia?
Ayenda 1617 El Paisa

Santa Marta, Colômbia, é um dos principais destinos do país e oferece hospedagem em diferentes regiões e faixas de preço.

A conveniência é o ponto forte do centro histórico, onde você encontrará lojas, agências turísticas, opções gastronômicas e até atrações turísticas.

Como a região tem muitos estabelecimentos de hospedagem, você pode até mesmo encontrar estabelecimentos com diárias mais econômicas.

A maior vantagem de ficar no centro histórico é a possibilidade de explorar a cidade a pé, além do fácil acesso à rica cultura local. 

Nem todos os viajantes, porém, chegam a Santa Marta interessados na história. Muitos visitantes têm no litoral seu grande objetivo por lá. Se esse é o seu caso, você pode se encantar com a região de El Rodadero.

O bairro fica mais distante do centro, mas abriga a principal praia da cidade. Em contrapartida, o bairro também tende a ser uma alternativa de hospedagem mais cara do que o centro histórico. 

Via de regra, essas duas opções são as melhores regiões para ficar na cidade. Qual a melhor? Depende do que você procura. 

Se você valoriza a conveniência, a vida noturna e o fácil acesso às comodidades urbanas, o centro histórico é uma ótima pedida. Por outro lado, se você prefere uma experiência à beira-mar, não hesite em ficar em El Rodadero.

Sua viagem para a Colômbia sai mais barata no Vai de Promo!

Você não precisa se preocupar com o planejamento da sua viagem a Santa Marta, Colômbia. Com o Vai de Promo, você pode organizar todos os detalhes da sua experiência com total controle financeiro!

Nosso site torna o planejamento de viagens mais fácil do que nunca. Você tem pleno acesso a uma plataforma conveniente e pode organizar toda a sua aventura em um só lugar

Navegue pelo nosso portal para encontrar ofertas incríveis em passagens aéreas, descontos exclusivos em seguros de viagem e os melhores hotéis de Santa Marta.

Nós simplificamos sua pesquisa e possibilitamos comparar resultados para encontrar o preço que melhor cabe no seu orçamento. 

Trabalhamos com as melhores companhias aéreas, hotéis renomados e seguradoras conceituadas para garantir a melhor experiência de viagem para você. Conheça nossas tarifas exclusivas e realize o sonho de visitar o Caribe colombiano!

O que fazer em Santa Marta, Colômbia?

Esta encantadora cidade colombiana é um destino repleto de encantos e atrações que você não pode perder. 

Das belezas naturais e praias paradisíacas do Parque Nacional Natural Tayrona ao rico centro histórico, Santa Marta é um baú de tesouros esperando por você.

Vem ver o que fazer em Santa Marta, Colômbia!

Centro Histórico de Santa Marta

Fundada por conquistadores espanhóis em 1525, Santa Marta, Colômbia, é um dos lugares mais antigos do continente americano.

Por essas e outras, o centro histórico revela verdadeiras preciosidades que revelam as origens da América do Sul como hoje a conhecemos.

O centro histórico é o reduto em que a arquitetura original segue bem preservada, surpreendendo a cada esquina com construções coloniais belíssimas.

A partir desse ponto, você poderá chegar facilmente aos melhores restaurantes, bares, lojas de artesanato e casas noturnas da cidade. A única exceção são as boas praias, que ficam um pouco mais distantes.

A área é também bastante popular entre o público jovem, que transforma a região à medida que a noite cai com festas e agitação.

Permita-se perder pelas ruas centenárias que abrigam casinhas coloniais coloridas, especialmente no trecho entre as Calles 22 e a Avenida do Ferrocarril. Você vai viver uma experiência única, repleta de surpresas e encantos!

Cidade Perdida

Cusco, no Peru, tem Machu Picchu. Santa Marta, Colômbia, tem a Cidade Perdida.

Construída por volta do ano 700, a lendária cidade é o centro urbano mais importante da civilização Tayrona e uma das joias arqueológicas mais significativas do continente.

Passear pelo sítio arqueológico revela oportunidades para desvendar vestígios de praças circulares, escadarias e caminhos de pedra que sustentavam casas pitorescas. 

Encarar essa aventura não é tão fácil como parece. Para chegar às ruínas e descobrir o legado dos Tayrona, é necessário embarcar em uma expedição que pode durar até seis dias pela selva.

Distante da civilização, o roteiro exige a companhia de um guia experiente, o que pode se refletir em um investimento significativo.

De qualquer forma, a experiência é única e vai te levar a um dos lugares mais incríveis da icônica Sierra Nevada! Simplesmente imperdível!

Quinta de San Pedro Alejandrino

Quinta de San Pedro Alejandrino
Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

A história de Santa Marta, Colômbia, soa mais alto na Quinta de San Pedro Alejandrino, um sítio histórico de importância incomparável.

O complexo foi nada menos que a última residência de Simón Bolívar, lendário líder revolucionário das Américas. Foi ali que o herói da independência da Colômbia e de outros países faleceu, em 17 de dezembro de 1830. 

A fazenda histórica abriga o interessante Museu Bolivariano de Arte Contemporânea, que oferece insights valiosos sobre a história da Colômbia. 

Para acessar o complexo, é necessário pagar cerca de 22 mil pesos colombianos por pessoa. O bilhete garante acesso ao museu, à fazenda e ao Jardim Botânico. E aqui vai uma dica preciosa: compre os ingressos com antecedência para evitar filas. 

Apesar de estar localizada a cerca de 7 km do centro histórico, a fazenda e o museu são facilmente acessíveis de táxi. É possível visitar a Quinta de San Pedro Alejandrino todos os dias, das 9h às 16h30. 

El Rodadero

Praia mais imperdível de Santa Marta, Colômbia, El Rodadero é uma parada obrigatória no seu roteiro de viagem.

O bairro é um dos mais cativantes da cidade, onde você poderá desfrutar de praia, bons restaurantes e excelente infraestrutura turística. 

A região é mais nobre e abriga belos edifícios residenciais à beira-mar. Nessa área, as opções gastronômicas tendem a ter um custo um pouco mais elevado. 

Se você estiver se hospedando no centro da cidade, pode chegar a El Rodadero de táxi em poucos minutos. 

Vale a pena se organizar para passar ao menos uma noite na região. Você vai encontrar muitos estabelecimentos que se destacam pela alegria, com direito a muita música vallenato, típica da região. 

Uma boa dica é visitar El Rodadero no fim de tarde. Assim, você poderá apreciar o belíssimo pôr do sol da região e já emendar com alguma balada mais animada!

De qualquer forma, não importa o horário, uma coisa é certa: El Rodadero está entre os melhores cantos de toda a cidade!

Catedral de Santa Marta

O que você acha de aproveitar a sua viagem para conhecer uma das igrejas mais antigas da Colômbia e, quiçá, de toda a América do Sul?

A Catedral de Santa Marta, Colômbia, construída em 1765, é um local de interesse que você precisa conhecer!

Situada na principal praça da cidade, a igreja é muito bonita e se destaca pela imensa porta lateral, que costuma cativar a atenção dos visitantes.

O local chegou a abrigar os restos mortais do herói revolucionário Simón Bolívar e atualmente guarda a cripta do fundador da cidade, Rodrigo de Bastidas. 

Reza a lenda que um recipiente com o coração de Bolívar está até hoje guardado na catedral, garantindo um toque de mistério ao seu passeio.

A entrada é gratuita, mas a igreja recebe doações espontâneas dos viajantes para continuar de portas abertas.

Casa de la Aduana

Outra atração imperdível de Santa Marta, Colômbia, é a Casa de la Aduana, que hoje abriga o Museo del Oro Tairona.

A atração fica bem no centro histórico da cidade, destacando-se no panorama urbano com sua bela construção colonial.

Considerada um símbolo da identidade e história da cidade, a casa é um dos edifícios mais antigos da cidade e tem uma história envolta em lendas. 

A construção chegou a ser confiscada durante o período da Independência da Colômbia, servindo como local de refúgio para o libertador Simón Bolívar. 

O revolucionário só deixou a casa para se mudar para a Quinta de San Pedro Alejandrino, onde faleceu, aos 47 anos, de tuberculose.

Hoje, os visitantes podem conhecer o cômodo principal da casa, no segundo andar, onde ocorreu o velório de Bolívar. 

A principal atração do local na atualidade, porém, é o rico acervo de peças dos povos originários da Colômbia, especialmente os Tayrona. Com entrada gratuita, o lugar mostra os belos trabalhos com ouro dos indígenas da região no período colonial.

Por essas e outras, é uma atração simplesmente imperdível para qualquer pessoa que esteja visitando a cidade!

Parque Nacional Natural Tayrona

Há quem diga que a atração mais surpreendente de Santa Marta, Colômbia, é o Parque Nacional Natural Tayrona.

A reserva fica perto da cidade, com mais de 15 mil hectares de área, por onde você vai encontrar praias espetaculares e uma floresta exuberante. 

O local dispõe de boa infraestrutura e, inclusive, oferece opções de hospedagem em chalés, camping com barracas próprias e até redes para dormir. 

Se a sua intenção é explorar as belas praias, vale a pena chegar bem cedo. Alguns trechos exigem caminhadas de até 2 horas. 

A principal rota de acesso ao parque é feita por El Zaino, a 32 km de Santa Marta. De qualquer forma, há uma entrada mais próxima, Palangana, a apenas 15 km, indicada para viagens bate-volta. 

Na reserva, você vai encontrar as praias mais bonitas da região, com areia branquinha e mar azul.

O parque fica aberto todos os dias, das 8h às 17h. Em certas épocas do ano, podem ser cobradas tarifas que chegam a 63.500 pesos colombianos por pessoa. 

Ao programar o seu passeio, não se esqueça do filtro solar e, especialmente, de um bom repelente, já que a presença de insetos pode incomodar.

Só não caia na armadilha de deixar o Parque Nacional Natural Tayrona fora dos seus planos de viagem! Estamos falando de uma das melhores atrações de Santa Marta!

Parque de Los Novios

Parque de Los Novios
Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

O Parque de Los Novios é uma charmosa praça no centro histórico de Santa Marta, Colômbia, que pode ser um recanto de tranquilidade durante seus passeios.

O local é bem arborizado e está cercado por excelentes restaurantes e lojas de artesanato. Não se engane pelo nome “de los Novios” (“dos Namorados”, em português). 

A praça está longe de ser apenas para casais: é um local perfeito para qualquer um relaxar após explorar o centro histórico. Isto é, um lugar singelo e especial para aproveitar em Santa Marta.

Taganga

Outro tesouro de Santa Marta, Colômbia, é a vila de Taganga, um reduto de pescadores que chega a dar a impressão de ter parado no tempo.

Sem vestígios de industrialização ou grandes cadeias de hotéis, a região permanece bastante preservada. 

Por lá, você vai encontrar praias paradisíacas quase selvagens, que guardam paisagens envoltas em vegetação nativa, incluindo muitas formações rochosas incríveis.

A primeira praia fica bem perto do centro da vila e pode ser relativamente movimentada. De qualquer forma, nada comparável a trechos mais badalados, como El Rodadero. 

O verdadeiro recanto de tranquilidade está em Playa Blanca, do outro lado do morro, acessível apenas por trilha ou barco. 

De modo geral, a vila oferece simplicidade em suas ruas modestas, que levam a bons restaurantes, bares e quiosques. Lugar perfeito para um dia inesquecível de passeio!

Minca

A pouco mais de 1 hora de Santa Marta, Colômbia, fica o rústico vilarejo de Minca, um pedaço de tranquilidade em meio às montanhas da região. 

É uma boa alternativa às praias, com muitas trilhas que levam a cachoeiras intocadas, ideais para banhos refrescantes.

O destino é particularmente popular entre mochileiros e guarda-fazendas tradicionais, cervejarias artesanais e belas paisagens naturais. A vista panorâmica de Santa Marta é um bônus. 

Várias empresas oferecem excursões de um dia ou com pernoite na vila. É uma opção segura e confortável para conhecer esse tesouro colombiano.

Praias em Santa Marta, Colômbia!

Você não pode perder a oportunidade de conhecer as incríveis praias da cidade de Santa Marta, Colômbia. Banhadas pelo Mar do Caribe, elas vão te mostrar o lado mais paradisíaco de toda a região!

A já mencionada El Rodadero é a mais popular, localizada no bairro de mesmo nome. Taganga, por sua vez, é queridinha entre os aventureiros e mergulhadores, com águas cristalinas ideais em temperaturas agradáveis. 

Sem dúvidas, entretanto, algumas das melhores praias na Colômbia estão nos arredores da cidade, mais especificamente no Parque Nacional Natural Tayrona. 

É o caso da Playa Cristal, de difícil acesso, mas praticamente deserta. A lista inclui, ainda, as praias Blanca, Neguanje e Salguero, entre outras.

Vale lembrar que Santa Marta é considerada um destino econômico de mergulho, além de abrigar praias com boa infraestrutura, recomendadas para toda a família!

Onde comer em Santa Marta?

Não deixe de aproveitar a sua visita a Santa Marta, Colômbia, para conhecer toda a riqueza da gastronomia local!

Especialmente no centro histórico, há uma impressionante concentração de restaurantes que servem pratos típicos da Colômbia. Em uma caminhada curta, você pode encontrar desde pequenas lanchonetes até restaurantes mais requintados. 

Também há uma oferta satisfatória de opções gastronômicas em El Rodadero, onde você pode saborear refeições incríveis enquanto aprecia o mar.

Para uma experiência ainda mais autêntica, visite uma das vilas da região, com destaque para Taganga e Minca. Esses lugares são rústicos, mas servem pratos deliciosos e tipicamente colombianos. 

Quanto tempo ficar em Santa Marta, Colômbia?

Quanto tempo ficar em Santa Marta, Colômbia?
Flickr / CC BY 2.0

O tempo ideal para ficar em Santa Marta, Colômbia, pode variar conforme os seus interesses de viagem. 

Quem tem pouco tempo disponível pode fazer uma estadia curta, de até dois dias, para conhecer sobretudo o centro histórico e a praia de El Rodadero.

Entretanto, os viajantes com mais disponibilidade de tempo podem viver experiências únicas na cidade. Bons exemplos são a visita ao Parque Nacional Natural Tayrona e a trilha até a Cidade Perdida. 

Com mais tempo, também será viável fazer um bate-volta para Taganga e Minca. 

Dessa forma, quem deseja explorar a região com calma e desfrutar das praias, trilhas e cultura local, deve considerar uma estadia mais longa. 

Conheça Santa Marta e outros destinos na Colômbia com o Vai de Promo!

Se você quer conhecer Santa Marta, Colômbia, sem gastar mais do que pode, não deixe de visitar o Vai de Promo.

Nosso site é a escolha certa para economizar em suas aventuras pelo Brasil e pelo mundo, com promoções incríveis que não comprometem a qualidade da sua viagem.

Em poucos cliques, você encontra passagens aéreas, seguro viagem e acomodações em preços imbatíveis, com descontos de até 35%. 

Tudo é feito com transparência e segurança, em uma plataforma moderna e fácil de usar, com direito a uma central de atendimento exclusiva. 

Faça uma pesquisa gratuita e descubra os melhores destinos com economia. Vai de Promo!


Continue sua leitura!

Não perca nenhuma promo!

As melhores dicas e promos chegam primeiro no seu e-mail. Assine nossa newsletter e começe a economizar!