Toronto: guia de viagem para se divertir na cidade!
Está planejando uma visita a Toronto? Neste guia você vai descobrir todas as experiências inesquecíveis que a cidade pode te proporcionar.
Está planejando uma visita a Toronto? A maior cidade do Canadá é uma metrópole multicultural e cosmopolita, capaz de oferecer experiências inesquecíveis a seus visitantes.
Esse formidável destino é um verdadeiro caldeirão de culturas, onde você encontrará uma mistura única de arquitetura moderna e histórica, gastronomia de classe mundial, eventos incríveis e uma cena artística próspera.
A cidade existe desde o século XVIII e sempre ocupou um espaço de protagonismo local, combinando influências indígenas, europeias e de outros cantos do globo, representados por mais da metade da população nascida fora do Canadá.
Hoje em dia, a metrópole se destaca como uma cidade cosmopolita, com uma energia pulsante e inúmeras opções de lazer para os visitantes desfrutarem.
Entre as atrações imperdíveis de Toronto estão a icônica Torre CN, o Royal Ontario Museum, o Ripley ‘s Aquarium, o Distillery District, a Casa Loma e o vibrante bairro de Kensington Market, entre outros lugares incríveis.
Quer saber mais? Vem descobrir o que fazer por lá!
Como chegar à cidade de Toronto?
A cidade de Toronto fica na província de Ontário, no leste do Canadá, às margens do Lago Ontário, na chamada região dos Grandes Lagos da América do Norte.
A metrópole é a capital da província e a maior cidade do país em termos de população e economia, com quase 3 milhões de habitantes.
A cidade está estrategicamente posicionada e tem fácil acesso a partir de outras partes do Canadá e dos Estados Unidos. Confira como chegar até lá!
A partir do Brasil
Quem viaja do Brasil com destino a Toronto, Canadá, tem duas opções: voo direto, operado exclusivamente pela Air Canada, ou voo com conexão (geralmente em alguma cidade da América Central ou dos Estados Unidos).
O Aeroporto Internacional Pearson (YYZ) é a principal porta de entrada para turistas internacionais na cidade e um dos aeroportos mais movimentados do país do norte.
Após chegar ao aeroporto, você vai encontrar opções como táxis, ônibus, trens e serviços de compartilhamento de carona para chegar ao centro da cidade.
Os táxis ficam disponíveis em uma fila no terminal de chegadas do aeroporto, e várias empresas de serviço de transporte compartilhado operam por lá, como o Airport Express e o Airport Shuttle.
O transporte público também é uma alternativa viável, já que o aeroporto é servido por várias linhas de ônibus públicos e de transporte regional, como a linha 192 Airport Rocket, que liga o aeroporto ao metrô.
Além disso, o UP Express é um serviço de trem expresso que conecta o aeroporto ao centro em apenas 25 minutos, com saídas a cada 15 minutos.
De outras cidades do Canadá
Por sua grande importância nacional, Toronto também está conectada a outras cidades do país por meio de diversos meios de transporte, incluindo avião, trem, ônibus e carro.
O aeroporto local recebe voos regulares de outras cidades canadenses, e a via férrea é também bastante viável, já que a Via Rail conta com uma extensa malha de ferrovias por todo o país.
A Estação Union é o principal terminal de chegada para os trens de longa distância: uma opção cênica e confortável para viajar, especialmente em rotas populares, como o trem The Canadian, que vai até Vancouver, do outro lado do país.
Há também várias empresas de ônibus interurbanos que operam rotas com destino à maior cidade do Canadá, surgindo como uma opção mais econômica, embora possa levar mais tempo em relação aos voos e trens.
Os amantes de estradas podem, ainda, viajar de carro até a cidade. As rodovias 401, 400, Queen Elizabeth Way, Don Valley Parkway e Gardiner Expressway são algumas das estradas que levam até a metrópole.
Toronto: mapa
Embora estejamos falando de uma das maiores cidades da América do Norte, circular pela cidade é geralmente fácil e conveniente, especialmente no centro.
A metrópole também é conhecida por sua infraestrutura de transporte público eficiente e por ser uma cidade amigável para pedestres, com as principais atrações turísticas facilmente acessíveis a pé.
Vem conferir onde fica Toronto no mapa!
Quando ir para Toronto?
O clima em Toronto deve ser considerado ao escolher a data da sua viagem, pois cada estação do ano tem características bem diferentes por lá.
A primavera (março a maio) é uma estação de transição, com temperaturas amenas e florescimento da natureza, com temperatura média entre 5°C e 18°C, além de chuvas ocasionais.
O verão (junho a agosto) é a alta temporada, quando as temperaturas de até 27ºC parecem convidar os visitantes a longos passeios: é a melhor ocasião para desfrutar dos parques, praias e atividades ao ar livre.
O clima volta a ficar mais fresco no outono (setembro a novembro), quando a troca da folhagem das árvores transforma a cidade em um verdadeiro espetáculo de cores, com termômetros entre 6°C e 20°C.
Caso você queira realizar o sonho de ver a neve, a melhor época para visitar a cidade é o inverno (dezembro a fevereiro), quando a cidade ganha uma atmosfera encantadora com as luzes de Natal e os mercados de inverno.
Nesse período, você poderá praticar diversas atividades sazonais, como patinação no gelo em Nathan Phillips Square e esqui em estações próximas à cidade.
Toronto: onde se hospedar?
Decidir onde se hospedar em Toronto é fácil porque a cidade tem diversas regiões agradáveis para estadia, com boa infraestrutura e fácil acesso a diversas atrações turísticas.
O centro da cidade (Downtown) é ideal para quem gosta de áreas mais movimentadas, com uma ampla rede de arranha-céus, lojas, restaurantes, bares e atrações turísticas, incluindo a CN Tower, o Ripley’s Aquarium e o Royal Ontario Museum.
Quem prefere um ambiente mais charmoso e rústico pode gostar do Distillery District, a leste do centro, cujo cenário é formado por edifícios de tijolos vermelhos e galerias de arte, com uma atmosfera mais boêmia e descolada.
Para quem busca uma experiência mais sofisticada e elegante, Yorkville é uma excelente escolha. A região é conhecida por suas lojas de grife, restaurantes gourmet e hotéis de luxo.
Há também boas alternativas de hospedagem em Kensington Market, um bairro boêmio e diversificado, famoso pelo clima artístico e cultural, com muitas lojas independentes, cafés, restaurantes étnicos e murais de arte.
Se você prefere uma experiência mais genuína e tranquila, pode gostar de ficar em The Beaches, um bairro residencial às margens do Lago Ontário.
O que fazer em Toronto, Canadá?
Não seria exagero dizer que Toronto é onde o coração do Canadá bate mais forte.
Essa cidade cosmopolita está recheada de atrações e atividades para todos os gostos, seja você um turista em busca de aventuras urbanas, um amante de arte, um apaixonado por gastronomia ou apenas alguém que queira explorar a cidade.
Vem conferir o que fazer em Toronto!
O que fazer em Toronto à noite?
À noite, Toronto guarda para seus visitantes inúmeras possibilidades de diversão e entretenimento.
Você pode gostar da experiência de subir a CN Tower para o pôr do sol e, de quebra, estender a sua visita até o cair da noite. Assim, poderá curtir a cidade sob iluminações bem diferentes e igualmente belíssimas.
Também pode ser interessante passear pela orla do Lago Ontário e desfrutar das luzes da cidade: que tal aproveitar para jantar em um dos restaurantes da região e desfrutar da belíssima paisagem natural?
Outra boa pedida é curtir a noite explorando o charmoso Distillery District com suas ruas iluminadas, onde você vai encontrar bares animados nos mais diferentes estilos e faixas de preço.
Se você gosta de baladas mais tradicionais, bares da moda e restaurantes famosos, dê um pulinho na agitada King Street West, um dos principais polos da noite local.
Toronto: o que visitar em um dia de chuva?
Toronto com chuva é tão ou mais charmosa que em dias de sol. Como a cidade é muito bem preparada para lidar com o frio rigoroso no inverno, a chuva certamente não será um problema no decorrer da sua viagem.
Você pode começar o seu roteiro de dia chuvoso com um passeio pelos incríveis museus e galerias de arte que a cidade tem a oferecer.
Nessa lista, deve-se incluir o Royal Ontario Museum e a Art Gallery of Ontario, cujo acervo é formado por uma vasta coleção de arte canadense e internacional.
Os amantes de boas compras não podem perder a oportunidade de explorar o Eaton Centre, um dos maiores shoppings do Canadá, repleto de opções de entretenimento indoor.
Além disso, você pode explorar os inúmeros cafés, restaurantes e pubs espalhados pela cidade, onde pode se aconchegar e desfrutar de uma refeição deliciosa ou uma bebida quente enquanto aprecia a chuva caindo lá fora.
Toronto: turismo com crianças
Não são só os adultos que podem se encantar com uma visita a Toronto: a cidade é também um destino recomendado para viagens em família, com uma ampla variedade de atrações e atividades perfeitas para crianças de todas as idades.
Um lugar imperdível para os pequenos é o Ripley’s Aquarium of Canada, um dos maiores aquários da América do Norte, onde eles poderão explorar as belezas do mundo marinho e ver de perto várias espécies de peixes, tubarões, tartarugas e muito mais.
O público infantil também pode se divertir no Royal Ontario Museum, um moderno museu que possui uma área dedicada às crianças, a ROM Kids, cheia de exposições interativas, jogos e atividades educacionais que ensinam sobre história e cultura de forma lúdica.
Se seus filhos gostam de natureza, não deixe de levá-los ao Toronto Zoo, que abriga centenas de animais de diversas espécies e de todos os cantos do mundo, além de oferecer playgrounds, áreas de piquenique e shows de animais.
Para passar tempo de qualidade ao ar livre, o High Park é uma excelente pedida. O parque é um dos maiores da cidade e reúne áreas de playground, zonas de piquenique, trilhas e até um pequeno zoológico gratuito.
A garotada também se encanta com a visita à Casa Loma, um castelo histórico situado no coração da cidade, onde é possível explorar os corredores e os jardins do castelo, participar de atividades interativas e aprender sobre a história do local.
Uma boa opção de passeio cultural é o Ontario Science Centre, um museu interativo que oferece experiências práticas relacionadas à ciência, tecnologia e natureza, e o Centro de Ciências, dedicado a estimular a curiosidade e o pensamento científico em crianças.
E não é só isso! A cidade também conta com diversas opções de teatros e espetáculos voltados para crianças, como apresentações de peças de teatro, shows musicais e produções infantis, para as famílias que buscam programas culturais interessantes.
O que fazer na cidade de Toronto de graça?
A cidade de Toronto não pode ser considerada um destino caro porque oferece inúmeras opções gratuitas de atividades e atrações para os visitantes que desejam aproveitar sem gastar dinheiro.
Nesse caso, você pode montar um roteiro pelos parques locais, como o High Park, o Trinity Bellwoods Park e o Riverdale Park, que dispõem de amplas áreas verdes para passear, fazer piqueniques e curtir a natureza.
Você também não precisa gastar para curtir a orla do Lago Ontário, onde vai encontrar um extenso e agradável calçadão, praias urbanas (como Woodbine Beach e Sugar Beach) e vistas panorâmicas da metrópole.
A cidade também realiza uma série de eventos e festivais gratuitos ao longo do ano, como o Nuit Blanche, em setembro, e o Winterlicious e Summerlicious, festivais gastronômicos que ocorrem durante os meses de inverno e verão, respectivamente.
Para os amantes de arte, a Art Gallery of Ontario (AGO) oferece entrada gratuita nas noites de quarta-feira, e o Royal Ontario Museum (ROM) tem entrada gratuita para crianças todos os dias.
Vale lembrar que muitas galerias de arte e estúdios de artistas em bairros como Distillery District e Kensington Market tem exposições gratuitas ou de entrada livre.
Outra opção é explorar os bairros mais animados da cidade, como Chinatown, Little Italy e Kensington Market, onde é possível passear pelas ruas, explorar as lojas e apreciar a cultura diversificada da cidade sem gastar dinheiro.
E não se esqueça de que a cena de rua torontense é bastante animada, com artistas de rua se apresentando em locais como Nathan Phillips Square e Yonge-Dundas Square, proporcionando entretenimento gratuito para os visitantes.
Onde comer em Toronto?
Como a cidade é a casa de mais de 1 milhão de estrangeiros, sua gastronomia acabou absorvendo influências e delícias de todos os cantos do mundo, o que significa que não é difícil achar um restaurante em Toronto que agrade ao seu paladar.
A rica cena gastronômica local tem opções para todos os gostos e orçamentos e é considerada um verdadeiro paraíso para os amantes de boa comida, com uma oferta diversificada de restaurantes, cafeterias, bares e mercados.
Uma das regiões mais populares para comer é o Distillery District, um bairro histórico revitalizado que reúne uma variedade de cozinhas, desde culinária canadense contemporânea até comida italiana, francesa, japonesa, mexicana e muito mais.
A região também abriga muitas cervejarias artesanais e destilarias, oferecendo uma experiência única de gastronomia e bebidas.
O bairro de Kensington Market também é recomendado para quem gosta de comer bem, com boa oferta de restaurantes étnicos, como comida vietnamita, tailandesa, caribenha, mexicana, entre outras, bem como opções veganas e vegetarianas.
Quem busca ambientes mais sofisticados pode gostar das opções do bairro de Yorkville, enquanto a King Street West é conhecida por suas opções de culinária internacional.
Destinos próximos a Toronto, Canadá
Se você ainda precisa de mais motivos para colocar Toronto em seus planos de viagem, não se esqueça de que a cidade fica pertinho de vários outros destinos incríveis.
É o caso de Niagara Falls, uma das maravilhas naturais mais famosas do mundo, a apenas 130 km de distância, e a península de Prince Edward County, que abriga vinícolas, praias e charmosas cidades à beira-mar.
E tem mais! A cidade de Kingston é perfeita para quem gosta de história, a apenas 260 km da cidade, onde você poderá explorar Fort Henry, visitar museus e desfrutar de passeios de barco pelo rio St. Lawrence.
Continue sua leitura!
- 18 lugares para fugir do Carnaval e relaxar longe da folia
- 16 dicas para o Carnaval: curta a folia com saúde e segurança
- Natal Luz de Gramado 2024: um guia completo para visitar!
- Carnaval em Recife: dias de folia, blocos e como aproveitar
- Lugares para passar o carnaval: 17 destinos para curtir a folia