Ushuaia: o que fazer na “Cidade do Fim do Mundo”?
Belas paisagens naturais e atrações únicas, essa é Ushuaia, pitoresca cidade na Terra do Fogo, Argentina! Veja as melhores dicas de turismo!
Já imaginou como seria conhecer Ushuaia, a “Cidade do Fim do Mundo”? Essa jóia da Terra do Fogo é um dos destinos mais surpreendentes do continente sul-americano!
Originalmente criada para ser uma colônia penal no século XIX, a cidade se transformou em um importante centro cultural e turístico ao longo dos anos. A região atrai milhões de visitantes todos os anos.
Além de manter seu legado histórico em locais bem preservados, como o Museu Marítimo e Presídio, a cidade é abençoada com paisagens andinas deslumbrantes que parecem dignas de cinema.
O Parque Nacional Tierra del Fuego é uma atração imperdível, visto que conta com uma ampla rede de trilhas e mirantes que deixam qualquer um sem fôlego.
Para os aventureiros, a oportunidade de explorar o Canal de Beagle e as geleiras é simplesmente irresistível. Além da ampla oferta de atividades para entusiastas de esportes de inverno.
Seja explorando a cidade histórica, contemplando as paisagens magníficas ou se aventurando nas atividades de inverno, a cidade tem algo especial esperando por você! Veja só!
Onde fica Ushuaia?
A cidade de Ushuaia está localizada na província da Terra do Fogo, Antártida e Ilhas do Atlântico Sul, no extremo sul da Argentina e da América do Sul.
O destino fica na costa norte do Canal de Beagle, uma fronteira natural entre Argentina e Chile. Separa as ilhas da selvagem Terra do Fogo, em meio a montanhas imponentes, glaciares majestosos, densas florestas e o Oceano Atlântico.
Dessa forma, não é à toa que a cidade é a principal porta de entrada para o continente antártico!
Isso também significa que a cidade fica distante das grandes cidades do país, como Buenos Aires, que está a mais de 2.300 km, o que reforça a importância do planejamento de viagem.
Ushuaia: mapa
Com cerca de 60 mil habitantes, a cidade não é muito grande em termos de tamanho geográfico, o que a torna fácil de explorar a pé.
Confira onde fica Ushuaia no mapa e descubra por que o destino é conhecido como Cidade do Fim do Mundo!
Como ir para Ushuaia?
Você sabia que estamos falando da cidade mais ao sul do mundo? Isso acontece porque a cidade fica em uma latitude em que não existem outras cidades em nenhum outro lugar do planeta.
Na prática, isso significa que o viajante precisa planejar muito bem a sua viagem. Portanto, tenha em mente que chegar à cidade de Ushuaia não é tão simples quanto visitar um grande centro urbano, como Buenos Aires ou São Paulo.
Veja como chegar até lá!
A partir do Brasil
Para chegar à cidade a partir do Brasil, a opção mais comum é viajar de avião, com destino para o Aeroporto Internacional de Ushuaia-Malvinas Argentinas. O mesmo está localizado a cerca de 4 km do centro da cidade!
O aeroporto, que recebe sobretudo voos oriundos de Buenos Aires e El Calafate, é pequeno e quase pitoresco. Com parte de sua estrutura de madeira, tem uma oferta limitada de serviços, então não espere muito conforto.
Como o aeroporto fica próximo ao centro, você pode pegar um táxi para chegar ao seu hotel ou utilizar um serviço de transfer pré-agendado.
De outras cidades da Argentina
Quem já está viajando pela Argentina e deseja visitar a Cidade do Fim do Mundo tem, além da opção aérea, a possibilidade de viajar por terra.
Diversas companhias aéreas operam voos domésticos com destino ao aeroporto local. A viagem a partir de Buenos Aires tem duração de aproximadamente 3 horas.
Caso você prefira, pode utilizar ônibus de longa distância que fazem o trajeto a partir de diferentes cidades argentinas, geralmente por meio de estradas cênicas deslumbrantes, como a Ruta 3 (RN 3), também conhecida como “Estrada do Fim do Mundo”.
É possível, ainda, voar até El Calafate e alugar um carro para finalizar a viagem por terra, fazendo uma road trip pelas paisagens inóspitas e deslumbrantes da Patagônia.
Qual a melhor época do ano para ir a Ushuaia?
Para aqueles que desejam aproveitar ao máximo as atividades de inverno, como esqui, snowboard e outras experiências na neve, a melhor época para visitar Ushuaia, Argentina, é durante os meses de junho a setembro.
Durante o inverno austral, a cidade se transforma em um paraíso branco, com paisagens cobertas de neve e temperaturas baixas. São condições perfeitas para a prática de esportes de inverno e para observação de montanhas nevadas e glaciares.
Se você prefere um clima mais ameno para explorar as trilhas e belezas naturais da região, a primavera (setembro a novembro) e o verão (dezembro a fevereiro) são alternativas mais indicadas! Espere temperaturas mais amenas e dias mais longos!
Decerto, é um momento ideal para explorar o Parque Nacional Tierra del Fuego, fazer caminhadas, navegar pelo Canal de Beagle e apreciar a flora e a fauna local.
Quando neva em Ushuaia?
A época de neve em Ushuaia pode variar de ano para ano, devido a fatores climáticos e variações sazonais, mas, em geral, os meses mais propensos a receber neve são de junho a setembro, correspondendo ao inverno austral.
Durante esse período, as temperaturas são mais baixas, com médias geralmente abaixo de zero, o que garante montanhas cobertas de neve, criando paisagens deslumbrantes.
Outono e primavera podem trazer surpresas nevadas ocasionais, embora menos frequentes do que no inverno.
O ideal é verificar as condições climáticas e as previsões locais antes de planejar a sua viagem, especialmente se o objetivo principal for desfrutar da neve.
Posteriormente, é só se assegurar de ter roupas adequadas, incluindo casacos quentes, gorros, luvas e calçados impermeáveis, para aproveitar plenamente as maravilhas da neve na Cidade do Fim do Mundo!
Tem aurora boreal em Ushuaia?
Você poderá viver a experiência inesquecível de assistir à aurora boreal durante a sua visita a Ushuaia. Ou melhor, a aurora austral.
A aurora boreal é um fenômeno natural de luzes coloridas que ocorre principalmente nas regiões polares do Hemisfério Norte, como o Alasca, Canadá, Islândia, Noruega e outros países do norte da Europa.
No Hemisfério Sul, o fenômeno similar é chamado de aurora austral, que acontece sobretudo nas regiões polares, como a Antártica e partes da Patagônia chilena e argentina.
De qualquer forma, as chances de assistir ao espetáculo de cores são relativamente pequenas.
Embora seja a cidade mais ao sul do mundo, a região não é um local comumente associado à ocorrência da aurora austral, mas com um pouco de sorte tudo é possível!
Onde se hospedar na cidade de Ushuaia?
A cidade de Ushuaia é um importante centro urbano da Patagônia argentina e, por isso, tem uma infraestrutura hoteleira relativamente mais robusta em comparação a outras cidades da região.
O centro da cidade é a região mais procurada por estadia. Por oferecer uma grande variedade de hotéis, pousadas, apartamentos e albergues, tem fácil acesso às principais atrações, restaurantes, lojas e serviços.
Ficar no centro possibilita explorar a cidade a pé, aproveitando a proximidade de restaurantes, bares e lojas.
Alguns turistas optam por ficar na área próxima ao Porto da cidade, cujo maior diferencial é a vista deslumbrante do Canal de Beagle e das montanhas ao redor. Além de estar próxima ao ponto de partida para passeios de barco e cruzeiros.
A região conhecida como Bahía Encerrada também é uma escolha interessante, embora esteja localizada um pouco mais afastada do centro.
É o local ideal para quem busca um refúgio mais calmo, cercado por belas paisagens marítimas e montanhas.
O que fazer em Ushuaia
Entre passeios pelo incrível Parque Nacional Tierra del Fuego, roteiros de barco pelo Canal de Beagle, esportes de inverno e até visitas a glaciares, a Cidade do Fim do Mundo é um destino único, capaz de conquistar todos os gostos!
Vem descobrir o que fazer no Ushuaia!
O que fazer em Ushuaia, Argentina, à noite?
O cair da noite em Ushuaia é acompanhado por muitas atrações interessantes para quem busca entretenimento e diversão.
Embora o ritmo seja mais tranquilo em comparação com as atividades diurnas, ainda há opções para aproveitar a noite na cidade. Existem bons restaurantes do centro e do porto.
Você pode experimentar pratos tradicionais argentinos e patagônicos acompanhados de vinhos locais ou de um bom chá mate, uma bebida típica da região, sempre com belas vistas à sua espera.
Prefere badalação? A cidade possui alguns bares e pubs que podem ser uma opção agradável para relaxar enquanto desfruta de uma cerveja artesanal local.
Além de poder experimentar um delicioso cocktail enquanto socializa com moradores locais.
Para aqueles que procuram uma experiência cultural, o Centro Cultural Yaganes é um lugar interessante para visitar. É um local cheio de informações sobre a cultura indígena local, apresentações de danças típicas e exposições de arte.
Embora a vida noturna possa não ser tão agitada quanto em grandes cidades, ainda é possível encontrar opções para se divertir e aproveitar a atmosfera noturna única da cidade!
O que fazer em Ushuaia com chuva?
Se você estiver na Cidade do Fim do Mundo e o clima decidir trazer chuva, não se preocupe! Há muitas opções interessantes para aproveitar mesmo com condições meteorológicas adversas.
O Museu Marítimo e Presídio é uma opção fascinante para o dia de chuva. É uma oportunidade para conhecer mais sobre a história da região, a vida dos antigos prisioneiros da Colônia Penal e a rica herança marítima da cidade.
O Museu do Fim do Mundo também oferece exposições que abrangem a história natural e cultural da Terra do Fogo, proporcionando uma visão mais abrangente da região patagônica.
Igualmente, outra boa dica para o dia de chuva é ir às compras. A cidade é famosa por sua tradição em roupas de inverno de alta qualidade.
Ushuaia com crianças
Se você escolheu Ushuaia como destino para uma viagem em família, saiba que há muitas opções de lazer para todas as idades por lá, inclusive para as crianças.
Os pequenos costumam amar o passeio no Trem do Fim do Mundo. É um antigo trem a vapor que percorre parte do Parque Nacional Tierra del Fuego.
As crianças também podem gostar de fazer um passeio de barco pelo Canal de Beagle. Durante o qual, é possível avistar leões-marinhos, aves típicas da região e até mesmo pinguins, dependendo da época do ano.
Aliás, caso as crianças adorem animais, uma visita ao Centro de Reabilitação e Reprodução de Mamíferos Marinhos é uma atividade imperdível.
Lá, elas poderão aprender sobre a vida marinha da região e ver de perto focas e leões-marinhos em processo de reabilitação.
E não se esqueça de que a Cidade do Fim do Mundo também oferece a oportunidade de praticar esportes de inverno, como esqui e snowboard. Existe uma boa oferta de pistas apropriadas para o público infantil.
O que fazer em Ushuaia de graça?
Você não precisa gastar muito para desfrutar das belezas da Cidade do Fim do Mundo. As principais atrações da cidade são gratuitas, como o Parque Nacional Tierra del Fuego.
Por lá, você poderá explorar as trilhas e paisagens deslumbrantes, como lagos e florestas. É uma oportunidade única de se conectar com a natureza e apreciar a beleza natural da região sem nenhum custo.
E que tal visitar a Antiga Casa Beban? O edifício histórico abriga a Secretaria de Turismo da cidade, com exposições gratuitas sobre a história e a cultura da região.
Da mesma forma, você também não precisa gastar para conhecer a charmosa arquitetura do centro da cidade e as belas vistas do Canal de Beagle.
Quer mais? O Museu do Fim do Mundo tem entrada gratuita aos sábados e conta tudo sobre a história e a cultura da Terra do Fogo.
Onde comer na cidade Ushuaia
Nada melhor que aproveitar a sua visita a essa cidade da Argentina para conhecer as delícias da gastronomia patagônica!
Sobretudo, no centro da cidade, especialmente ao longo da Avenida San Martín, há uma excelente oferta de restaurantes, cafés e bares. Esses estabelecimentos oferecem desde pratos da cozinha internacional até especialidades regionais.
Se você gosta de frutos do mar, outra região imperdível é o porto, endereço de excelentes restaurantes especializados em frutos do mar frescos.
Além disso, a região da Avenida Maipú também é conhecida por seus restaurantes e bares com ambiente descontraído e atmosfera mais tranquila! Ideal para desfrutar de uma refeição relaxante com vista do mar.
O que fazer perto de Ushuaia, Argentina
Como fica na majestosa região da Patagônia, Ushuaia, Argentina, está perto de algumas das paisagens mais fantásticas do continente sul-americano, sobretudo se você gosta de natureza.
A cidade de Tolhuin, por exemplo, é uma pitoresca vila montanhosa a cerca de 100 km de distância. É bastante procurada para a prática de atividades ao ar livre, como caminhadas, pesca e passeios de caiaque.
Do lado chileno do Canal de Beagle fica outra cidade interessante, Puerto Williams. A região guarda paisagens selvagens incríveis e é porta de entrada para o Parque Etnobotânico Omora, que abriga uma rica biodiversidade.
Vale lembrar que existem também várias opções de ilhas próximas, como a Ilha Navarino, que faz parte do território chileno. Além da Ilha dos Estados, conhecida por sua natureza selvagem e imponentes falésias.
Continue sua leitura!