Vancouver: guia completo para uma viagem inesquecível!
Já pensou em conhecer Vancouver, no Canadá? Venha descobrir as atrações mais imperdíveis da cidade em 2023 e como aproveitar ao máximo sua estadia!
Vancouver é uma das cidades mais vibrantes e cosmopolitas do Canadá, onde você vai encontrar uma combinação única de vida urbana, cultura, natureza e esportes. Em outras palavras, tudo que você precisa para viver uma experiência inesquecível.
A cidade é cercada por montanhas majestosas, florestas exuberantes e até praias banhadas pelo Pacífico, além de contar com uma arquitetura moderna e dinâmica, gastronomia diversa e uma população acolhedora e multicultural.
Vem descobrir as atrações mais imperdíveis da cidade e como aproveitar ao máximo sua estadia!
Como chegar a Vancouver, Canadá?
A cidade de Vancouver fica na província de British Columbia, na região oeste do território continental do Canadá.
O destino fica em uma região conhecida como Lower Mainland, famosa por suas montanhas, florestas e pela costa banhada pelo Oceano Pacífico.
A cidade é a maior da província de British Columbia e uma das maiores do Canadá, com quase 700 mil habitantes.
Confira como chegar até lá!
A partir do Brasil
Como não há voos diretos do Brasil para Vancouver, você vai precisar de ao menos uma escala para chegar ao destino canadense.
De qualquer forma, você não deve ter dificuldades para encontrar um voo, pois diversas companhias aéreas operam o trecho, como a Air Canada, a LATAM, a United Airlines e a American Airlines.
Depois de chegar ao Aeroporto Internacional de Vancouver, você poderá optar entre algumas alternativas de transporte para chegar até o centro, a cerca de 13 km de distância.
O SkyTrain é uma das opções mais convenientes para sair do aeroporto. A linha Canada Line leva ao centro da cidade em cerca de 25 minutos, com saídas a cada 6 ou 7 minutos durante o dia. A passagem pode ser adquirida em máquinas automáticas.
Também há táxis e Uber disponíveis 24 horas por dia no aeroporto, com tarifas fixas para diferentes zonas da cidade.
Prefere uma alternativa mais econômica? Existem diversas linhas de ônibus que passam pelo aeroporto, operadas pela empresa de transporte público TransLink.
De outras cidades do Canadá
Vancouver está bem conectada ao restante do país por diferentes meios de transporte, como avião, trem e ônibus.
Várias companhias aéreas operam voos diários a partir de cidades como Toronto, Montreal, Calgary, Edmonton e Ottawa.
Quem prefere viagens ferroviárias encontra diversas opções da empresa VIA Rail, que liga a cidade de trem a Toronto, Edmonton, Winnipeg e Jasper: ótima oportunidade para apreciar as paisagens naturais do Canadá.
Se você não se importar com viagens um pouco mais longas, o ônibus pode ser interessante. A Greyhound, a Pacific Coach Lines e a BoltBus são as principais viações que atuam na região.
E há também a possibilidade de fazer uma roadtrip até a cidade! Rodovias como a Trans-Canada Highway e a Yellowhead Highway conectam o destino a diversas regiões do país e oferecem a oportunidade de conhecer diferentes lugares pelo caminho.
Vale lembrar que, se você está vindo de Victoria ou de outras ilhas próximas, é possível chegar à cidade de balsa: a empresa BC Ferries opera rotas entre diversas ilhas e o continente.
Vancouver: mapa
A cidade é o centro de uma região metropolitana que inclui outros municípios próximos, como Burnaby, Surrey e Richmond, totalizando quase 2,5 milhões de habitantes.
Confira onde fica Vancouver no mapa!
Vancouver: quando ir?
A escolha de quando viajar para Vancouver está diretamente atrelada às experiências que você deseja viver durante a sua estadia.
Quem não gosta de frio, por exemplo, deve se programar para visitar a cidade no verão, quando as temperaturas são mais amenas, com máximas de 22ºC, e dias mais longos, o que permite aproveitar as atividades ao ar livre.
O outono é uma época mais tranquila, quando o frio extremo do inverno ainda não começou e a cidade está mais vazia: época ideal para aproveitar a mudança de folhagem outonal das árvores e explorar os parques.
O inverno não é tão extremo na cidade quanto em outros cantos do Canadá, mas ainda é gelado, com mínimas em torno de 0ºC. Embora seja improvável que você curta a neve na cidade, basta visitar as montanhas próximas para praticar esqui e snowboard.
Se você quer escapar do frio do inverno e das multidões do verão, não vai se arrepender de visitar a cidade na primavera. As paisagens ficam repletas de cor e os hotéis estão menos lotados do que nos meses mais quentes.
Onde se hospedar na cidade de Vancouver?
Na hora de escolher onde ficar em Vancouver, o centro desponta como a região mais indicada, pois fica perto de atrações turísticas, restaurantes, lojas e transporte público, sobretudo nos bairros de Yaletown, Gastown e Coal Harbour.
Pertinho do centro fica o bairro de West End, indicado para quem procura uma região mais tranquila, com fácil acesso a parques e praias.
Também nas proximidades do centro, Kitsilano é um bairro cheio de praias, que surge como uma alternativa indicada para quem deseja desfrutar da atmosfera descontraída da cidade.
Prefere um ambiente mais urbano e contemporâneo? Você vai gostar de False Creek, uma área mais tranquila e moderna, mas ainda perto do centro.
Do lado oposto da ponte Lions Gate fica a região de North Vancouver, cujo maior diferencial são as vistas espetaculares da cidade. Além disso, o bairro tem localização estratégica para quem quer ficar perto das montanhas e das trilhas para caminhada.
O que fazer em Vancouver, Canadá
Se você deseja conhecer uma cidade vibrante e diversa, cercada por montanhas e água, com atrações turísticas para todos os gostos e idades, este é o destino perfeito para a sua próxima viagem.
Vem conhecer os melhores pontos turísticos em Vancouver!
O que fazer em Vancouver à noite?
Vancouver é um destino generoso no quesito atrações noturnas. A cidade tem opções interessantes de lazer para os mais variados públicos.
O bairro histórico de Gastown é um dos mais procurados quando cai a noite, especialmente por ser o endereço de alguns dos bares, pubs e restaurantes mais famosos da metrópole.
Ainda para quem gosta de badalação, vale a pena ficar de olho na programação cultural da cidade antes da sua viagem. Locais como Commodore Ballroom, Orpheum Theatre e Vogue Theatre costumam ser palco de atrações de música ao vivo famosas.
Para passar algum tempo de qualidade ao ar livre, você pode gostar de explorar o Stanley Park à noite. O parque é totalmente iluminado, além de ser bastante seguro: cenário perfeito para contemplar as belas vistas da cidade.
A noite é também o melhor momento para visitar o Observatório, que inclui um mirante com vista panorâmica no topo do prédio Harbour Centre.
O que fazer em Vancouver com chuva?
Não é tarefa complicada encontrar o que fazer em Vancouver com chuva, sobretudo porque a cidade (adaptada ao clima frio do Canadá) conta com muitas opções de lazer e entretenimento indoor.
O dia chuvoso pode ser, por exemplo, uma oportunidade para explorar os diversos museus interessantes da cidade, como o Museu de Antropologia, o Museu de Ciência e a Art Gallery.
O Aquário da cidade também pode ser uma alternativa divertida de lazer para os dias em que o sol não dá as caras: você poderá conhecer uma grande variedade de animais marinhos e desfrutar de várias atividades interativas.
E que tal aproveitar enquanto a chuva cai para fazer compras? O Pacific Centre Mall e o Granville Island Public Market são alguns dos melhores lugares para fazer compras em um ambiente coberto.
E tem mais: aqueles que desejam relaxar em um ambiente acolhedor podem gostar dos cafés aconchegantes espalhados pela cidade, onde você pode se refugiar da chuva e aproveitar um bom livro enquanto saboreia um delicioso café.
Com um pouco de planejamento, você pode ter uma experiência divertida e agradável em qualquer clima!
Vancouver: turismo para crianças
A cidade de Vancouver é bastante recomendada como destino para viagens em família, e uma das razões para isso é a grande quantidade de atividades divertidas disponíveis para as crianças.
O Stanley Park é um dos lugares preferidos da garotada, não apenas por ser um belo parque a céu aberto, mas também abrigar atrações como a Miniature Train Ride e o Aquário da cidade.
Sua família também pode se divertir durante uma visita ao Science World, um museu interativo de ciências que oferece atividades educativas e divertidas para todas as idades.
Para um dia de diversão ao ar livre, não deixe de visitar o Capilano Suspension Bridge Park, é um parque de aventuras ao ar livre com ponte suspensa, caminhos nas copas das árvores, tirolesa e muito mais.
E não podemos deixar de fora o Playland, um dos maiores parques de diversões da costa oeste do Canadá, onde sua família poderá curtir atrações como montanhas-russas, carrosséis, jogos e muito mais.
Vancouver: o que visitar pagando pouco
Seria exagero afirmar que Vancouver é um destino turístico econômico, mas visitar a cidade nem sempre significa gastos excessivos. Pelo contrário, há muitos atrativos que podem ser desfrutados sem que você gaste muito dinheiro!
O verdejante Stanley Park é um desses lugares, uma vez que tem entrada gratuita e um impressionante rol de atrações, incluindo trilhas, jardins, praias e áreas de piquenique.
O Mercado de Granville Island também pode ser uma boa alternativa econômica de passeio. A entrada é gratuita e você pode experimentar amostras de produtos locais, conhecer as lojas de arte e artesanato e assistir a performances gratuitas de artistas de rua.
E não se esqueça de que as praias de Vancouver também são de acesso público e gratuito. Que tal visitar a English Bay Beach ou a Sunset Beach para se divertir à beira-mar?
Quem gosta de passeios ao ar livre pode estender seu roteiro até o Lynn Canyon Park, de entrada franca, onde você encontra trilhas, cachoeiras e uma ponte suspensa.
Para um passeio mais prático e não menos divertido, não deixe de incluir a Biblioteca Pública em seu roteiro de baixo custo. O espaço é bonito, oferece algumas exposições gratuitas e ainda tem internet de qualidade e de graça!
Em outras palavras, essa incrível cidade canadense pode ser um destino acessível para todos os tipos de viajantes, independentemente do orçamento!
Vancouver: onde comer
Prepare-se para conhecer um dos melhores destinos gastronômicos da América do Norte, com restaurantes excelentes espalhados por toda a cidade!
Gastown, por exemplo, é uma região histórica que oferece muitas opções de restaurantes em uma grande variedade de culinárias, como frutos do mar, tapas e sushi.
Já Yaletown é uma região mais sofisticada, com muitos estabelecimentos de alto padrão que servem cozinha contemporânea, culinárias internacionais e uma grande seleção de bares de vinhos.
Para quem busca tranquilidade, o Coal Harbour é uma boa opção, com boa seleção de restaurantes de frutos do mar, cafés e bares de coquetéis, enquanto Kitsilano é destino certeiro para quem gosta de espaços aconchegantes e bares.
É bom morar em Vancouver?
Vancouver é considerada uma das melhores cidades para se viver no mundo, com uma alta qualidade de vida e muitas oportunidades de trabalho, lazer e educação.
A cidade é famosa por sua beleza natural, além de ter uma atmosfera multicultural e diversa, moradores hospitaleiros e excelente infraestrutura de transportes.
No entanto, como em qualquer cidade grande, há alguns desafios para se viver por lá: O alto custo de vida e trânsito intenso em algumas áreas da cidade.
Além disso, para os brasileiros há outro fator a ser considerado: o clima, que pode ser chuvoso e cinzento em alguns meses do ano.
Qual é o custo de vida em Vancouver?
O custo de vida em uma das maiores cidades do Canadá é considerado alto em comparação com outras regiões do país, sobretudo pelo alto custo da habitação.
Para se ter uma ideia dos preços médios, o aluguel mensal de um apartamento de um quarto no centro da cidade pode variar de CAD 1.800 a 2.500, enquanto fora do centro pode variar de CAD 1.400 a 2.000 (preços cotados em abril/2023).
Os custos da alimentação e do transporte também não são dos mais baixos, com refeições em restaurantes econômicos custando entre CAD 15 e 20, e um passe mensal de transporte público em torno de CAD 98.
Com relação aos serviços públicos, como água, luz, aquecimento e internet, espere pagar de CAD 100 a 200 por mês, dependendo do tamanho da residência e do consumo de energia.
De qualquer forma, vale pontuar que esses são apenas preços médios e os custos podem variar conforme o estilo de vida e as necessidades de cada pessoa.
Cidades próximas a Vancouver
Você sabia que Vancouver está rodeada por diversas outras áreas metropolitanas que oferecem ótimas opções de turismo e lazer?
Uma das mais próximas é Burnaby, onde você poderá conhecer o Metropolis at Metrotown, o maior shopping center da Colúmbia Britânica.
Mais ao sul você encontra Richmond, uma das maiores colônias asiáticas no Canadá, conhecida por ter ótimas opções de restaurantes e lojas com produtos importados de vários países da Ásia.
Se você prefere passeios em meio à natureza, não deixe de visitar Coquitlam, cidade repleta de parques, trilhas e atividades ao ar livre, como a famosa Trilha do Lago Buntzen.
Continue sua leitura!
- Melhores lugares para tomar café no RJ: descubra onde começar seu dia com sabor, charme e vistas incríveis
- Praias em janeiro: descubra 16 destinos ideais para curtir
- Neve em janeiro: 15 destinos imperdíveis para curtir o frio
- Ano novo em Copacabana: guia para curtir ao máximo
- 15 lugares para passar o ano novo em SP: capital e interior