Ir para o site

×

×

Veneza, Itália: descubra o que fazer na cidade e outras dicas!

Uma das cidades mais românticas do mundo, Veneza, Itália, é marcada pela diversidade de atrações e rica tradição cultural! Saiba mais sobre a região!

Veneza, Itália, conhecida como cidade das águas e dos canais, é um destino turístico mundialmente conhecido por sua beleza e história fascinante. 

Esse tesouro italiano, que floresceu especialmente na Idade Moderna, é uma cidade única em sua arquitetura, cultura e modo de vida, instalada sobre um conjunto de ilhas conectadas por canais quase infinitos.

O dia a dia na cidade é regido por suas gôndolas, suas pontes encantadoras e seus edifícios históricos, como a Basílica de São Marcos e o Palácio Ducal, que encantam visitantes do mundo inteiro há séculos. 

E não é só isso: Veneza também é reconhecida por seu carnaval extravagante, sua culinária deliciosa e sua rica tradição artística. 

Quer saber mais sobre um dos destinos mais famosos da Europa? Neste texto, vamos te contar tudo que você precisa saber sobre a história, a cultura e as atrações turísticas de Veneza!

Como chegar a Veneza, Itália?

Como chegar a Veneza, Itália?
Pxhere / CC0

Veneza, Itália, fica na região nordeste do país, em província de mesmo nome, na chamada região do Vêneto.

A cidade foi construída em um arquipélago na lagoa de Veneza, no Mar Adriático, e é cercada por outras ilhas menores, como Murano, Burano e Torcello, famosas por sua produção de vidro, rendas e outros artesanatos tradicionais.

A distância até a capital, Roma, é de 525 km, enquanto outros destinos estão ainda mais próximos, como Florença (260 km) e Milão (280 km).

Confira como chegar até a cidade conhecida como La Serenissima, uma das mais românticas da Europa!

A partir do Brasil

Não existem voos diretos do Brasil com destino a Veneza, Itália, o que significa que você precisará fazer conexão em outra cidade europeia, como Lisboa, Madrid ou Roma, para chegar ao seu destino final.

O Aeroporto Internacional Marco Polo opera voos de diversas companhias aéreas, como Alitalia, Latam, Air France KLM, Emirates e Qatar Airways.

Depois de desembarcar, você pode fazer o trajeto de 8 km até o centro histórico de ônibus, com empresas como a ACTV, a ATVO e a Busitalia. O desembarque é feito na Piazzale Roma, a principal estação da cidade.

Também é possível pegar um táxi aquático diretamente do aeroporto até o centro ou a outras ilhas da Lagoa de Veneza. Esse meio de transporte é um pouco mais caro, mas oferece uma experiência única e cênica. 

Se você preferir dirigir, há várias locadoras de carro disponíveis no aeroporto, mas tenha em mente que o centro histórico de Veneza é uma zona de tráfego limitado e você não pode dirigir até lá: é necessário deixar o carro na Piazzale Roma e seguir a pé ou de barco.

De outras cidades da Itália

De outras cidades da Itália
Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

Quem já está na Itália tem ainda mais opções para chegar à cidade de Veneza, com destaque para o trem, uma maneira eficiente de viajar pelo país. 

Há linhas regulares para Veneza a partir de cidades como Milão, Florença, Roma, Nápoles, Verona e Bolonha, com desembarque na Estação Venezia Santa Lucia, que fica próxima ao centro histórico.

Os ônibus são ainda mais econômicos e conectam a cidade aos principais destinos italianos, embora o tempo de viagem possa ser um pouco mais longo do que de trem.

Por fim, se você estiver em outra cidade italiana e quiser chegar rapidamente a Veneza, pode optar por voar para o Aeroporto Marco Polo, que opera voos regulares de cidades como Roma, Milão, Nápoles e Bolonha.

Veneza: mapa

Veneza é uma cidade de médio porte, com cerca de 260 mil habitantes, e sempre ocupou um espaço importante e influente do ponto de vista histórico, cultural, artístico e turístico.

Uma das cidades mais bonitas e românticas do mundo, o destino fica sobre uma série de ilhas conectadas por pontes históricas e canais percorridos pelas icônicas gôndolas.

Confira onde fica Veneza no mapa da Itália! 

Quando visitar Veneza?

Quando visitar Veneza?
Pxhere / CC0

Vale a pena planejar bem quando visitar a cidade de Veneza, na Itália, para garantir a melhor experiência turística possível.

A melhor época para visitar a cidade é durante os meses de primavera, entre março e maio, ou durante o outono, entre setembro e novembro

Durante esses meses, o clima é mais ameno, as multidões são menores e os preços são mais baixos em comparação com a alta temporada de verão, quando a cidade fica lotada de turistas.

Durante a primavera, as temperaturas são agradáveis, variando entre 10°C e 20°C, com pouca chuva e dias mais longos. É uma época perfeita para caminhar pelas ruas estreitas e pontes e explorar os museus e atrações locais com mais tranquilidade.

No outono, as folhas das árvores começam a mudar de cor, criando um cenário encantador e aconchegante na cidade. É uma época perfeita para experimentar a culinária local em restaurantes aconchegantes e apreciar o pôr do sol sobre os canais.

Se possível, evite viajar no verão, entre junho e agosto, quando as temperaturas podem ser de quase 40ºC e as multidões de turistas são imensas.

No inverno, por sua vez, o frio e a chuva não são os únicos elementos que afastam os turistas: muitos estabelecimentos, atrações turísticas e até hotéis fecham as portas nessa época do ano.

Onde ficar em Veneza, Itália?

Saber o que esperar de cada região da cidade pode tornar a tarefa de escolher onde ficar em Veneza, Itália, ainda mais simples.

Uma das áreas mais populares para hospedagem é a região de San Marco, o coração de Veneza, onde estão as principais atrações da cidade, como a Praça de São Marcos e a Basílica de São Marcos, além de lojas, restaurantes e bares.

Outra opção é a região de Cannaregio, uma área mais tranquila e residencial, que oferece uma visão mais autêntica da cidade, também próxima de pontos turísticos como a Ponte de Rialto e a Basílica de Santa Maria dei Frari.

Já a região de Dorsoduro é conhecida por ser um bairro artístico, com muitas galerias de arte e museus, como a Gallerie dell’Accademia e a Peggy Guggenheim Collection: ótima opção para quem deseja se hospedar perto do Grande Canal.

A região de Castello, por sua vez, é ideal para quem procura um ambiente mais tranquilo e menos turístico. A área abriga muitos parques e jardins, além de alguns dos museus mais interessantes da cidade, como o Museu Naval e o Arsenale di Venezia.

Pontos turísticos de Veneza

Pontos turísticos de Veneza
Flickr / CC BY 2.0

La Serenissima reserva a seus visitantes muitas atividades imperdíveis, como a histórica Piazza San Marco, a Basílica de São Marcos e o Palácio Ducal. 

Você ainda pode fazer um passeio de gôndola pelos canais, visitar a Ponte de Rialto e conhecer a Basílica de Santa Maria della Salute ou os bairros autênticos, como Cannaregio e Dorsoduro.

Vem conferir o que fazer em Veneza, Itália! 

O que fazer em Veneza à noite?

Veneza, Itália, ganha uma atmosfera única e mágica após o pôr do sol e pode ser o palco perfeito para uma série de atividades e experiências únicas.

Que tal caminhar pelas ruas do centro histórico à noite para conhecer construções centenárias sob uma iluminação diferente? As luzes noturnas criam um ambiente romântico e acolhedor, em ruas muito menos lotadas do que durante o dia.

Você também pode aproveitar o cair da noite para jantar em um restaurante local e explorar a culinária requintada e deliciosa da região do Vêneto, com destaque para massas, risotos e frutos do mar.

E sabia que a Basílica de San Marco ganha iluminação especial durante a noite? A construção ganha uma luz suave, que gera um ambiente ainda mais especial para apreciar a arquitetura e os detalhes da catedral.

Também é possível fazer passeios de gôndola à noite, uma das atividades mais românticas e encantadoras que se pode fazer em Veneza. As embarcações tradicionais percorrem os canais iluminados e desvendam vistas impressionantes da cidade.

Não se esqueça, ainda, de que Veneza é conhecida por sua rica herança musical. Há muitos concertos de música clássica realizados à noite em locais como a Basílica de San Marco e o Teatro La Fenice.

O que fazer em Veneza em um dia de chuva?

O que fazer em Veneza em um dia de chuva?
Flickr / CC BY 2.0

Embora Veneza, Itália, seja ensolarada e agradável durante a maior parte do ano, em certas épocas do ano as chuvas são relativamente comuns na cidade. Felizmente, mesmo em dias chuvosos, há muitas atividades interessantes para se fazer por lá!

Um bom ponto de partida é um roteiro pelos museus de Veneza, como o Palácio Ducal, o Museu Correr e o Museu Peggy Guggenheim, que oferecem uma fuga perfeita da chuva e uma oportunidade para explorar a arte e a história da cidade.

A cidade também tem muitas lojas elegantes e boutiques que oferecem uma variedade de produtos exclusivos, como máscaras de carnaval, jóias de vidro de Murano e roupas de alta qualidade: uma ótima maneira de passar o tempo durante a chuva.

Você também pode passear pelos palácios e igrejas históricas, como a Basílica de San Marco, o Palazzo Pisani e o Palácio Grassi, para conhecer o passado local enquanto espera a estiagem.

Quer mais? Se a chuva não for muito forte, é possível até fazer um passeio de barco pelos canais de Veneza. A maioria dos barcos é coberta e os passeios ficam menos disputados em dias chuvosos.

Pontos turísticos de Veneza, Itália, para crianças

A cidade de Veneza, na Itália, não é encantadora apenas para os adultos. A cidade pode também ser um destino divertido e educativo para as crianças. 

O passeio de gôndola, por exemplo, diverte as crianças pela simples sensação de estar em um barco e ver a cidade a partir da água.

A cidade também tem muitos museus que são divertidos e educativos, como o Palácio das Ciências, onde as crianças podem experimentar e aprender sobre física, química e astronomia, e o Museu de História Natural, com suas coleções de fósseis e animais.

Nos dias de sol, pode ser interessante visitar algumas praias próximas, como a praia de Lido, onde é possível desfrutar de banhos de sol, natação e jogos de praia.

Os pequenos também podem gostar de um roteiro pela culinária local, famosa pelas delícias que encantam a todas as idades, como a famosa pizza italiana, massas e gelatos. 

O que fazer em Veneza de graça?

O que fazer em Veneza de graça?
Pixabay

Não é possível chamar Veneza, Itália, de um destino barato, mas não se engane: há muitas atividades para fazer sem gastar dinheiro por lá.

Um roteiro de baixo custo pode começar com um passeio pela Piazza San Marco, a praça mais famosa de Veneza, onde você poderá apreciar a primorosa arquitetura da cidade em igrejas, palácios e monumentos históricos, como a Basílica de San Marco.

Boa parte das igrejas históricas venezianas são gratuitas para visitar, como a Basílica de Santa Maria della Salute, a Igreja de San Giorgio Maggiore e a Igreja de San Zaccaria.

Você pode até explorar o mercado de Rialto sem gastar nada. O antigo mercado oferece uma ótima maneira de ver a vida local da cidade enquanto desvenda os sabores da culinária local.

Além disso, uma das melhores maneiras de conhecer Veneza é simplesmente passear pelas ruas estreitas e sinuosas da cidade, com pontes e canais para se explorar, como a Ponte Rialto e a Ponte dos Suspiros.

La Serenissima tem muitos tesouros escondidos que podem ser descobertos sem gastar dinheiro, o que pode ser uma ótima maneira de conhecer a cidade de uma forma autêntica.

Onde comer em Veneza, Itália?

Assim como em outros destinos do país em formato de bota, não é difícil encontrar onde comer em Veneza, Itália, com qualidade e a um preço justo.

A região residencial de Cannaregio, por exemplo, é conhecida por ter alguns dos melhores restaurantes de Veneza e está entre as mais populares entre os moradores locais para uma boa refeição.

Dorsoduro, por sua vez, é uma área mais tranquila e descontraída, com muitos restaurantes e bares charmosos ao longo do canal, onde você poderá conhecer a culinária regional veneziana.

Se você gosta de badalação, pode curtir os restaurantes e bares animados de San Polo, conhecido por seus bares de tapas e restaurantes que oferecem aperitivos tradicionais italianos, como cicchetti, e uma variedade de vinhos locais.

Santa Croce é uma região mais calma, com muitos restaurantes e bares descontraídos e aconchegantes, onde você vai encontrar pratos venezianos clássicos, como risoto de frutos do mar, fígado de vitela à veneziana e sopa de peixe.

Vale lembrar que até a região mais turística da cidade, San Marco, oferece aos visitantes muitos restaurantes e bares. Embora a experiência possa ser mais turística do que em outras áreas, há muitas opções autênticas para experimentar.

Outras cidades perto de Veneza

Outras cidades perto de Veneza
Pxhere / CC0

Que tal incluir uma ou outra cidade perto de Veneza, Itália, em seus planos de viagem? A região circundante também oferece muitas oportunidades de explorar e descobrir outras cidades e vilarejos históricos. 

Pádua, por exemplo, é uma cidade universitária com um rico patrimônio artístico e cultural, incluindo a famosa Basílica de Santo Antônio e a Capela dos Scrovegni, decorada com afrescos de Giotto.

A cidade também fica perto de Verona, famosa por ser o cenário da tragédia de Shakespeare “Romeu e Julieta”, com um centro histórico bem preservado, e Treviso, uma cidade murada com canais, pontes e uma catedral medieval impressionante. 

Outra cidade que merece uma visita é Vicenza, uma cidade histórica com muitas construções renascentistas e barrocas, incluindo a Villa Rotonda de Palladio e a Basílica de Monte Bérico.


Continue sua leitura!

Não perca nenhuma promo!

As melhores dicas e promos chegam primeiro no seu e-mail. Assine nossa newsletter e começe a economizar!