Viajar para França: as melhores dicas para planejar a sua viagem
Veja tudo o que você precisa saber antes de viajar para França. Saiba o que é necessário para entrar no país, melhor época e cidades para conhecer.
Viajar para França é um objetivo de milhões de turistas todos os anos, e não faltam razões para tanta fama.
O país europeu é endereço de cidades milenares, praias paradisíacas, montanhas nevadas e um rol quase interminável de belezas a serem descobertas.
Neste texto, você vai descobrir o que precisa para visitar o país, com dicas e informações práticas. Veja só!
Por que viajar para França?
A França é um destino cobiçado que, apesar de tão conhecido, ainda reserva muitas surpresas aos seus visitantes.
Em uma curta viagem de carro ou trem, a paisagem pode se transformar drasticamente, indo das praias douradas do Mediterrâneo aos topos nevados da região alpina.
O país europeu também é célebre por suas atrações culturais, que ajudam a compreender a história da humanidade como um todo.
E não se esqueça de que a culinária francesa é um deleite, com vinhos, pães e queijos listados entre os melhores do planeta!
Garanta os melhores preços na sua viagem para a cidade francesa!
Uma pessoa que deseja viajar para a França precisa ter um planejamento robusto para minimizar a chance de imprevistos.
Nesse sentido, você precisa providenciar as passagens aéreas com antecedência para garantir os melhores preços. No Vai de Promo, você encontra ofertas com preços imbatíveis!
Nosso site tem um buscador de passagens aéreas para França, possibilitando encontrar as opções mais baratas no mercado. Conheça nossa plataforma e prepare-se para viver uma experiência completa e satisfatória!
Guia completo de como viajar para França
Se você está planejando uma viagem para a cidade francesa, está prestes a embarcar em uma experiência repleta de charme, história e cultura.
Confira algumas dicas para o seu roteiro!
O que é necessário para entrar na França?
Para entrar na França, os cidadãos brasileiros têm a vantagem de poder viajar sem a necessidade de visto. Essa isenção se aplica a viagens com duração de até 90 dias.
Contudo, você deverá apresentar alguns documentos, como passaporte e outros comprovantes.
Documentos necessários para viajar para França
Você vai precisar de um passaporte válido, com validade mínima de seis meses, especialmente se você planeja permanecer por até 90 dias.
Além do passaporte, podem ser solicitados passagem de retorno com data marcada, a comprovação de hospedagem, entre outros.
Outro documento importante a considerar é o seguro de viagem, obrigatório e altamente recomendado para proteger seu bem-estar.
A lista dos documentos necessários pode não ser muito complicada, contudo não minimize a sua importância.
Passando pela imigração na França
Passar pela imigração na França, especialmente no Aeroporto Charles de Gaulle em Paris, pode começar antes mesmo da sua chegada.
Algumas empresas aéreas optam por verificar toda a documentação durante o check-in, visando agilizar os procedimentos de imigração e evitar longas filas na chegada.
Na imigração há várias filas. Algumas são destinadas exclusivamente a cidadãos europeus e outras para passageiros de outros países.
No balcão, você apresentará seu passaporte e demais documentos solicitados. O processo é relativamente simples e rápido.
Quantos euros precisa para entrar na França?
A quantidade de euros que um viajante precisa ter para ir à França varia dependendo de diversos fatores.
Se o visitante não tiver reservado um hotel, será necessário demonstrar possuir 120 euros por dia para cobrir suas despesas durante a estadia.
Quem reservou hotel, por outro lado, deverá comprovar um valor diário de 65 euros.
Se você ficar na casa de um conhecido, basta comprovar 33 euros por dia.
Seguro viagem para a França
Você precisará de um seguro de viagem para apresentar no desembarque na França.
Essa proteção deve cobrir custos médicos e hospitalares no período de estadia, no valor mínimo de 30 mil euros.
Ah! E o item deve ser providenciado antes do embarque.
Como chegar à França? Passagens de ida e volta
A lista do que é preciso para viajar à França também inclui a comprovação de passagens de ida e volta às autoridades de imigração.
Isso assegura que você tem a intenção de deixar o país, e não está entrando na Europa para fins de imigração irregular.
A passagem de retorno deve ter data máxima de 90 dias a partir da chegada.
Os principais aeroportos franceses são o Charles de Gaulle, um dos mais movimentados do mundo, e o de Orly, ambos em Paris. Outras opções para os brasileiros são os aeroportos de Nice e Lyon.
Há voos diretos partindo de São Paulo, Rio de Janeiro e Fortaleza, operados por várias companhias aéreas.
Comprovante de hospedagem ou carta-convite
Você também deverá portar um comprovante de hospedagem adequado, seja de reserva de hotel ou carta-convite.
Ou seja, caso você fique na residência de familiares ou amigos, deverá apresentar o “attestation d’accueil” (atestado de acolhimento) no desembarque.
Comprovante de renda
O viajante também deve apresentar um comprovante financeiro que demonstre que possui recursos suficientes para se manter durante toda a sua estadia.
O valor mínimo a ser considerado é de 35 euros por dia se você estiver viajando com uma carta-convite. Se estiver ficando em hotel, o limite mínimo é de 70 euros diários.
Também é recomendável apresentar um comprovante de vínculo empregatício no Brasil, como uma carta da empresa onde você trabalha ou um contracheque recente.
Restrições de viagem para França
Desde agosto de 2022, a França não impõe mais nenhuma restrição sanitária para a entrada de viajantes em seu território.
Isso significa que não há exigência de vacinas específicas para os turistas provenientes do Brasil.
Em outras palavras, os viajantes podem entrar na França sem a necessidade de apresentar comprovantes de vacinação ou cumprir quarentenas obrigatórias.
Alimentação na França
Muitas pessoas que sonham em viajar para França nutrem esse objetivo com base na prestigiada gastronomia do país europeu.
A experiência gastronômica francesa é carregada de tradições e qualidade, e o país é recordista no número de restaurantes com estrelas Michelin.
Em Paris, é possível encontrar desde refeições completas por cerca de 10 euros até pratos elaborados por renomados chefs, que podem custar centenas de euros.
O serviço nos restaurantes já está incluso na conta. A gorjeta (5 a 10% do valor total) é dada apenas quando se está muito satisfeito com o serviço.
Entre as delícias tradicionais da França incluem-se queijos, vinhos, pães e pratos renomados, como Boeuf Bourguignon, Croque Monsieur e Ratatouille.
Transporte na França
Com um sistema ferroviário renomado, é fácil atravessar o território francês em questão de horas, com trens convencionais e de alta velocidade.
De Paris, é possível chegar ao Mediterrâneo em pouco mais de 3 horas, enquanto as vinícolas de Bordeaux estão a apenas 2 horas de distância.
No cotidiano, o transporte público é oferecido com redes de ônibus e linhas de bonde elétricos (tramways), especialmente nos maiores centros urbanos.
A capital francesa, por exemplo, tem 14 linhas de metrô, que funcionam até a madrugada.
Qual o valor de uma viagem para França?
As passagens aéreas representam um dos principais custos. De São Paulo até Paris, as passagens ficam em torno de 750 euros. Isso equivale a aproximadamente a R$ 4.200, levando em conta o câmbio de abril de 2024.
Hotéis nas maiores cidades francesas costumam ter diárias que ultrapassam os 300 euros, especialmente se estiverem próximos aos pontos turísticos mais famosos.
Contudo, é possível encontrar opções mais acessíveis, como hotéis até 3 estrelas afastados das áreas mais movimentadas, com diárias em torno de 100 euros.
Quanto à alimentação, bairros mais turísticos tendem a ter preços mais elevados, com refeições simples em restaurantes comuns partindo de 17 euros. Em estabelecimentos mais refinados, o valor pode facilmente ultrapassar os 50 euros.
De acordo com o site Budget Your Trip, uma média de gastos diários em Paris fica em torno de 233 euros, cerca de R$ 1.245.
Precisa falar inglês para viajar para França?
Embora o inglês seja amplamente compreendido em locais turísticos e em grandes cidades como Paris, a realidade muda consideravelmente quando se trata do interior do país.
Nas regiões mais remotas, é pouco provável encontrar falantes fluentes de inglês.
No entanto, os mais jovens podem conseguir ajudar em questões simples, já que muitos têm conhecimentos básicos do idioma.
É recomendável aprender ao menos o básico do francês, mesmo que seja apenas para solicitar ajuda ou fazer pedidos simples.
Qual a melhor época para viajar para França?
A melhor época para visitar a França é na primavera ou no outono.
Nessas estações transitórias, o clima tende a ser mais ameno, sem temperaturas tão extremas.
No verão, que coincide com a alta temporada, as cidades francesas ficam lotadas de turistas e os preços tendem a ser mais elevados.
Já o inverno, embora ofereça a beleza dos mercados de Natal e das cidades iluminadas, pode ser bastante frio.
Isso pode limitar algumas atividades turísticas e tornar os deslocamentos mais desafiadores.
A exceção, claro, fica por conta das áreas de esqui, como os Alpes Franceses, onde a alta temporada ocorre durante a estação.
Qual é o mês mais barato para viajar para França?
Se você deseja economizar durante a viagem, o ideal é conhecer a França durante a baixa temporada, de novembro a março.
Os preços de passagens aéreas, hospedagem e até mesmo de algumas atividades turísticas caem nesse período.
As atrações turísticas também costumam estar menos lotadas, o que significa menos tempo de espera em filas e uma experiência mais tranquila.
Quantos dias são necessários para uma viagem à França?
A França é um país imenso e muito diverso. Desse modo, a quantidade de dias necessários para essa viagem pode variar de acordo com os interesses individuais e orçamento do viajante.
Quanto mais tempo disponível, mais oportunidades de explorar diferentes regiões e mergulhar na cultura local.
No entanto, mesmo em uma viagem mais rápida é possível aproveitar ao máximo o tempo no país.
Uma semana pode ser suficiente para visitar Paris, além de fazer passeios de um dia para cidades próximas, como Versalhes ou Giverny.
Para uma viagem mais abrangente, é recomendável reservar pelo menos duas semanas.
Viaje para a França com Segurança e Tranquilidade!
A França é um dos países que fazem parte do Tratado de Schengen, um acordo internacional que facilita a circulação de pessoas entre seus territórios.
Para visitar os países pertencentes a esse Tratado, é obrigatório contratar um seguro viagem. Esse item é indispensável e você pode encontrar as melhores cotações no site do Seguros Promo.
Nossa plataforma permite comparar até 4 cotações simultâneas das principais seguradoras do mercado e facilita com que você se proteja contra imprevistos como extravio de bagagem, cancelamento de voos e emergências médicas. Acesse o Seguros Promo e encontre a cobertura ideal para sua viagem!
O seguro viagem é obrigatório para entrar na Europa. Contrate o seu com 20% de desconto!
Informações úteis para viajar para França
Antes de viajar para França, garanta que você está bem preparado e informado sobre diversos aspectos do país.
Confira algumas questões práticas estratégicas para o turista!
Bagagem Despachada e de Mão
Fique de olho nas políticas de bagagem das companhias aéreas ao embarcar para a França.
As malas de mão geralmente têm um peso limitado que varia de 8 kg a 16 kg, dependendo da companhia aérea.
Já as malas despachadas podem ter pesos diferentes, variando entre 23 kg e 32 kg, também conforme as normas da companhia aérea escolhida.
Além do limite de peso, algumas empresas estabelecem restrições quanto ao tamanho da bagagem despachada.
Respeite a cultura local
Ao viajar para França, é essencial entender e respeitar os costumes, valores e maneiras de agir dos franceses para viver uma experiência 100% positiva.
A cultura francesa valoriza a cortesia, o respeito e a etiqueta social, e os visitantes são geralmente bem recebidos quando demonstram consideração pelos costumes locais.
Isso inclui coisas simples, como cumprimentar as pessoas com um “bonjour” e agradecer com um “merci” ao receber ajuda ou serviço.
Em locais públicos, como museus, igrejas e monumentos, é esperado que os visitantes mantenham o silêncio e evitem tocar em obras de arte.
Siga o ritmo das refeições locais e respeite as tradições gastronômicas, como não pedir mudanças nos pratos e saborear cada refeição com calma e apreciação.
Não esqueça do seguro viagem
O seguro viagem é um requisito obrigatório para quem está planejando uma viagem à França.
O país, assim como muitos outros destinos na Europa, exige que os visitantes tenham um seguro de viagem que cubra despesas médicas e hospitalares durante sua estadia.
Isso é parte das medidas de segurança e precaução para garantir que os turistas estejam devidamente protegidos em caso de imprevistos ou acidentes.
O seguro viagem cobre despesas com consultas médicas, internações hospitalares, tratamentos e até repatriação médica, se necessário.
Além disso, muitos seguros oferecem assistência 24 horas em diversos idiomas, facilitando o acesso a cuidados médicos em um país estrangeiro.
Companhias aéreas para viajar do Brasil para França
Diversas companhias aéreas oferecem voos para a França a partir do Brasil.
Air France, LATAM e Azul operam voos diretos, enquanto outras empresas, como Iberia e KLM, oferecem viagens com conexões em outros países da Europa.
Viajar para o interior da França
Viajar para o interior da França representa uma oportunidade de explorar uma parte menos conhecida e mais autêntica do país.
Embora muitos turistas se concentrem em cidades grandes, há uma infinidade de destinos menores que valem a pena ser descobertos, como Gordes, Roussillon e Étretat.
É uma chance de conhecer cidades medievais preservadas, vilarejos pitorescos nas montanhas e comunidades de fronteira.
Viajar de trem na França
Viajar de trem pela França é uma forma charmosa e agradável de explorar o país, com muita conveniência e agilidade.
A extensa rede ferroviária está distribuída por rotas entre destinos como Lille, Paris, Estrasburgo, Lyon, Nice, Marselha e muitos outros.
Embora as passagens de trem não sejam necessariamente mais baratas do que voar, o transporte oferece uma experiência mais romântica e inesquecível.
Melhores cidades para visitar na França
Está montando um roteiro pela França?
Há várias cidades incríveis para conhecer e que podem servir de base para visitar outros destinos próximos. Confira!
Paris
Paris é indiscutivelmente uma das cidades mais fascinantes do mundo, conhecida por sua arquitetura deslumbrante, história rica e cultura vibrante.
Aproveite para conhecer monumentos como a Torre Eiffel e para se encantar com o riquíssimo acervo do Museu do Louvre.
Ah! E não deixe de conhecer bairros apaixonantes, como Montmartre e Marais.
Nice
Joia da Riviera Francesa, Nice é uma cidade com praias paradisíacas, centro histórico charmoso e clima ensolarado.
Perfeita para quem gosta de sol e mar, a cidade também tem uma possui uma herança cultural relevante, uma história milenar e uma cena gastronômica surpreendente.
Lyon
Lyon, a terceira maior cidade da França, é conhecida por sua arquitetura magnífica, gastronomia de renome mundial e história preservada.
Patrimônio Mundial da Unesco, o centro histórico reúne restaurantes estrelados e bistrôs tradicionais que celebram a culinária francesa em toda a sua glória.
Economize na sua visita a França com o Vai de Promo!
Na hora de viajar para França, conte com o Vai de Promo para encontrar as melhores ofertas de passagens aéreas .
Dessa forma, você assegura a economia que precisa para viver uma experiência fantástica e, acima de tudo, que cabe no seu orçamento!
Continue sua leitura!
- 18 lugares para fugir do Carnaval e relaxar longe da folia
- 16 dicas para o Carnaval: curta a folia com saúde e segurança
- Natal Luz de Gramado 2024: um guia completo para visitar!
- Carnaval em Recife: dias de folia, blocos e como aproveitar
- Lugares para passar o carnaval: 17 destinos para curtir a folia