Ir para o site

×

×

Viena, Áustria: saiba o que fazer na badalada cidade européia!

Viena, Áustria, é uma cidade apaixonante e cheia de atrações culturais e históricas. Descubra o que fazer na capital do país com nossas dicas!

Sinônimo de glamour, cultura e história, Viena, Áustria, é um destino clássico da Europa, onde você pode se sentir em um museu a céu aberto e “voltar” até a época da dinastia Habsburgo ou a um espetáculo de Mozart.

Não demora muito até o viajante perceber que, por mais que a maior cidade do país tenha se modernizado, ainda consegue preservar sua essência do passado.

Só não caia na armadilha de não se preparar para a viagem. Existe tanta coisa para fazer em Viena que você pode acabar se arrependendo de não montar um roteiro para facilitar os seus passeios.

Para te ajudar, preparamos o guia definitivo da capital austríaca, com tudo que você precisa saber para planejar a sua viagem! Vamos lá!

Como chegar a Viena?

Como chegar a Viena?
Fonte: Pxhere / CC0

Capital da Áustria, Viena fica na região leste do país, às margens das águas azuis do famoso rio Danúbio.

O destino fica também em uma posição estratégica para quem deseja conhecer outros países europeus: a distância até Bratislava, na Eslováquia, é de apenas 50 km, enquanto as fronteiras com Tchéquia e Hungria ficam a 60 km.

Vem descobrir como chegar até a capital austríaca!

A partir do Brasil

Você não vai encontrar voos diretos do Brasil para Viena, Áustria, mas isso não significa que é difícil chegar à cidade.

Existem excelentes ofertas de voos diários saídos de diversas capitais brasileiras com conexões em cidades europeias e destino à capital austríaca.

O Aeroporto Internacional de Viena fica em Schwechat, a apenas 16 km de distância do centro da cidade, um trajeto de apenas 15 minutos de carro ou a bordo do City Airport Train (CAT), que vai do aeroporto ao centro com saídas a cada 30 minutos.

De outras cidades da Europa

É ainda mais fácil chegar a Viena, Áustria, se você já está na Europa. 

Nessa hipótese, você pode aproveitar promoções de companhias aéreas low-cost para viajar mais barato, como Transavia, EasyJet e Flybe.

Também é possível chegar à capital austríaca de trem, pela rede Austrian Federal Railways (ÖBB), que opera viagens a partir de vários destinos europeus, sobretudo Tchéquia, Eslováquia e Itália.

Quem não abre mão de economia pode recorrer, ainda, a um dos ônibus da Euroline, empresa que conecta a cidade a diversos destinos da Europa continental.

Viena: mapa

Com quase 2 milhões de habitantes, Viena é uma grande cidade, mas isso não significa que você vai perder muito tempo com deslocamentos. 

Pelo contrário, a cidade oferece aos visitantes uma extensa e eficiente rede de transporte público que inclui metrôs (U-Bahn), trams, ônibus e táxis.

Confira o mapa da cidade de Viena, na Áustria, com as principais atrações turísticas!

Quais documentos levar em uma viagem para a Áustria?

Antes de embarcar para Viena, Áustria, você precisa se certificar de que dispõe de toda a documentação necessária para visitar o país europeu.

Você não vai precisar de visto para viagens com duração máxima de 90 dias, mas deverá ter em mãos passaporte com validade mínima de seis meses a partir da data de embarque.

Além disso, assim como outros destinos do Espaço de Schengen, a Áustria exige seguro viagem com cobertura mínima de 30 mil euros e comprovantes de passagens de volta, hospedagem e condições financeiras de arcar com os gastos da viagem.

Onde se hospedar na cidade de Viena?

Onde se hospedar na cidade de Viena?
Fonte: Jo&Joe Vienna

Há muito o que ver e fazer em Viena, Áustria, e ficar em uma região estrategicamente localizada pode tornar seus passeios pela cidade ainda mais agradáveis e eficientes.

Assim como a maioria das grandes cidades da Europa, a capital austríaca oferece ao viajante uma extensa rede hoteleira, com opções para todos os gostos e bolsos.

A localização mais indicada para estadia fica nas imediações de Ringstrasse, ou simplesmente Ring, o centro histórico da cidade. 

Essa região abriga mais de 20 atrações turísticas, como o Parlamento, a Bolsa, o Palácio Real Hofburg e muito mais.

Também é recomendada a estadia no Distrito 1 (Innere Stadt), onde ficam algumas das principais atrações turísticas, além de comércio, opções gastronômicas e serviços.

Você também pode encontrar o hotel que procura em uma região mais afastada, como os bairros de Leopoldstadt, Landstrasse, Wieden ou Mariahilf e Neubau

Nesse caso, apenas certifique-se de que o estabelecimento de hospedagem escolhido esteja próximo a uma estação de metrô ou tram para facilitar os seus deslocamentos pela cidade.

Qual a melhor época do ano para visitar Viena?

Viena, Áustria, é um destino encantador em qualquer época do ano, mas tem um inverno bastante rigoroso para os padrões brasileiros, o que pode tornar passeios ao ar livre mais desconfortáveis.

Nesse sentido, se você não gosta de frio, o melhor é evitar visitar a cidade entre novembro e meados de março, quando pode fazer -2ºC, com direito a chuva e neve.

Os meses mais quentes são os mais recomendados para explorar a cidade. De abril a outubro os dias são mais longos, a cidade recebe inúmeros festivais e pode fazer calor de 27ºC.

Em contrapartida, o auge do verão, julho e agosto, também coincide com a alta temporada na cidade, quando o preço de tudo dispara e a capital austríaca fica abarrotada de turistas.

Caso você só possa viajar nessa época do ano, o ideal é providenciar suas reservas de hospedagem com o máximo de antecedência possível para evitar perrengues.

O que não posso deixar de visitar na capital da Áustria?

O que não posso deixar de visitar na capital da Áustria?
Fonte: Pxhere / CC0

Destino perfeito para quem gosta de cultura e história, a capital austríaca é quase um museu a céu aberto, recheada de construções históricas, monumentos e praças suntuosas.

Vem descobrir o que fazer em Viena, Áustria! 

O que fazer em Viena, Áustria, à noite?

Quem gosta de curtir a noite não vai se decepcionar com a badalada Viena, Áustria. 

A cidade oferece um leque variado de atrações a seus visitantes, de casas noturnas a espaços para concertos.

A região de Gumpendorfer é parada obrigatória para quem deseja conhecer os melhores bares da Áustria, especialmente no trecho conhecido como Bermudadreieck, onde fica a maior concentração de bares e pubs.

Caso você busque por opções mais culturais e tranquilas, pode gostar de assistir a um concerto no Wiener Staatsoper, a Ópera de Viena, ou de saborear uma boa refeição num restaurante da rua Graben.

Você também pode gostar de curtir a vista da cidade à noite do alto da roda gigante da cidade, a Wiener Riesenrad, construída em 1897 e com mais de 65 metros de altura.

O que fazer em Viena com chuva?

O que fazer em Viena com chuva?
Fonte: Pxhere / CC0

Chove com relativa frequência na cidade de Viena, então é sempre indicado contar com um plano B para não ficar preso no hotel em caso de chuva.

Como a cidade reúne uma grande quantidade de museus, palácios e edifícios históricos, você não terá dificuldade para encontrar o que fazer com chuva.

Você pode, por exemplo, fazer uma visita guiada à Ópera de Viena, onde já se apresentaram ícones como Mozart e Schubert, ou assistir a uma apresentação dos Meninos Cantores de Viena (Wiener Hofmusikkapele).

Outra alternativa é conhecer o complexo imperial de Hofburg, símbolo da dinastia Habsburgo, e aproveitar para visitar a Escola Espanhola de Cavalaria (Spanish Hofreitschule).

Os amantes de história não podem perder a oportunidade de visitar o Museu de História Natural (Naturhistorisches) e o Kunsthistorisches Museum Wien, que ficam em belos edifícios do século XIX.

Dá também para fugir da chuva em um dos bons cafés vienenses ou nas famosas confeitarias da cidade, como Café Demel, Café Central e Café Sacher.

Não deixe de conhecer a casa em que viveu um dos maiores gênios da música, a Mozarthaus, e a antiga casa do chamado pai da psicanálise, o Sigmund Freud Museum.

Vale a pena planejar, ainda, uma visita ao Museum Quartier, que abriga oito excelentes museus e fica bem ao lado da Maria-Theresien Platz e do Rathauspark, uma das mais agradáveis áreas verdes da cidade.

Para completar seu roteiro de dia chuvoso, que tal visitar algumas das igrejas históricas da cidade, como Jesuitenkirche, Peterskirche e Karlskirche?

Também não dá para perder a Catedral de São Estevão (Stephansdom), construída em 1147 e casa do maior sino de toda a Áustria, o Boomer. 

Por lá você pode até fazer uma visita guiada pelas catacumbas e conhecer um pequeno museu sacro.

O que fazer em Viena, Áustria, com crianças?

Não são apenas os adultos que podem se encantar com as atrações vienenses. Há muito o que fazer na capital da Áustria com crianças!

Os pequenos costumam gostar do passeio pelo Palácio de Hofburg, datado do século XIII, e pelo Palácio Belvedere, do século XVIII, pois podem aprender como vivia a realeza austríaca no passado.

As crianças também curtem a visita ao complexo de Schönbrunn, muito comparado ao Palácio de Versalhes, que fica em um parque com mais de 160 hectares de área verde com trilhas e outras atrações.

Está viajando com a família no inverno? Leve as crianças para patinar no gelo da gigantesca pista Wiener Eistraum, instalada na Rathausplatz.

No verão, por sua vez, é recomendado o passeio até o parque aquático Wasserspielplatz Wasserturm e ao Tiergarten Schönbrunn, o mais antigo zoológico do mundo, fundado no século XVIII.

Pode ser também bastante agradável fazer o passeio de barco pelo Donaukanal, que conta, ainda, com um extenso calçadão cheio de atrações para toda a família.

Por fim, não deixe de levar as crianças para conhecer o Parque Prater, um dos parques de diversões mais antigos do planeta, onde vocês poderão brincar nas torres e na montanha-russa Boomerang.

Coisas para fazer de graça em Viena

Coisas para fazer de graça em Viena
Fonte: Gugerell / Wikimedia Commons / CC0

Você provavelmente não vai encontrar muitas pessoas dizendo que Viena, Áustria, é um destino barato para turismo, mas não se engane: existem muitas atrações gratuitas ou de baixo custo esperando por você na cidade!

O Parque Prater, que citamos acima, é uma dessas atrações: a entrada é franca e você só paga para se divertir em alguns dos brinquedos.

O parque aquático Wasserspielplatz Wasserturm também tem entrada gratuita: que tal aproveitar para curtir as cachoeiras, áreas verdes, pontes e atrações do complexo com 15 mil m²?

Também não é necessário gastar nada para fazer a visita aos jardins do Palácio Schönbrunn, um dos mais bonitos da Europa, ou para percorrer as ruas do centro histórico.

Onde comer na capital da Áustria

Viena, Áustria, é também um fantástico destino gastronômico, onde você poderá conhecer as delícias da cozinha de um antigo império e as novidades trazidas pela atualidade.

As opções gastronômicas mais econômicas ficam no entorno do Boulevard Kärntner Strasse

Você também vai encontrar muitas barraquinhas de comida espalhadas pelo centro: que tal aproveitar para experimentar uma salsicha austríaca (wurst)?

Também é fácil encontrar onde matar a fome perto de pontos turísticos famosos e na região do Ring.

Quem gosta de uma pegada gastronômica mais popular ou simplesmente deseja aprender como os austríacos se alimentam pode curtir um passeio pelo mercado a céu aberto Naschmarkt.

Está aproveitando a viagem para ir às compras? Conheça os restaurantes das ruas comerciais Graben e Mariahilferstrasse.

Cidades próximas de Viena, Áustria, para conhecer

Cidades próximas de Viena, Áustria, para conhecer
Fonte: Pxhere / CC0

Você pode aproveitar o seu roteiro por Viena, Áustria, para fazer um bate-volta a uma das encantadoras cidades nos arredores da capital austríaca.

É o caso da capital da Eslováquia, Bratislava, que fica a apenas 50 minutos de viagem e pode ser visitada de carro, ônibus, trem e até barco.

A terra natal do icônico Mozart, Salzburgo, também fica nas redondezas: Patrimônio Mundial da Unesco, a cidade fica a uma agradável viagem de 3 horas de trem, passando por alguns dos mais belos cenários da Áustria.

E tem mais! Viena conta com viagens de trem a cada hora para a segunda maior cidade da Áustria, Graz, que tem um dos centros históricos mais preservados da Europa.

Dá até para fazer um bate-volta até Linz, uma das cidades banhadas pelo rio Danúbio que fizeram parte do Sacro Império Romano-Germânico e tem uma história milenar. 


Continue sua leitura!

Não perca nenhuma promo!

As melhores dicas e promos chegam primeiro no seu e-mail. Assine nossa newsletter e começe a economizar!