Ir para o site

×

×

Visto para França: saiba como garantir o seu!

Tirar o visto para França é garantir a entrada no país para estudar, trabalhar ou curtir as férias na terra do queijo! Conheça os tipos de visto aqui!

O visto para França é um documento indispensável para quem sempre sonhou em viver na terra do queijo, dos croissants e do vinho.

Motivos não faltam para fazer as malas com destino à casa da Torre Eiffel e das medievalescas cidades da Provença, berço da liberdade como hoje a conhecemos.

Afinal, a França é considerada um dos melhores lugares do mundo para viver, famosa pela qualidade de vida, pelo acesso a saúde e educação de qualidade, pela melhor gastronomia do planeta e muito mais.

E não é só isso! Também estamos falando de um país formidável, cheio de lugares bonitos e inesquecíveis para conhecer, como o monumental Palácio de Versalhes, as icônicas praias do Mediterrâneo, a EuroDisney e muitos outros.

A documentação necessária para conhecer esse país europeu, porém, ainda gera muitas dúvidas em muitos viajantes mundo afora.

Você vai precisar de um visto de turismo, como nos Estados Unidos, ou só precisará de visto para viagens mais longas, como no caso da Espanha e outros países europeus? E como solicitar esse visto? Qual o tipo que você precisa?

A resposta para essas e outras perguntas está neste artigo, que vai te contar tudo sobre o visto para França, vem conferir!

É preciso ter visto para entrar na França?

É preciso ter visto para entrar na França?
Fonte: Pxhere / CC0

Antes de saber como tirar o  visto para França, você precisa saber se esse documento é obrigatório para você ou qualquer outra pessoa que deseje visitar o país europeu.

Nesse sentido, a primeira coisa que você precisa saber sobre o visto para França é que esse documento é obrigatório para quem deseja visitar o país, mas nem sempre.

Caso você seja um cidadão da União Europeia ou de algum país do continente, você está dispensado da exigência do visto e pode conhecer a França apenas com seu passaporte em mãos.

O mesmo vale para brasileiros com dupla cidadania (uma delas europeia) que tenham interesse em viver temporária ou permanentemente na França.

Caso a viagem tenha duração superior a três meses, o visto é obrigatório e deve ser providenciado ainda no Brasil, antes do embarque, para que você possa permanecer no país europeu dentro da legalidade. Veja só!

Para turismo

Não é necessário visto para França para viajante brasileiro e diversas outras nacionalidades com a finalidade de turismo, desde que a viagem tenha duração máxima de 90 dias.

Nesse caso, você só precisará apresentar alguns documentos que comprovem o seu status de turista e deixem clara a sua intenção de deixar a França após o fim da viagem.

A lista de documentos inclui passaporte (com validade mínima de seis meses após a data de embarque), seguro viagem (com cobertura mínima de 30 mil euros) e comprovantes de passagem de volta, hospedagem (ou carta-convite) e condições financeiras.

Quem apresenta todos esses documentos não deve ter dificuldades para entrar na França ou em qualquer outro país que faça parte do chamado Espaço Schengen, que se estende pela maior parte do continente europeu.

Esse acordo multipaíses foi firmado para facilitar o trânsito de turistas entre as fronteiras dos países europeus, possibilitando permanência de 90 dias a cada intervalo de 180 dias no país.

Confira a relação de países isentos da necessidade de visto francês para viagens com até três meses de duração:

  • Andorra
  • Argentina
  • Austrália
  • Bermudas
  • Brasil
  • Brunei
  • Canadá
  • Chile
  • Costa Rica
  • Croácia
  • El Salvador
  • Guatemala
  • Honduras
  • Hong Kong
  • Israel
  • Japão
  • Macau
  • Malásia
  • México
  • Mônaco
  • Nicarágua
  • Nova Zelândia
  • Panamá
  • Paraguai
  • São Marino
  • Cingapura
  • Coreia do Sul
  • Suíça
  • Reino Unido
  • Estados Unidos
  • Uruguai
  • Venezuela

Para trabalho

Caso você não tenha cidadania europeia e a sua viagem não tenha a finalidade de turismo ou atividades não-lucrativas, você precisará providenciar um visto para França de trabalho, o que requer organização, planejamento e antecipação por parte do viajante.

Nesse caso, você vai precisar apresentar uma série de documentos que comprovem seu vínculo trabalhista com uma empresa francesa. 

A empresa, por sua vez, precisará apresentar uma Carta de Contrato, que aponta a carga horária semanal, remuneração, benefícios e duração do contrato, e comprovar que esgotou as tentativas de contratar um trabalhador francês antes de recorrer a um estrangeiro.

Tipos de visto para França

Tipos de visto para França
Fonte: Freepik

Existem tipos de visto para França, e a modalidade ideal para você vai depender diretamente da categoria na qual você se encontra.

A lista inclui visto estudantil, de trabalho, reagrupamento familiar e até vistos específicos para pessoas casadas com franceses. Todos esses tipos são essenciais para o viajante que não deseja cair na ilegalidade nem correr o risco de ser deportado.

Vem descobrir qual a melhor opção para a sua viagem!

Visto de estudante

O visto para estudar na França é, provavelmente, o mais comum entre todos os tipos de visto oferecidos pelo país.

Essa modalidade é indicada para estudante au pair, que aproveita o período de estudos para trabalhar na casa de uma família francesa, e estudantes em processo de estágio durante ensino médio, graduação, pós-graduação e cursos de idioma.

A solicitação e emissão do visto estudantil francês é relativamente diferente de outros países.

Para começar, você precisa se matricular em uma instituição de ensino francesa antes mesmo de embarcar para a sua viagem. Só com a carta de admissão ou o comprovante de matrícula em mãos será possível dar entrada no pedido de visto.

Além disso, você deverá apresentar comprovantes, como número do processo no site da Campus France, pré-inscrição ou matrícula em instituição de ensino francesa, como datas de início e fim do curso ou carga horária semanal.

Também é indispensável apresentar comprovante de moradia para período mínimo de 90 dias, declaração do Imposto de Renda do país de origem, últimos contracheques e extratos bancários dos últimos três meses.

E tem mais! O intercambista precisa também comprovar que dispõe de renda mínima mensal de 615 euros (R$ 3.465,06, em cotação de 27/11/2022) para se manter no país no decorrer do seu período de estudos.

Visto de trabalho

Se a sua intenção é exercer uma atividade remunerada durante a sua permanência no país, você precisará de um visto de trabalho para França. 

Vale lembrar que estudantes em visto de longa duração têm permissão para trabalhar, desde que a carga horária máxima não ultrapasse os limites determinados pelas autoridades francesas.

Caso esse não seja o seu caso, você deverá tomar as providências para a emissão desse tipo de visto, recomendado para quem é contratado por uma empresa, quem deseja investir ou empreender no país e até por autônomos.

Para isso, você deverá apresentar o máximo de comprovantes possíveis sobre a sua situação, incluindo contrato de trabalho com uma empresa francesa que descreva a vaga que você vai ocupar e a remuneração que vai receber.

Em alguns casos, o processo pode ser ainda mais simples: o visto de férias-trabalho existe desde 2018 e garante o direito à permanência temporária na França durante o período em que você ainda está procurando um trabalho.

Esse tipo de visto é exclusivo para pessoas de 18 a 30 anos e sua maior vantagem é a possibilidade de visitar a França mesmo sem ter um emprego. Desse modo, caso você encontre uma oportunidade de trabalho no país, poderá trabalhar legalmente.

Em contrapartida, o visto de férias-trabalho não é passível de renovação e tem duração máxima de 1 ano. Ou seja, caso você não encontre emprego nesse período, deverá deixar o país. 

Outras modalidades

Existe um visto para França para cada categoria de viajante, desde aqueles que têm cidadania europeia (e, por isso, estão isentos do visto), como para pessoas em casos específicos.

O visto visiteur por exemplo, é recomendado para aposentados ou pessoas com rendimentos fixos mensais que não desejam trabalhar na França, apenas passar uma temporada estendida por lá.

O país também oferece visto para empreendedores e investidores que desejam abrir empresa ou adquirir imóveis, pessoas que são casadas com cidadãos franceses e pesquisadores em função de pesquisa científica.

Até quem tem um familiar próximo vivendo na França pode solicitar um visto de reagrupamento familiar para também garantir o direito de viver no país.

O ideal é pesquisar bastante antes de solicitar o seu visto para encontrar o documento ideal para a sua necessidade e a finalidade da sua viagem.

Onde tirar o visto para França no Brasil?

Onde tirar o visto para França no Brasil?
Fonte: Freepik

Se você chegou a este artigo querendo saber onde tirar o visto para França no Brasil, a resposta depende do estado em que você vive.

O viajante precisa procurar o consulado ou embaixada da França correspondente a seu estado brasileiro de origem para dar entrada no pedido.

Quem é de Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso ou de qualquer estado do Norte do Brasil deve procurar a Embaixada da França em Brasília. Caso você seja do Nordeste brasileiro, deve procurar o Consulado de Recife.

Moradores de Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro são direcionados ao Consulado Francês do Rio de Janeiro, enquanto habitantes do Sul do Brasil, Mato Grosso do Sul ou São Paulo precisam ir até o Consulado Francês de São Paulo.

Documentação necessária

A documentação necessária para solicitar um visto francês depende diretamente do tipo de visto ao qual o viajante está se candidatando.

O visto estudantil, por exemplo, exige a comprovação de vínculo com uma instituição de ensino francesa, enquanto o visto de trabalho demanda a apresentação de contrato já assinado com uma empresa do país europeu.

Alguns documentos, no entanto, são comuns a todas as categorias de visto e devem fazer parte da sua organização para solicitar o documento, confira:

  • Formulário de pedido de visto para França preenchido e assinado;
  • Passaporte com validade mínima de seis meses e duas páginas em branco para visto;
  • Fotos 3,5×4,5 recentes, coloridas e com fundo branco;
  • Certidão de nascimento ou casamento expedida no Brasil;
  • Comprovante de residência;
  • Comprovantes de condições financeiras;
  • Comprovante de hospedagem ou carta-convite;
  • Seguro viagem com cobertura mínima de 30 mil euros para despesas médico-hospitalares.

Prazos para entrada de solicitação e aprovação de visto

O processo de solicitação e aprovação de um visto para França não é demorado, mas é melhor se organizar com o máximo de antecedência possível para evitar percalços.

Em geral, da apresentação dos documentos obrigatórios à emissão do documento se passam, em média, 15 dias. 

No entanto, você precisa considerar também o tempo para agendamento do visto, que nem sempre é imediato, especialmente em meses de demanda elevada, como junho a agosto.

O ideal é se programar para reunir os documentos e fazer a solicitação ao menos seis meses antes da data da viagem. Assim, você terá tempo suficiente para se organizar sem prejudicar seu planejamento.

Quanto custa um visto para França?

Quanto custa um visto para França?
Fonte: Freepik

O preço do visto para França, isto é, das taxas consulares para pedido e emissão do documento, varia conforme a categoria do visto.

Existem até algumas modalidades que são completamente gratuitas, como os vistos para férias-trabalho, pessoas casadas com franceses e pesquisadores visitantes.

O visto para estudante, por sua vez, tem custo de 50 euros (em novembro/2022), enquanto o visto de trabalho exige a comprovação de renda mínima mensal.

Você pode conferir as exigências e os custos de diferentes tipos de visto para França no site oficial da Embaixada Francesa no Brasil.

Qual é a validade de um visto francês?

Vale lembrar que a duração da permanência no país depende diretamente da validade do visto para França. 

O visto estudantil tem duração equivalente à duração do curso do viajante. Ou seja, se o seu curso vai durar 7 meses, o seu visto deve durar 7 meses. O mesmo acontece com o visto para pesquisador visitante.

O visto de trabalho tem duração variada, podendo ser de 12 meses, de maior duração ou até mesmo impossível de renovação.

No caso de visto para aposentados, a duração é de 12 meses e o documento deve ser renovado anualmente, mediante a comprovação de renda de 7.380 euros por ano (esse valor pode ser reajustado todos os anos).

Você quer viver permanentemente na França? Você precisa morar no país de forma legal por, no mínimo, 5 anos e ser o titular de um “titre de séjour”, que possibilita trabalhar no país, ou de uma “carte de résident” válida no ato da solicitação do visto permanente.


Continue sua leitura!

Não perca nenhuma promo!

As melhores dicas e promos chegam primeiro no seu e-mail. Assine nossa newsletter e começe a economizar!