Ir para o site

×

×

Zurique: descubra o que fazer, informações e outras dicas!

Você está pensando em viajar? Conheça Zurique, destacamos neste texto tudo que você precisa saber sobre um dos melhores destinos da Suíça!

Quem procura belezas naturais, bela arquitetura e uma rica história não vai se arrepender de visitar Zurique. 

Situada no coração da Suíça, a cidade está entre os destinos mais famosos da Europa, que atrai milhões de turistas de todo o mundo anualmente com sua ampla oferta de atividades e atrações turísticas.

Destino perfeito para quem gosta de compras de luxo e boas experiências gastronômicas, a cidade é segura e bem organizada, tem um excelente sistema de transporte público e boa oferta de acomodações de alta qualidade. 

Para te ajudar a planejar a sua visita, destacamos neste texto tudo que você precisa saber sobre um dos melhores destinos da Suíça!

Como chegar a Zurique, Suíça?

Como chegar a Zurique, Suíça?
Pixabay

A cidade de Zurique fica na região central da Suíça, às margens do lago de mesmo nome (que, por sua vez, dá origem ao rio Limmat) e bem próxima aos famosos Alpes. 

Maior cidade do país, o destino é considerado um dos mais importantes centros financeiros do mundo e está a 120 km de distância da capital, Berna, a apenas 50 km de Lucerna e a 220 km de Genebra.

Confira como chegar até a maior cidade suíça!

A partir do Brasil

Vai viajar a Zurique, Suíça, a partir de uma cidade brasileira? As companhias aéreas Swiss e Latam operam voos diretos a partir de São Paulo. 

Outras empresas oferecem voos com conexão em outras cidades europeias, como Lisboa, Madrid e Frankfurt, antes do desembarque na cidade suíça.

O imenso Aeroporto de Zurique está conectado a uma estação de trem, de onde partem linhas regulares para o centro da cidade e até outros destinos suíços. A estação ferroviária fica no nível -2 do Terminal 2.

Também existem diversas linhas de ônibus que ligam o aeroporto a diferentes partes da cidade, com partida em frente aos terminais 1 e 2 (onde você também pode pegar táxi ou Uber).

De outras cidades da Suíça

Chegar a Zurique fica ainda mais fácil se você já estiver na Suíça, já que a cidade abriga o maior hub aéreo do país e exerce papel de protagonismo econômico, político e social no mapa do país.

Para começar, a rede ferroviária suíça é considerada uma das melhores do mundo, conectando as principais cidades do país de maneira eficiente, segura e confortável. As viagens são bastante pontuais e os serviços são regulares e frequentes.

Muitas empresas de ônibus também oferecem conexões a partir de outras cidades suíças, sendo uma opção mais econômica do que os trens, embora os ônibus possam ser mais lentos. 

E ainda é possível chegar de carro a partir de outras cidades por meio das principais rodovias do país, como a A1 (via Genebra, Berna e Lausanne), a A3 (via Basileia e Lucerna), a A4 (que vai até a fronteira com a Alemanha) e muitas outras.

Só não se esqueça de que o trânsito local pode ser intenso e o estacionamento na cidade costuma ser caro. 

Zurique: mapa

Com mais de 400 mil habitantes, a cidade é a maior da Suíça e um dos mais importantes centros financeiros e culturais da Europa. 

Confira onde fica Zurique no mapa!

Quando viajar para Zurique?

Você pode visitar a cidade de Zurique em qualquer época do ano, mas esteja ciente de que as estações podem ter “caras” bem diferentes entre si.

A alta estação é o verão europeu, de junho a agosto, quando pode fazer calor de até 25ºC e os dias são mais longos. É o momento ideal para desfrutar de atividades ao ar livre, como curtir o dia no lago e percorrer trilhas.

Para escapar dos preços salgados e das multidões da alta temporada, pode ser interessante visitar a cidade na primavera, de março a maio, ou no outono, setembro a novembro, quando o clima fica ameno e a cidade está mais vazia.

Vale pontuar que a cidade tem outra alta temporada, o inverno (dezembro a fevereiro), estação mais indicada para quem deseja praticar esportes de inverno, como esqui e snowboard. 

Em relação à chuva, o ideal é estar sempre preparado, pois o regime chuvoso é espalhado ao longo do ano inteiro e não há uma época mais seca do que outra.

Zurique: onde se hospedar?

Decidir onde se hospedar em Zurique pode ser desafiador pela quantidade de bairros interessantes que a cidade abriga. 

Altstadt, a Cidade Velha, é a queridinha entre os turistas, não apenas por ser a área mais antiga da cidade, mas também pelo charme de suas ruas de paralelepípedos e seus edifícios históricos.

Além disso, a região é popular para hospedagem por abrigar as atrações mais famosas da cidade, possibilitando que o turista faça praticamente tudo a pé, com eficiência e conforto. 

Niederdorf, por sua vez, é uma região recomendada para quem deseja curtir a vida noturna local (é contra indicada para quem tem sono leve e não gosta de barulho). A área é vibrante e é o endereço de muitos bares, restaurantes e casas noturnas.

Para uma experiência de hospedagem de alto padrão, o melhor lugar é Bahnhofstrasse, a principal rua comercial da cidade, famosa pelos hotéis-boutique de luxo, bem como suas lojas de grife e boutiques exclusivas.

O bairro de Seefeld, por fim, é indicado para quem busca um ambiente mais calmo e residencial, com vista panorâmica do lago que dá nome à cidade. 

O que não deixar de fazer em Zurique?

O que não deixar de fazer em Zurique?
Pixabay

Essa cidade encantadora é conhecida por seus museus de arte, teatros e galerias, bem como por sua vida noturna badalada e gastronomia de alta qualidade. 

O destino é interessante até para quem quer escapar do cenário urbano, já que a cidade é cercada por belas paisagens naturais, incluindo lagos, montanhas e florestas.

Confira os mais imperdíveis pontos turísticos de Zurique! 

O que fazer em Zurique à noite?

Quem procura o que fazer em Zurique à noite tem muitas opções pela frente, especialmente na região de Niederdorf, coração da vida noturna local, endereço de muitos bares, pubs e restaurantes. 

O bairro é especialmente popular entre os jovens, que se reúnem na região para se divertir após o pôr do sol, e entre pessoas que desejam experimentar cervejas locais e pratos típicos da culinária suíça. 

Caso você prefira uma atividade mais cultural, informe-se sobre a programação do Opernhaus, o principal teatro da cidade, onde é comum haver óperas, balés e peças de teatro em cartaz. 

A cidade também é famosa por seus bares de rooftop, que oferecem vistas incríveis à noite, como o Hiltl Dachterrasse, o Clouds e o Jules Verne.

E que tal uma opção mais tranquila? A Cidade Velha fica ainda mais encantadora à noite, com suas ruas estreitas iluminadas por lampiões antigos.

Quer uma boa e velha balada? Confira as casas de shows ao vivo e os clubes de música eletrônica da região central, como o Moods, o Exil e o Mascotte.

O que fazer em Zurique, Suíça, com chuva?

Como as chuvas são relativamente frequentes em Zurique, Suíça, a cidade está perfeitamente preparada para os dias em que o sol não aparece, com uma boa seleção de atividades indoor em diversas regiões. 

O dia de chuva pode ser uma oportunidade para visitar os museus da cidade, como o Kunsthaus, o Museu Nacional Suíço, o Museu Rietberg e o Museu de Design. Todos eles oferecem exposições fascinantes e excelente estrutura.

Você também pode relaxar em uma das muitas cafeterias charmosas da cidade, como a Babu’s Bakery & Coffeehouse, o Café Henrici e o Café Odeon, ou ir às compras nas lojas da Bahnhofstrasse ou dos shoppings Sihlcity e Glattzentrum

Vale lembrar que a cidade também abriga muitos spas e piscinas cobertas, perfeitos para um dia de relaxamento em dias chuvosos, como o Thermalbad & Spa Zurich, o Migros Fitnesspark e o Oerlikon Hallenbad

O que fazer em Zurique com crianças?

O que fazer em Zurique com crianças?
Pixabay

Está viajando com a família? Zurique reúne muitas atividades divertidas para crianças de todas as idades. 

O Zoológico da cidade é uma das atrações mais populares entre famílias, com mais de 375 espécies de animais, incluindo leões, tigres, ursos polares e pinguins. 

Para quem quer uma atividade ao ar livre, uma sugestão é passear no Parque Lindenhof, um parque público no centro da cidade formado por áreas verdes e parquinhos para as crianças, além de vistas incríveis da cidade. 

A experiência dos pequenos também pode ser incrível em um passeio no teleférico de Felsenegg, que fica nos arredores da cidade e oferece vista panorâmica de Zurique, do lado e das montanhas.

Além dessas atividades, há muitas outras opções de lazer para crianças, como passeios de barco, patinação no gelo, visita ao planetário e muito mais.

Pontos turísticos de Zurique gratuitos

Apesar de Zurique ser conhecida como um destino caro, ainda há muitas coisas que podem ser feitas sem gastar muito dinheiro por lá. 

Um passeio pelo centro histórico, por exemplo, não vai te custar nada. A região pode ser explorada a pé para que você admire os belos edifícios históricos e as ruas de origem medieval. 

A cidade também é a casa de muitas igrejas centenárias e bonitas que merecem a sua visita e têm entrada gratuita, como a Grossmünster, a Fraumünster e a St. Peterskirche.

Você gosta de vistas? O antigo castelo de Linderhof, o mirante da montanha de Uetliberg e a região de Niederdorf estão entre os lugares gratuitos com vista panorâmica da cidade.

Também dá para percorrer a orla do lago que dá nome à cidade e desfrutar da paisagem exuberante sem gastar nada. 

Além disso, embora a maioria dos museus cobre entrada, muitos oferecem dias de gratuidade ao longo do mês.

O Museu Nacional Suíço, por exemplo, tem entrada gratuita no primeiro domingo de cada mês, permitindo que os visitantes aprendam sobre a história e a cultura da Suíça sem pagar. 

Zurique: onde comer

Zurique tem uma cena gastronômica bastante diversificada, com restaurantes e cafés excelentes para todos os gostos e orçamentos. 

Boa parte desses estabelecimentos está em Niederdorf, onde você encontra desde pratos típicos suíços a delícias da gastronomia internacional.

Na movimentada rua Langstrasse também há uma ampla oferta de bares, cafés e restaurantes nas mais diversas faixas de preço.

Gosta de ambientes mais contemporâneos? Os polos gastronômicos de Kreis 4 e Zurich-West podem ser excelentes pedidas para a hora da refeição!

Há também boas opções gastronômicas na orla do lago, onde, além de boa comida, você também pode curtir a vista deslumbrante do lago e das montanhas.

Como é viver em Zurique?

Como é viver em Zurique?
Pixabay

A cidade de Zurique é famosa pela elevada qualidade de vida, e não é coincidência que a metrópole seja considerada uma das melhores cidades do mundo para se viver. 

Os moradores podem usufruir de excelentes serviços de saúde, boa infraestrutura de transporte público, além de serviços de educação, segurança e cultura de altíssima qualidade.

Em contrapartida, o custo de vida na cidade é elevado e pode ser um desafio para pessoas com orçamentos mais restritos.

No fim das contas, viver na maior cidade Suíça pode ser uma experiência positiva para aqueles que valorizam uma alta qualidade de vida, embora os custos elevados e o clima mais frio possam ser desafios para algumas pessoas.

O que fazer próximo a Zurique

Quer saber o que fazer próximo a Zurique? Há muitos lugares interessantes para visitar nos arredores da cidade.

As montanhas dos Alpes Suíços são um bom exemplo. A cadeia montanhosa fica pertinho da cidade e está entre os principais destinos de inverno do mundo.

As Cataratas do Reno também estão próximas, a 1 hora da maior cidade da Suíça. As maiores cachoeiras da Europa reúnem várias trilhas e oportunidades para passeios de barco.

Ainda perto da cidade fica a vizinha Lucerna, conhecida por sua bela arquitetura medieval, incluindo a Ponte da Capela, e seu grande lago, onde você pode fazer passeios de barco e desfrutar da paisagem.

E que tal conhecer um genuíno castelo medieval? Château de Chillon, situado às margens do Lago de Genebra, fica a apenas 2 horas de viagem.

Além disso, a capital da Suíça, Berna, fica a cerca de uma 1h30 da cidade e pode te encantar com uma primorosa arquitetura medieval.

Com sua localização central e fácil acesso a muitos destinos populares, a maior cidade da Suíça é um excelente ponto de partida para explorar o país e outras partes da Europa!


Continue sua leitura!

Não perca nenhuma promo!

As melhores dicas e promos chegam primeiro no seu e-mail. Assine nossa newsletter e começe a economizar!