Ir para o site

×

×

Capital da Holanda: conheça a famosa Amsterdã!

Com uma atmosfera vibrante e encantadora arquitetura, a capital da Holanda, Amsterdã, é um dos melhores destinos europeus para conhecer!

Amsterdã, a capital da Holanda, é um dos destinos mais imperdíveis da Europa, e motivos para tanta fama não faltam!

A cidade remonta ao século XII, quando era uma pequena vila de pescadores às margens do rio Amstel, e, com o passar dos séculos, se tornou uma metrópole próspera e cosmopolita, conhecida por sua arquitetura icônica e rica cultura. 

Hoje em dia, a cidade é um destino turístico para todos os gostos: desde os amantes da arte e da história até os fãs de vida noturna e gastronomia. 

Prepare-se para se encantar com o Museu Van Gogh, que abriga a maior coleção de obras do artista holandês, e outros tantos museus de renome mundial, como o Rijksmuseum e o emocionante Museu Anne Frank.

Você ainda terá a oportunidade de conhecer um mercado de flores flutuante e o animado bairro boêmio de Jordaan. 

Quer saber mais sobre esse destino incrível? Confira porque Amsterdã merece estar em sua lista de destinos a visitar na Europa!

Como chegar à capital da Holanda?

Como chegar a capital da Holanda?
Pxhere / CC0

Capital da Holanda, Amsterdam (ou Amsterdã) é a maior cidade dos Países Baixos e está situada na região oeste do país, na província da Holanda do Norte. 

A cidade fica às margens do Mar do Norte e é atravessada pelo rio Amstel, que deu origem ao seu nome.

Confira como chegar até lá!

A partir do Brasil

Se você está planejando uma viagem para a capital da Holanda a partir do Brasil, o caminho mais rápido é pegar um voo direto a partir dos aeroportos de Guarulhos, em São Paulo, e Galeão, no Rio de Janeiro.

A viagem dura, em média, 12h30 e o desembarque acontece no Aeroporto de Schiphol, o principal aeroporto de Amsterdã e um dos maiores da Europa. 

Ao desembarcar em Schiphol, você terá diversas opções de transporte para chegar ao centro da cidade, e uma das mais rápidas e convenientes é o trem.

A estação fica dentro do aeroporto e há trens regulares com destino à Estação Central de Amsterdã a cada poucos minutos, em percurso que dura cerca de 15 a 20 minutos. 

Há também a possibilidade de pegar um ônibus até o centro: essa alternativa é mais barata do que o trem, mas pode levar mais tempo para chegar ao centro da cidade, dependendo do trânsito. 

Se preferir mais privacidade e comodidade, é possível utilizar os táxis disponíveis no aeroporto, que são facilmente encontrados na área de desembarque, ou um serviço de transfer pré-agendado.

De outros países da Europa

É fácil chegar a Amsterdã a partir de outros países da Europa, seja de avião, trem, ônibus ou carro. 

Para aqueles que preferem voar, o Aeroporto de Schiphol continua sendo um dos principais pontos de entrada da cidade, com voos diretos de várias cidades europeias. 

Há também outros aeroportos nas proximidades, como o Aeroporto de Roterdã e o Aeroporto de Eindhoven, que recebem voos internacionais. 

Além disso, a cidade é um importante centro de transporte ferroviário, com várias conexões de trem a partir de outras cidades europeias, como Paris, Bruxelas, Berlim e Londres, com destino à Estação Central de Amsterdã. 

Quem está viajando pelo Velho Continente também pode recorrer ao ônibus, por meio de várias empresas que oferecem rotas para Amsterdã a partir de várias cidades, como a FlixBus e a Eurolines. 

Você prefere dirigir? É possível chegar à cidade de carro pelas rodovias A1, A2, A4 e A9, além de outras rodovias menores que levam a Amsterdã.

Mapa de Amsterdã

Conhecida por seus canais, arquitetura histórica, museus e vida noturna agitada, Amsterdã é uma das cidades mais procuradas por turistas na Europa.

Durante a sua visita, não deixe de conhecer a Casa de Anne Frank, o Rijksmuseum e o Museu Van Gogh, que abrigam algumas das obras mais famosas do mundo. 

Aproveite para fazer um passeio de barco pelos canais e explore a cidade de uma perspectiva diferente, e não deixe de conhecer os bares e restaurantes das praças Rembrandt e Leidseplein. 

Confira no mapa onde ficam as atrações mais famosas!

Qual é a melhor época para visitar Amsterdã?

Um dos destinos mais famosos da Europa Ocidental, a capital da Holanda tem clima relativamente frio para os padrões brasileiros durante boa parte do ano, mas pode ser visitada o ano inteiro, com atrações para todas as estações.

Durante os meses de verão, de junho a agosto, a cidade fica mais movimentada e animada, com muitos festivais e eventos ao ar livre impulsionados pelas temperaturas mais quentes, em torno de 20°C: clima ideal para passeios pelos parques e canais da cidade. 

No entanto, os preços de hotéis e restaurantes também costumam ser mais altos durante essa época, além do fato de que a cidade fica abarrotada de turistas, então prepare-se para encontrar a capital holandesa no auge da temporada turística. 

Nos meses de outono, de setembro a novembro, as multidões diminuem e os preços também, tornando a época indicada para quem deseja desfrutar de uma experiência mais tranquila e econômica. 

Nesse período, as temperaturas são mais frescas, com média de 15°C, mas o clima ainda é agradável para caminhar pela cidade e visitar museus e outras atrações turísticas. 

O inverno, de dezembro a fevereiro, é a época mais fria e úmida em Amsterdã, com temperaturas médias em torno de 5°C. É quando a cidade ganha um charme especial com as luzes de Natal e a possibilidade de patinar nos canais congelados. 

Com a cidade mais vazia em função do frio, os preços de hotéis e restaurantes são mais baixos, o que torna o inverno a data ideal para quem deseja economizar na viagem.

Vale pontuar que Amsterdã ganha ainda mais charme na primavera, de março a maio, época em que a cidade começa a florescer e ganhar vida novamente após o inverno. Os parques ficam cheios de flores coloridas, especialmente no final de abril.

Onde se hospedar na capital da Holanda?

Um dos principais destinos da Europa, a capital da Holanda dispõe de uma rede hoteleira ampla, com alternativas capazes de atender a diferentes orçamentos. 

Se você procura ficar próximo aos pontos turísticos, o centro histórico é a região mais indicada. A área de origem medieval é o endereço da principal estação de transporte público da cidade, bem como de atrações como a Praça Dam e o Red Light District. 

Outra região famosa para hospedagem é De Pijp, um bairro boêmio e descolado que fica ao sul do centro da cidade e reúne restaurantes, bares e lojas, além de um mercado ao ar livre que acontece todos os dias. 

Já para quem deseja se hospedar em uma região mais tranquila e residencial, a região de Jordaan é uma excelente opção. O bairro é conhecido por suas ruas pitorescas, repletas de lojas de antiguidades, galerias de arte e cafés aconchegantes. 

Você quer se hospedar em uma região mais moderna e descolada? O bairro de Oost é uma boa opção, casa de diversos teatros, cinemas e galerias de arte, bem como restaurantes e bares modernos, perfeitos para quem deseja uma experiência mais contemporânea. 

O que não deixar de fazer na capital da Holanda!

O que não deixar de fazer na capital da Holanda!
Pxhere / CC0

A capital da Holanda é a casa de encantadores canais que podem ser explorados de barco ou bicicleta, ruas charmosas que remontam à Idade Média e arquitetura tipicamente holandesa que parece saída de um livro de história.

Um roteiro pela cidade deve incluir uma visita à Praça Dam, onde ficam o Palácio Real e a famosa estátua de Madame Tussauds, o Museu Van Gogh e outros atrativos icônicos.

Confira o que fazer em Amsterdã!

O que fazer em Amsterdã à noite?

Amsterdã é uma daquelas cidades que parece ainda mais viva à noite do que durante o dia, tamanha a variedade de atrações à espera do viajante. 

Um dos cantinhos mais imperdíveis da noite local é o polêmico Red Light District, onde você pode passear pelas ruas iluminadas e ver as vitrines onde as trabalhadoras do sexo se exibem. 

Se você busca uma experiência mais tradicional, pode ser interessante visitar um dos muitos bares e pubs espalhados pela cidade, sobretudo nos arredores de praças movimentadas, como Rembrandt e Leidseplein

Os apaixonados por música não vão se arrepender de conhecer as casas de show mundialmente famosas instaladas na cidade, como o Paradiso, que já foi uma igreja, e o Melkweg, um dos mais famosos clubes de Amsterdã. 

Quem prefere algo mais tranquilo vai adorar fazer uma caminhada ou um passeio de barco pelos canais iluminados da cidade, oportunidade ímpar para conhecer a beleza da cidade de um ponto de vista diferente. 

E que tal fazer uma viagem no tempo no charmoso bairro de Jordaan? As pitorescas ruas de paralelepípedos e as construções históricas da região ganham ainda mais charme sob as luzes noturnas.

O que fazer em Amsterdã de graça?

Você sabia que a capital da Holanda é um destino incrível até se você está sem dinheiro? A cidade reúne várias atrações gratuitas ou de baixo custo que podem garantir um roteiro incrível!

O famoso Vondelpark, um grande parque no centro da cidade, é um dos lugares gratuitos imperdíveis. Por lá, você poderá caminhar, pedalar, praticar esportes e até mesmo assistir a apresentações de teatro ou música. 

O Museu da Resistência Holandesa também tem entrada gratuita e encanta seus visitantes com um rico acervo que conta a história da resistência holandesa durante a Segunda Guerra Mundial. 

Menores de 18 anos e pessoas que possuem o cartão I amsterdam City Card também entram de graça no Museu Municipal de Amsterdã

Outra boa dica de passeio gratuito é uma visita aos mercados de rua da cidade, como o Albert Cuyp Market, onde é possível encontrar de tudo um pouco, desde roupas até alimentos típicos da Holanda, como o stroopwafel. 

Não deixe de visitar a Praça Dam, onde ficam alguns dos prédios mais antigos da cidade, como o Palácio Real e a Igreja Nova

Também aproveite para conhecer Museumplein, a praça dos museus, onde estão localizados o famoso Museum Van Gogh e o Rijksmuseum

Embora esses museus cobrem ingresso, vale a pena comprar o ingresso simbólico para entrar e apreciar as obras-primas dos grandes artistas holandeses.

O que fazer em Amsterdã com crianças?

O que fazer em Amsterdã com crianças?
Pixabay

Destino para toda a família, Amsterdã oferece entretenimento para todas as idades, inclusive para as crianças, como o Artis Royal Zoo, que possui uma grande variedade de animais de diversas partes do mundo. 

A cidade também conta com vários parques públicos, como o Vondelpark, onde os pequenos podem brincar, fazer piqueniques e desfrutar de diversas atividades ao ar livre, especialmente nos meses mais quentes. 

Outra boa pedida é visitar o Nemo Science Museum, um museu interativo onde as crianças podem aprender sobre ciência e tecnologia de maneira divertida e lúdica, e o Museu Van Gogh, que oferece visitas guiadas especiais para famílias com crianças. 

Para uma experiência mais aventureira, não deixe de fazer um passeio de barco pelos canais de Amsterdã ou de alugar bicicletas para explorar a cidade de forma descontraída e divertida. 

O que fazer em Amsterdã em dias de chuva?

O clima não deve ser um obstáculo para os seus passeios por Amsterdã, uma cidade que pode ser apreciada até mesmo em dias chuvosos. 

Uma das alternativas de lazer para os dias chuvosos é um roteiro pelos museus da cidade, como o Rijksmuseum, o Museu Van Gogh e o Stedelijk Museum, opções para se refugiar da chuva enquanto admira obras de arte incomparáveis. 

Outra alternativa é desfrutar dos mercados cobertos da cidade, como o Albert Cuyp Market e o Foodhallen, onde você vai encontrar uma variedade de comidas deliciosas e atividades interessantes para toda a família. 

Quem gosta de cerveja, aliás, não pode perder a oportunidade de fazer a visita guiada Heineken Experience, durante a qual você poderá aprender mais sobre a história da cerveja e conhecer a fábrica. 

Onde comer na capital da Holanda?

Matar a fome na capital da Holanda é mais fácil e saboroso do que você imagina, pois a cidade é um verdadeiro paraíso para os amantes da culinária. 

A gastronomia local é o grande destaque do bairro De Pijp, recheado de restaurantes charmosos e cafés aconchegantes onde você poderá experimentar delícias como stroopwafels, poffertjes, haring e bitterballen. 

Também há muitas opções gastronômicas na região de Jordaan e ao redor do mercado de Albert Cuyp, o melhor lugar da cidade para experimentar iguarias como os famosos queijos Gouda e Edam. 

Se você busca uma experiência gastronômica mais sofisticada, a região do canal Herengracht tem uma grande variedade de restaurantes elegantes com opções de cozinha internacional. 

Cidades próximas de Amsterdã!

Cidades próximas de Amsterdã!
Pxhere / CC0

Amsterdã é uma cidade encantadora, mas se você tem tempo para explorar a região, existem algumas cidades próximas que valem a visita. 

Uma delas é Haarlem, a apenas 20 minutos de trem da capital da Holanda, onde você poderá visitar bons museus e um famoso mercado de flores. 

Alkmaar, a cerca de 40 minutos de trem, é um destino famoso por seus queijos e por seu centro histórico bem preservado, enquanto Zaandam, a apenas 15 minutos de trem, guarda uma paisagem incrível, com moinhos de vento e casas de madeira. 

Curiosidades sobre a capital da Holanda

Você sabia que a capital da Holanda é comparada à cidade de Veneza, na Itália? Amsterdã tem mais de 100 km de canais, construídos durante o século XVIII para facilitar o deslocamento de mercadorias pela cidade.

A cidade também é conhecida como a capital das bicicletas: estima-se que haja mais de 800 mil “magrelas” por lá, praticamente uma por pessoa.

Outra curiosidade interessante é que a cidade é famosa por sua cultura progressista e políticas liberais, que incluem a legalização da maconha e da prostituição.

A moeda do país é o euro (cotado a R$ 5,50 em maio/2023) e a língua oficial da Holanda é o holandês (também conhecido como neerlandês), embora a maioria da população também fale inglês fluentemente.

Qual a antiga capital da Holanda?

Muito se engana quem pensa que a verdadeira capital da Holanda é Amsterdam. Apesar de a cidade ser, de fato, considerada a capital do país, a capital oficial sempre foi Haia, a cerca de 56 km de distância. 

É em Haia que fica a sede do governo, incluindo ministérios, Parlamento, Senado, residência da monarquia e embaixadas. 

Como é viver em Amsterdã?

Como é viver em Amsterdã?
Pxhere / CC0

A capital da Holanda é famosa por ser uma das melhores metrópoles para viver na Europa.

O estilo de vida é bastante descontraído e muitos moradores locais preferem usar a bicicleta como meio de transporte, o que torna a cidade mais amigável para pedestres e ciclistas. 

Em contrapartida, o custo de vida é relativamente alto em comparação com outras cidades da Europa, embora os salários geralmente sejam relativamente mais altos, o que ajuda a equilibrar os gastos mensais. 


Continue sua leitura!

Não perca nenhuma promo!

As melhores dicas e promos chegam primeiro no seu e-mail. Assine nossa newsletter e começe a economizar!