- Destinos de Minas Gerais
- Destinos de São Paulo
- Destinos do Rio de Janeiro
- Destinos da Bahia
- Destinos do Rio Grande do Sul
- Destinos de Santa Catarina
- Destinos de Goiás
- Destinos do Paraná
- Destinos do Ceará
- Destinos de Amazonas
- Destinos de Pernambuco
- Destinos do Pará
- Destinos do Maranhão
- Destinos do Espírito Santo
20 cidades do interior do Rio de Janeiro para passear
Conheça cidades do interior do Rio de Janeiro para passear. Descubra o que oferecem de melhor, distância da capital e curiosidades.
Procurando cidades do Rio de Janeiro para conhecer? O estado oferece um mix democrático, com opções para quem gosta de praias, serras e parques, com muita badalação ou amplo acesso à cultura e história, entre outros encantos.
Muito além dos cartões-postais da Cidade Maravilhosa, o interior fluminense pode ser o lugar ideal para fugir da rotina. Venha descobrir os 20 melhores destinos do interior do Rio! Boa leitura.
ATENÇÃO: Parabéns! Você encontrou passagens para Rio de Janeiro com até 40% de desconto.
Garanta a sua antes que a promoção acabe!
Onde ir no interior do Rio de Janeiro?

O interior fluminense é composto por destinos versáteis, incluindo cidades e distritos de todos os tamanhos, onde você vai encontrar atrações bem diferentes e simplesmente irresistíveis.
Seja para relaxar em uma pousada charmosa, explorar trilhas em meio à Mata Atlântica, saborear a gastronomia ou conhecer construções centenárias, esses destinos proporcionam experiências para todos os gostos.
Veja a lista abaixo com as mais imperdíveis cidades do interior do RJ!
Angra dos Reis
Um dos destinos mais famosos do estado é Angra dos Reis, que fica localizada na região da Costa Verde, a 150 km da capital. O destino oferece mais de 300 ilhas e oito baías para quem gosta de belas paisagens e águas cristalinas, perfeitas para mergulho e esportes aquáticos.
Além das praias, Angra oferece uma excelente infraestrutura turística, com resorts, pousadas charmosas e uma vida noturna muito animada.
Para aproveitar tudo que a cidade tem a oferecer, o ideal é planejar sua visita entre os meses de dezembro e abril. Nessa época, as temperaturas estão mais altas e o mar fica ainda mais ideal para atividades ao ar livre e passeios de barco.
Arraial do Cabo
Arraial do Cabo é um dos destinos do famoso “ABC da Região dos Lagos”, a apenas 165 km da cidade do Rio de Janeiro e perto de destinos como Búzios e Cabo Frio.
A cidade é um verdadeiro paraíso natural, que ostenta o sugestivo apelido de “Caribe do Brasil” graças a suas praias de areia branca e águas incrivelmente transparentes.
Você poderá fazer passeios de barco para explorar praias isoladas, mergulhar em águas ricas em vida marinha e caminhar por trilhas que oferecem vistas espetaculares.
Para que a sua família possa visitar Arraial do Cabo sem se preocupar com chuvas ou mau tempo, o ideal é aproveitar a cidade entre setembro e maio.
Búzios
Búzios, localizada na Região dos Lagos, a cerca de 170 km do Rio de Janeiro, está entre os destinos mais famosos e sofisticados do Brasil.
A cidade ganhou notoriedade nos anos 60 com a visita da atriz francesa Brigitte Bardot, que ajudou a transformar o vilarejo de pescadores em um ponto turístico internacional.
No geral, esse destino oferece uma charmosa atmosfera cosmopolita, com noites badaladas e muitas opções de entretenimento.
Para aproveitar tudo intensamente, vale a pena programar sua visita entre os meses setembro e março, quando faz calor e as águas ficam em uma temperatura mais agradável.
Cabo Frio
Uma das cidades do interior do Rio de Janeiro mais famosas é Cabo Frio, um destino irresistível para quem gosta de praia, sol e curtição.
A principal cidade da Região dos Lagos fica a 150 km da capital e é famosa por suas praias, que atraem milhares de famílias em férias todos os anos.
Em Cabo Frio, você poderá desfrutar de belezas naturais e praias famosas, com destaque para a Ilha do Japonês, um refúgio tranquilo e paradisíaco. Para curtir tudo sem se preocupar com o clima, o ideal é visitar a cidade entre setembro e março.
Itatiaia
Você sabia que a menos de 2 horas da cidade do Rio é possível encontrar um refúgio de temperaturas amenas em plena região serrana? Não é à toa que Itatiaia está entre os destinos mais procurados para ecoturismo no estado!
Encravada na Serra da Mantiqueira, a cidade é famosa por abrigar o Parque Nacional do Itatiaia, o primeiro parque nacional do país, inaugurado na década de 1930. Grande parte das atrações de Itatiaia está concentrada neste parque, como trilhas, cachoeiras e picos.
Os visitantes também podem se refrescar em locais como a Cascata do Maromba e o Lago Azul, além de terem a chance de conhecer a saborosa gastronomia local.
Nos meses mais frios, entre maio e agosto, o clima fica perfeito para se aconchegar com uma boa taça de vinho em frente à lareira! Afinal, o inverno na região costuma ser bastante frio e acolhedor.
Miguel Pereira

Um dos principais destinos do Vale do Café, Miguel Pereira é uma cidade a 120 km do Rio que já foi reconhecida como um dos lugares com o melhor clima do planeta.
Há muito o que fazer por lá, como conhecer cachoeiras de águas cristalinas – com destaque para Sete Quedas, Andorinhas e Monte Líbano.
Além disso, você também pode gostar do lago Barão de Javary, que oferece experiências como passeios de charrete e pedalinhos.
Ainda não sabe qual a melhor data para visitar a cidade? Uma boa dica é programar sua viagem para o outono ou a primavera, quando as temperaturas ficam mais amenas.
Nova Friburgo
Outro destino serrano que merece entrar nos seus planos de viagem é Nova Friburgo, a pouco menos de 140 km da capital.
O destino é indicado para os viajantes que querem recarregar as energias longe do agito da capital enquanto desfrutam de paisagens panorâmicas e clima agradável.
Sobretudo no outono e inverno, é possível sentir aquele friozinho delicioso das serras!
Além das atrações turísticas diversas, como trilhas, cachoeiras, parques e jardins, Nova Friburgo também é famosa por sua produção de peças íntimas. Isso torna a cidade um ótimo destino para quem quer fazer compras com preços atrativos.
Paraty
Uma das cidades do interior do Rio de Janeiro que dispensa apresentações é Paraty, um recanto histórico à beira-mar que costuma ser chamado de “Ouro Preto com praia”, a apenas 250 km da capital.
A cidade histórica parece ter parado no tempo, com o charmoso Centro Histórico, tombado como Patrimônio Nacional.
Mas não é só a cultura que esperam pelos turistas: você poderá curtir tudo que a Baía de Paraty tem a oferecer, como ilhas e praias perfeitas para mergulho e passeios de barco.
A gastronomia local, com forte influência caiçara, é uma atração à parte. A a melhor época para a sua visita é entre abril e outubro para escapar das chuvas.
Paty do Alferes
Situada a menos de 85 km da capital fluminense, Paty do Alferes é um destino do Vale do Café, muito indicado para quem gosta de turismo rural e gastronômico.
A economia local gira em torno da agricultura, e o calendário de eventos, também. Milhares de turistas exploram a região em eventos como a Festa do Tomate e diversos festivais de culinária. Aliás, o Museu da Cachaça é simplesmente imperdível!
Sem dúvidas, a melhor época para visitar Paty do Alferes é durante a Festa do Tomate, realizada todos os anos durante a semana do feriado de Corpus Christi, mas o clima ameno torna o destino em qualquer estação do ano.
Penedo
Penedo, a 170 km da capital, é uma cidade que ficou conhecida como a “Pequena Finlândia” devido à forte influência da cultura finlandesa na região..
O centrinho é uma charmosa vila com arquitetura típica e muitos pontos turísticos interessantes, como a famosa Casa do Papai Noel.
Além disso, a cidade é também perfeita para quem gosta de contato com a natureza, com diversas cachoeiras para conhecer. São elas: o Poço das Esmeraldas, a Cachoeira de Deus e a Cachoeira das Três Bacias.
A melhor ocasião para visitar a cidade depende. Se você quer curtir as cachoeiras e o ecoturismo, programe sua visita para o verão. Mas se você prefere desfrutar do frio serrano e da gastronomia, não se preocupe! Basta visitar Penedo no outono ou inverno.
Petrópolis
Localizada a apenas 70 km da capital fluminense, Petrópolis é uma das cidades mais conhecidas do interior do Rio de Janeiro. O destino é especialmente indicado para viajantes que gostam de história e beleza natural.
Conhecida como a Cidade Imperial, Petrópolis foi o refúgio de Dom Pedro II e sua arquitetura reflete essa herança.
A cidade conta com diversas construções do século XIX preservadas e atrações como o Museu Imperial, que exibe mais de 300 mil peças do período colonial.
Destino agradável de janeiro a janeiro, sobretudo nos invernos frios, a cidade abriga também atrativos como a Casa da Princesa Isabel e o Museu Casa de Santos Dumont.
Além disso, é possível visitar o Museu de Cera e a Catedral São Pedro de Alcântara, que guarda os restos mortais da família real brasileira.
Rio das Flores

O Vale do Café é o endereço de Rio das Flores, cidade a 150 km da capital do Rio de Janeiro famosa por sua tranquilidade.
Aleém disso, o destino é também rico em história, com muitas construções antigas e fazendas abertas à visitação, como a Igreja Matriz de Santa Teresa D’Ávila e a Fazenda União. No local, você vai conhecer coleções de arte sacra, bem como relíquias que pertenceram à família real brasileira.
Para desfrutar ao máximo a sua estadia, procure visitar a cidade de Rio das Flores na primavera ou no outono. Afinal, essa é a época em que o clima mais é ameno e a natureza está exuberante.
Rio das Ostras
Menos conhecida que outras cidades do interior do Rio de Janeiro na Região dos Lagos, Rio das Ostras é um destino que oferece belas paisagens, boa infraestrutura e tranquilidade.
As praias são, sem dúvida, os principais atrativos da cidade, como a Praia da Tartaruga e a Praia do Abricó, mas não é só isso. Lá, os visitantes também podem conhecer museus, monumentos históricos e reservas ecológicas.
Como um bom destino de praia, o ideal é visitar Rio das Ostras durante o verão, quando as temperaturas são mais altas e o clima convida a longos banhos de mar. No entanto, tenha em mente que a cidade também é um ótimo destino em qualquer estação.
Saquarema
Outro destino da Região dos Lagos que merece a sua visita é Saquarema, a 100 km da Cidade Maravilhosa. A cidade ostenta o título de “Capital Nacional do Surfe”, o que dá uma pista do que você vai encontrar por lá.
A Praia de Itaúna é o principal ponto de encontro entre os surfistas, sendo, inclusive, sede de campeonatos de surfe de grande relevância.
Existem outras praias para quem não deseja se arriscar nas ondas, como a Praia de Jaconé e a Praia de Vilatur, e atrações como o mirante da Pedra do Elefante.
Embora a cidade seja um destino agradável em qualquer data, o verão mostra Saquarema em seu auge, com condições perfeitas para curtir as praias.
Silva Jardim
Silva Jardim é um pequeno município da Região dos Lagos conhecido por abrigar a Reserva Biológica de Poço das Antas.
O santuário ecológico protege a maior população de mico-leão-dourado do Brasil, além de outras espécies, como a preguiça-de-coleira. A cidade também oferece atrações como a Cachoeira das Andorinhas e a Lagoa de Juturnaíba.
Essa pequena cidade pode ser visitada em qualquer estação, mas o calor da primavera e do verão é ideal para quem gosta de banhos de cachoeira refrescantes.
Teresópolis
Teresópolis é uma parada obrigatória para quem procura cidades do interior do RJ para curtir o clima aconchegante da serra, a menos de 100 km do Rio de Janeiro.
Conhecida por seu clima ameno e frio, sobretudo entre junho e agosto, a cidade tem muitas construções históricas. O Centro de Treinamento da Seleção Brasileira de Futebol também está localizado nesse destino e atrai visitantes o ano inteiro.
Aproveite a visita para conhecer a Serra dos Órgãos, um dos cartões-postais do estado, com mais de 200 km de trilhas. Você também pode fazer compras na Feirinha do Alto, uma das maiores feiras a céu aberto do Rio de Janeiro.
Trindade
Se você gosta de experiências rústicas, não vai se decepcionar com Trindade, uma vila rústica a 25 km de Paraty e 270 km da cidade do Rio de Janeiro. O destino faz parte de uma área de proteção ambiental e permite viver uma imersão profunda na natureza.
Além de praias de águas cristalinas, como a Praia do Meio e a Praia dos Ranchos, você vai encontrar cachoeiras e mirantes. Também é possível encontrar trilhas que levam à paradisíaca Praia do Sono, uma das mais lindas do Brasil.
O verão é chuvoso por lá, mas também é a melhor estação para quem deseja curtir as praias e as cachoeiras no auge do calor.
Valença

Valença é uma cidade do Vale do Café, a cerca de 150 km do Rio de Janeiro, cuja história está fortemente relacionada à cultura do café. Não faltam museus e praças que celebram essa tradição, o que atrai tanto os apaixonados por história quanto os fãs da bebida.
Além disso, Valença é um destino de ecoturismo importante, com muitas belezas naturais (incluindo rios e cachoeiras).
O local também é referência em turismo rural, uma vez que abriga diversas fazendas históricas que oferecem visitações e opções de hospedagem.
A melhor época para visitar a cidade é a primavera e o verão. Se possível, programe sua estadia para se estender por sexta e sábado, quando o distrito vizinho de Conservatória oferece serenatas noturnas.
Vassouras
Boa pedida para quem procura destinos próximos à capital, Vassouras fica a menos de 100 km do Rio, na região do Vale do Café.
No centro da cidade, você vai encontrar construções coloniais que contam a história do estado, como a Casa de Câmara e Cadeia e a Residência do Barão de Ribeirão. Além disso, é possível visitar a Matriz de Nossa Senhora da Conceição, do século XIX.
O destino é muito agradável em qualquer época do ano, mas especialmente nos meses de clima mais ameno, como os de outono e inverno.
Visconde de Mauá
O último destino da nossa lista é Visconde de Mauá, um distrito encantador de Resende, a aproximadamente 200 km da capital.
A região é ideal para quem gosta de beleza natural e clima ameno, com muitas trilhas, oportunidades de passeios a cavalo e visitas a cachoeiras para preencher o seu roteiro de viagem.
Os mais aventureiros podem até gostar da Serrinha do Alambari, indicada para a prática de rapel, escalada e cachoeirismo.
Com fama de destino romântico e muitas opções de lazer para toda a família, Visconde de Mauá fica ainda mais encantadora na primavera e no verão. Nessa época, o calor parece convidar a mergulhos refrescantes nos rios da região!
Encontre as melhores promoções para conhecer o interior do Rio de Janeiro com o Vai de Promo!
Utilize o nosso buscador e comparador para facilitar seu planejamento. Você vai encontrar passagens aéreas a preços reduzidos em poucos passos, com segurança e praticidade.
Conheça os tesouros fluminenses sem comprometer o orçamento com o Vai de Promo!
Continue sua leitura!
- Praias do Rio de Janeiro: quais são as melhores para ir em 2026?
- Praias de Búzios: prepare seu roteiro de viagem para 2026!
- Carnaval no Rio de Janeiro: guia completo 2026 para aproveitar a maior festa do mundo
- Saiba onde ficam as praias baratas no Rio de Janeiro para visitar!
- Praias em janeiro: descubra 16 destinos ideais para curtir!

Azul

