Panamá: guia completo para a sua viagem!
Que tal descobrir as belezas da América Central? Saiba mais sobre o Panamá, um país rico em natureza, história e polos comerciais!
No coração da América Central fica o surpreendente Panamá, um transcende as expectativas dos viajantes mais exigentes.
Muitas vezes subestimado por sua reputação como paraíso de compras, o país oferece aos visitantes experiências que vão muito além das prateleiras das lojas.
Para começar, o destino fica situado estrategicamente entre o Oceano Pacífico e o Mar do Caribe. Em outras palavras, sinônimo de belas praias nos mais diferentes formatos à espera do visitante.
De Bocas del Toro a San Blas, passando por Isla Colon, as praias são um refúgio para quem gosta de relaxar à beira-mar.
Além disso, mais do que uma terra de praias deslumbrantes, o país é marcado pelo emblemático Canal do Panamá. Uma das maravilhas da engenharia humana, o lugar conecta os dois grandes oceanos.
E não pense que as atrações se limitam ao litoral panamenho deslumbrante. O país é dotado de uma rica biodiversidade, floresta, trilhas, cachoeiras e muito mais.
O viajante ainda pode contar com uma infraestrutura de ponta. Nas maiores cidades do país, os desavisados podem até acreditar que estão em metrópoles modernas da Ásia ou da América do Norte!
Não é surpresa que cada vez mais brasileiros estejam despertando para as maravilhas dessa terra, atraídos pelos preços atrativos e pela diversidade turística.
À medida que exploramos as riquezas naturais e urbanas panamenhas, fica evidente que este destino multifacetado tem tudo para conquistar o coração dos visitantes.
Se você ama praias, história e natureza, venha desvendar as diversas facetas panamenhas!
Como chegar ao Panamá?
Se você olhar para o mapa das Américas, foque sua atenção no trecho de terra que liga a América do Sul à América Central. É nessa região que fica o Panamá, entre a Colômbia e a Costa Rica.
Como você pode imaginar, essa posição geográfica é estratégica. Além de conectar os dois maiores oceanos do planeta, também liga a América do Norte à América do Sul.
O território do país é banhado a oeste pelo Oceano Pacífico e a leste pelo Mar do Caribe.
Confira como visitar o destino!
A partir do Brasil
Para quem deseja viajar do Brasil ao Panamá, uma das formas mais comuns é por meio de voos diretos. A Copa Airlines utiliza o aeroporto da capital panamenha como hub e opera voos sem conexão, saídos de diversas cidades brasileiras até lá.
Outras companhias aéreas famosas também operam rotas que conectam aeroportos principais no Brasil, como São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, ao Aeroporto Internacional de Tocumen, na capital panamenha.
Os voos duram menos de 7 horas.
Se preferir uma abordagem mais aventureira, a notícia não é muito boa. Não existe uma ligação por terra entre Brasil e Panamá, sobretudo porque a viagem incluiria um trecho massivo de floresta amazônica.
Uma alternativa é combinar viagens de avião e terrestres a partir de outros países da América Central. Assim, você pode conhecer lugares como Nicarágua e Costa Rica, seguindo de carro para terras panamenhas em seguida.
Essa rota possibilita explorar diversas cidades e regiões da América Central enquanto se dirige gradualmente ao seu destino final!
De outros países na América Central
Como explicamos acima, a viagem a partir de outros países na América Central oferece mais opções ao viajante em relação ao transporte.
Você pode, por exemplo, pegar um voo direto a partir de cidades próximas, como San José, na Costa Rica, ou Cidade da Guatemala, na Guatemala. Várias empresas conectam essas cidades ao Aeroporto Internacional de Tocumen.
Além disso, muitas empresas de ônibus e vans interurbanas operam rotas que ligam diversas cidades na América Central à capital panamenha. Que tal encarar uma road trip pelo continente centroamericano?
Você pode, ainda, viver uma experiência bem diferente e chegar ao país da América Central por mar, mas já avisamos que essa é a opção mais cara.
Nesse caso, você precisa contratar um veleiro em Cartagena, na Colômbia, para atravessar o Estreito de Darién e chegar a Cólon, um dos principais destinos panamenhos.
Mapa do Panamá
O Panamá é um país pouco menor que o estado de Santa Catarina, localizado no extremo sul da América Central.
Com mais de 4 milhões de habitantes, o país é estrategicamente posicionado entre o Oceano Pacífico e o Mar do Caribe.
Veja onde fica o Panamá no mapa!
Panamá, quando ir?
Você está na dúvida sobre quando ir ao Panamá? A melhor época para visitar o país vai de dezembro a abril. Também chamada de estação seca, essa é considerada a melhor época para explorar o destino.
Durante esses meses, o clima é menos instável, chove menos e as temperaturas ficam mais agradáveis. Em outras palavras, combinação perfeita para aproveitar as praias, fazer trilhas e desfrutar das atrações turísticas locais.
No entanto, é importante lembrar que o país tem um relevo muito rico, que resulta em diferentes zonas climáticas.
As regiões costeiras podem ser quentes durante todo o ano, enquanto as áreas montanhosas, como Boquete, tendem a ser mais frescas.
De qualquer forma, vale a pena evitar a viagem na estação chuvosa, de maio a novembro. Esse período é caracterizado pelas chuvas intensas, que podem frustrar planos de passeios.
Qual é o tipo de clima do Panamá?
O clima no Panamá é tropical, no qual as temperaturas costumam oscilar entre 25°C e 32°C.
Além disso, a geografia variada do país pode se traduzir em variações significativas a depender da região em que você se encontra.
Cidades mais elevadas, como a montanhosa Boquete, costumam ter invernos mais frescos em comparação ao litoral.
No entanto, você dificilmente precisará se preocupar com o frio durante a sua viagem. Mesmo nos meses mais gelados, as temperaturas nunca caem para menos de 23ºC.
O que vai ditar a cara de cada estação é o regime chuvoso. As chuvas frequentes vão de maio a novembro, especialmente nas regiões costeiras e florestais. Durante esse período, é comum ocorrerem pancadas de chuva diárias e trovoadas.
E, mesmo assim, as temperaturas podem ser mais altas, além da umidade elevada, o que torna o clima mais abafado e quente.
Portanto, ao planejar uma viagem ao país, não deixe de considerar as condições climáticas da região específica que você pretende visitar. Assim, você poderá escolher a época que melhor se adapta aos seus planos e preferências.
Documentação necessária para visitar países da América Central!
Você não precisa de visto para o Panamá para viagens de até 90 dias, mas deve providenciar outros documentos para assegurar a sua visita ao destino.
Para ingressar no país, você precisará do seu passaporte válido, com pelo menos seis meses de validade a partir da data de entrada. Não deixe de conferir atentamente a validade do seu passaporte antes de planejar sua viagem.
Os viajantes brasileiros também são obrigados a apresentar um Certificado Internacional de Vacinação, concedido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Nesse certificado, deve constar um comprovante de imunização contra febre amarela, ao menos 10 dias antes da viagem.
Vale lembrar que o seguro viagem não é obrigatório para quem vai visitar um destino panamenho, mas é extremamente recomendado.
Sua viagem dos sonhos com a ajuda do Vai de Promo!
Viajar é uma das experiências mais enriquecedoras que podemos ter, explorando novos lugares, culturas e criando memórias inesquecíveis.
Você acredita que é possível descobrir os melhores destinos, no Brasil e no mundo, sem abrir mão da economia? Então você precisa conhecer o Vai de Promo.
No nosso site, as oportunidades para economizar em passagens e seguro viagem são tão empolgantes quanto as paisagens que você está prestes a descobrir.
Em um só lugar, você tem acesso a promoções imperdíveis, descontos exclusivos e condições facilitadas de pagamento. Tudo planejado para tornar sua viagem ainda mais memorável e barata!
Acesse o Vai de Promo para garantir, de forma simples e prática, sua viagem por um preço que cabe no seu bolso.
Principais cidades do Panamá!
De norte a sul, este adorável país centroamericano oferece inúmeros destinos encantadores. Tem opção para quem gosta de tudo: praia, história, gastronomia, montanhas e muito mais.
Vem descobrir quais são as cidades do Panamá mais imperdíveis!
Cidade do Panamá
A Cidade do Panamá é uma metrópole arborizada e movimentada, onde história e contemporaneidade andam de mãos dadas.
Destino turístico em ascensão no mercado internacional, a cidade atrai entusiastas de todo o mundo desafiando estereótipos.
O calor de 30ºC impera de janeiro a janeiro, convidando o visitante a explorar suas paisagens ao ar livre, praticar esportes, e por aí vai.
No centro, prepare-se para encontrar avenidas largas, arranha-céus envidraçados e um skyline moderno, digno de primeiro mundo.
A Cinta Costeira representa muito bem a capital panamenha. Com seu calçadão espaçoso e vista para a orla, o lugar é um convite para tirar muitas fotos memoráveis.
A cidade também equilibra passado e presente no Casco Viejo, o centro histórico onde casarões coloniais resistem ao tempo.
O melhor de tudo é que a capital do país é um destino internacional barato, com preços interessantes em passagens, hospedagens, restaurantes e lojas para turistas brasileiros.
E os amantes de boa gastronomia também não vão se decepcionar. Você vai encontrar opções diversificadas, refletindo influências globais.
Que tal escolher entre as culinárias grega, japonesa, peruana, italiana, árabe e panamenha para a hora do almoço?
Se você gosta de ir às compras, vai se interessar em saber que a cidade tem o apelido de “Nova Miami”. Por lá, não faltam uma variedade de shoppings, lojas e centros comerciais em todas as faixas de preço.
Bocas del Toro
Um dos principais destinos do Panamá, Bocas del Toro é um retrato vivo da cultura caribenha, misturando a cultura do continente e insular com harmonia.
A região reúne paisagens ainda pouco exploradas pelo turismo internacional, além de praias paradisíacas em suas principais ilhas.
Com tanta riqueza natural, Bocas atrai milhares de entusiastas de mergulho, surf e ecoturismo todos os anos.
Quem gosta de mergulhar não pode perder a oportunidade de visitar o Parque Nacional Isla Bastimentos, que abriga 95% das espécies de corais caribenhos.
Você também vai encontrar uma atmosfera acolhedora e de grande diversidade cultural. Uma verdadeira mistura de tradições indígenas e influências de colonizadores ao longo dos séculos.
Bocas Town, sua capital, é o epicentro turístico, repleta de hotéis, restaurantes e vida noturna, além de agências que oferecem passeios pelas praias da região.
Em meio a essa mistura de culturas, praias deslumbrantes e ambiente descontraído, você não pode perder a oportunidade de conhecer Bocas del Toro!
Los Santos
Los Santos é uma província no centro do país extremamente recomendada para quem gosta de praia.
A cidade, que mistura o tradicional e o moderno, é um refúgio de praias de areia branca, como El Arenal, Los Destiladeros e Playa Venao. Esses lugares são particularmente populares entre surfistas e amantes da natureza.
É nessa região que fica também a Ilha Iguana Wildlife Refuge, uma reserva natural deslumbrante, que oferece inúmeras oportunidades para snorkeling. Também está perto da Isla Cañas, indicada para observação de tartarugas marinhas.
A capital, Las Tablas, é uma efervescência de tradições culturais, conhecida por suas roupas tradicionais e festas animadas durante o Carnaval.
O melhor de tudo é que a cidade fica a apenas 280 km da capital do país, sendo facilmente acessível por estradas bem conservadas.
Veráguas
Veráguas é, sem dúvidas, um dos destinos panamenhos mais imperdíveis em qualquer roteiro pelo país. Afinal, é a única província do país com acesso tanto ao Caribe quanto ao Oceano Pacífico.
Mais que isso, a região também tem uma rica geografia, com montanhas ao norte e praias ensolaradas ao sul.
No seu itinerário por Veráguas, não deixe de visitar Santa Fé, uma autêntica vila nas montanhas, onde o visitante encontra muitas oportunidades para caminhadas e cachoeiras.
Santa Catalina, por sua vez, é um paraíso para adeptos de mergulho, surfe e pesca.
Veráguas também abriga a Isla Coiba, considerada Patrimônio Mundial pela Unesco, e a capital, Santiago, uma excelente base para explorar a província.
Em outras palavras, Veráguas é uma joia versátil no coração do Panamá, que convida os viajantes a explorar suas montanhas, praias e a rica vida marinha.
Cólon
Uma das joias caribenhas do país, Cólon, Panamá, é perfeita tanto para quem ama história quanto para aqueles que buscam história e beleza.
A proximidade com o Canal do Panamá (a 70 km) é um dos destaques, mas não o único.
Você também terá a oportunidade de explorar cidades históricas, como Portobelo e La Guaira, e de conhecer o legado afrocaribenho na Casa de la Cultura Congo.
Se, no entanto, você prefere focar o seu roteiro em praias, não deixe de visitar a Isla Grande e a Isla Mamey. Esses recantos são recomendados para mergulho e relaxamento à beira-mar.
Quem gosta de cachoeira não vai se arrepender de conhecer o Parque Nacional de Portobello. Há também fortes históricos em San Lorenzo e Portobelo que ensinam tudo sobre a história do país.
Comidas típicas do Panamá!
Sua viagem é a oportunidade perfeita para se encantar com os pratos típicos do Panamá.
A culinária panamenha mistura tradições e ingredientes de diferentes povos, desde os colonizadores europeus aos nativos indígenas e caribenhos.
Uma das iguarias mais famosas do país é o ceviche, um prato de frutos do mar que combina peixe cru marinado em sucos cítricos.
Para uma refeição mais substancial, a escolha pode recair sobre a ropa vieja, uma carne temperada e desfiada. E que tal comer o reconfortante sancocho, uma sopa tradicional panamenha?
O café da manhã não é menos saboroso. Em geral, a primeira refeição no país costuma incluir ovos, carne, tortillas, frutas frescas e café.
Quer mesmo uma boa sobremesa? As hojaldres, pães fritos cobertos com açúcar, são uma delícia a considerar.
Para lanches e acompanhamentos, as yucas (mandiocas) fritas são uma opção saborosa. Você também pode gostar dos tostones, bananas-da-terra maduras fritas.
Curiosidades sobre o país!
O Panamá foi batizado com uma palavra da língua indígena que significa “abundância de peixes, árvores e borboletas”. Isso já é uma pista dos encantos que o visitante encontra por lá.
A população do país é majoritariamente católica, com forte devoção a Santa Maria de La Antigua, a padroeira do país.
Além disso, apesar de seu tamanho relativamente pequeno, o país abriga uma biodiversidade impressionante, incluindo mais de mil espécies de aves. Em outras palavras, mais que os números combinados dos EUA e Canadá.
Sobre o renomado Canal do Panamá, vai aqui uma curiosidade: os comandantes de navios militares não controlam suas embarcações durante a passagem pelo canal.
Uma equipe dedicada de 200 pilotos assume essa tarefa para garantir uma travessia segura.
Quer mais? Assim como no Brasil, o país também abraça a tradição do Carnaval, com direito a um feriado de quatro dias e muita festa pelas ruas.
Confira outras curiosidades sobre o país da América Central!
Quem colonizou o Panamá?
O Panamá foi colonizado pelos espanhóis, que iniciaram sua presença na região em 1519.
A partir desse marco, os espanhóis gradualmente expandiram sua influência por todo o território panamenho.
O domínio ibérico deixou um impacto duradouro na cultura, na sociedade e na história do país, além de trazer mudanças significativas à região.
Isso inclui a língua, a religião e as estruturas administrativas que moldaram a identidade do país.
Qual é a língua que se fala no Panamá?
A língua oficial e predominante no território panamenho é o espanhol, utilizado para fins de comunicação, educação, governo e negócios em todo o país.
No entanto, devido à diversidade étnica do país, também existem comunidades que falam línguas indígenas, como Ngäbere, Emberá, Kuna e outras.
Além disso, o inglês também é amplamente compreendido e falado em áreas turísticas e comerciais.
Qual é a moeda do Panamá?
A moeda do Panamá é o Balboa (PAB). No entanto, o dólar dos Estados Unidos (USD) é amplamente utilizado e aceito em todo o país.
É comum ver preços em estabelecimentos comerciais, restaurantes e hotéis expressos tanto em Balboas quanto em dólares americanos.
O Balboa tem paridade fixa com o dólar dos EUA: 1 Balboa equivale a 1 dólar americano. A grande vantagem é que isso elimina a necessidade de câmbio.
Ou seja, você conseguirá fazer suas transações tranquilamente com a moeda norte-americana. Como resultado, pode economizar um bom dinheiro!
Na hora de trocar seu dinheiro, tente evitar o aeroporto e espere até chegar a áreas mais comerciais para encontrar melhores taxas. Normalmente, as taxas de câmbio em aeroportos tendem a ser menos favoráveis para o viajante.
Quem nasce no Panamá é?
Quem nasce no Panamá é chamado de “panamenho” (masculino) ou “panamenha” (feminino).
Você prefere um termo aplicável a todos os gêneros? A palavra “panamense” também está correta para se referir às pessoas que são naturais ou cidadãs do país.
Quais os países vizinhos do Panamá?
O Panamá faz fronteira com apenas dois países, Colômbia e Costa Rica, mas está geograficamente próximo de diversos destinos interessantes.
O paraíso caribenho de San Andres, por exemplo, está a apenas 460 km de distância da capital panamenha.
Você também estará a pouco mais de 200 km da Nicarágua, a 600 km de Honduras e a 690 km de El Salvador. Esses países são acessíveis, inclusive, por via terrestre, e você pode visitá-los a partir de uma simples road trip.
Conheça os países da América Central com o Vai de Promo!
Vai visitar o Panamá? Não deixe de conferir as ofertas do Vai de Promo ao planejar a sua viagem!
Aqui, você encontra em poucos cliques as melhores ofertas de passagens aéreas e seguro viagem para conhecer os destinos mais incríveis. Afinal, explorar o Brasil e o mundo não precisa comprometer suas economias!
No Vai de Promo, você tem acesso a promoções e descontos exclusivos para garantir que você chegue ao seu destino de forma econômica. E, melhor ainda, sem sacrificar a qualidade da sua experiência.
Não deixe que preocupações financeiras atrapalhem sua aventura. O Vai de Promo está aqui para garantir que você aproveite ao máximo cada momento da sua viagem!
Continue sua leitura!
- 14 lugares para viajar barato em Minas Gerais: curta e economize
- Praia do Leme: como chegar, melhor ponto e o que fazer
- 30 pontos turísticos do Brasil: atrações de todas as regiões
- O que fazer em São Paulo com criança: 16 opções divertidas
- Como comprar passagens aéreas baratas: confira nossas dicas!