Ir para o site

×

×

Salamanca: o que fazer na cidade histórica da Espanha

Salamanca é uma cidade com ar de medieval, tombada como patrimônio mundial e com atrações para todos os gostos! Saiba o que fazer por lá!

Falar de cultura e história é falar dos encantos de Salamanca, uma cidade que carrega séculos de arte e conhecimento. 

Tombada como Patrimônio Mundial, a cidade é quase um museu a céu aberto, com diversos monumentos e museus que contam a passagem de gerações. 

É ali que fica uma das universidades mais antigas da Europa, além de incontáveis bares, restaurantes fantásticos e hotéis confortáveis. 

A icônica Praça Mayor é um ponto imperdível, que parece convidar o visitante ao descanso e à diversão. As duas catedrais, a Casa das Conchas, o Huerto de Calixto y Melibea, e outras tantas atrações tornam a experiência ainda mais completa.

Para os apreciadores da boa gastronomia, a cidade é também um verdadeiro paraíso, enquanto as ruas Toro e Zamora reúnem oportunidades ímpares para compras.

Quer mais? Confira as nossas dicas para montar o seu roteiro de viagem!

Como chegar a Salamanca, Espanha

Como chegar a Salamanca, Espanha
Pixabay

A cidade de Salamanca fica na região de Castela e Leão, no noroeste da Espanha. 

O destino é a capital da província de mesmo nome e fica relativamente perto da capital do país, Madri, a apenas 210 km de distância.

Descubra como visitar a cidade!

A partir do Brasil

A cidade tem um aeroporto, mas não recebe voos diretos do Brasil. Dessa forma, para chegar até a cidade o viajante brasileiro precisa voar até a Europa e, depois, pegar uma conexão.

As principais rotas vão do Brasil até cidades como Madri, Lisboa e Barcelona, e, em seguida, um voo regional até o destino.

Se você optar por voar até Madri, também pode utilizar trens de alta velocidade (AVE) ou ônibus para fazer o trajeto. Os AVE são muito recomendados, pois oferecem conforto e rapidez, com uma viagem de apenas 2 horas. 

De outras cidades da Espanha

A partir de outras cidades da Espanha, é ainda mais fácil chegar a esse formidável destino turístico. 

Se estiver em Madrid, pode pegar um trem de alta velocidade na Estação Atocha ou seguir de carro ou ônibus pela rodovia A50

Caso você esteja em Barcelona, o caminho mais rápido é pegar um voo doméstico até o Aeroporto de Matacan, na cidade turística.

Vale lembrar que as principais cidades da região operam voos regulares até o destino, como Sevilha, Valência e Saragoça. 

E não é só isso: a Espanha também tem uma extensa rede ferroviária, que conecta as principais cidades de trem!

Salamanca: mapa

Circular pela cidade é relativamente fácil e agradável, já que as principais atrações estão localizadas no centro histórico. A região é uma área de pedestres, o que torna a caminhada ainda mais agradável e segura. 

Veja Salamanca no mapa!

Quando ir a Salamanca

A temperatura em Salamanca varia bastante a depender da estação. Os invernos são gelados, com termômetros até 0ºC, e os verões são quentes, chegando a 30ºC. Isso pode influenciar a escolha do melhor período para visitar a cidade. 

O verão acontece de junho a agosto e corresponde à alta temporada na cidade. As ruas ficam abarrotadas de turistas, impulsionados por dias mais longos e ensolarados. 

Muitos acreditam que a primavera e o outono são períodos mais agradáveis para a visita, em função do clima mais ameno. Com menos claro, fica mais confortável caminhar pela cidade.

Se você quer mesmo é evitar multidões e economizar em hospedagem, a melhor época para visitar a cidade é de novembro a fevereiro, no inverno. 

Onde ficar na cidade de Salamanca

Onde ficar na cidade de Salamanca
Emperatriz Ii

Ao procurar hotel em Salamanca, você vai encontrar acomodações em diferentes regiões, cada uma mais adequada para cada perfil de viajante.

O centro histórico é a escolha mais popular entre aqueles que desejam estar próximos dos principais atrativos turísticos

Afinal, ficar nesta região permite fácil acesso a pé a atrações como a universidade, a Praça Mayor e as catedrais. 

Para quem busca uma estadia com um toque local, o bairro de San Marcos é a melhor sugestão. A região fica a uma curta distância do centro histórico e abriga seus próprios comércios e restaurantes. 

Muitos turistas escolhem, ainda, ficar na área próxima ao rio Tormes, uma região conhecida como “Las Riberas”. É uma área mais moderna, que se destaca pelas belas vistas do rio, embora um pouco mais afastada do centro histórico.

Quem quer ficar no coração da vida noturna e do ambiente estudantil, o bairro próximo à Universidade, conhecido como Van Dyck, é uma excelente opção. É um dos pontos mais animados da cidade!

Aproveite as atrações de Salamanca pagando pouco!

O Vai de Promo te ajuda a conhecer os melhores destinos do Brasil e do mundo de forma acessível e econômica.

Nós reunimos as melhores promoções das principais companhias aéreas e seguradoras do mercado para levar até você os melhores preços.

Você encontra descontos exclusivos a um clique de distância, além de condições facilitadas de pagamento e muito mais! 

Não deixe passar a oportunidade de explorar novos horizontes, vivenciar culturas diversas e criar memórias inestimáveis. Conte com o Vai de Promo nessa missão!

Salamanca: o que visitar

Patrimônio Mundial da Unesco, a cidade é um colírio para quem gosta de paisagens históricas, monumentos e museus. 

Da Praça Mayor às lojas das ruas Toro e Zamora, não falta o que ver e fazer. Você ainda pode mergulhar nos bares de tapas da rua Van Dyck, conhecer a Casa Lis, a Ponte Romana e muito mais.

Vem conferir o que fazer em Salamanca! 

Plaza Mayor 

A Plaza Mayor é uma das praças mais bonitas da Espanha, projetada em estilo barroco bem no coração da cidade. 

O edifício da prefeitura é uma das estrelas da praia, com seus arcos suntuosos de granito e um belo campanário. 

Toda a praça é cuidadosamente decorada com medalhões que representam ícones históricos do país, como reis, escritores e santos.

Não coincidentemente, a praça é um dos lugares mais animados e movimentados da cidade, capaz de encantar moradores e turistas.

Universidade de Salamanca 

Uma das instituições de ensino mais antigas do continente europeu, a Universidade de Salamanca é uma parada obrigatória no seu roteiro pela cidade.

Fundada em 1218, a universidade tem planta quadrada, seguindo a tradição mourisca, com pátio central e galerias circundantes. 

A instituição é um marco histórico e cultural da cidade e vai tornar o seu roteiro de viagem ainda mais incrível e interessante!

Casa de Las Conchas

Casa de Las Conchas
Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

Outro bom exemplo da bela arquitetura espanhola é a Casa de Las Conchas, um edifício gótico do século XV que mistura elementos renascentistas e mudéjares. 

A construção tem esse nome por ter suas paredes exteriores revestidas por centenas de conchas, formando um cenário diferente e encantador.

Atualmente, o local abriga a Biblioteca Pública da cidade e não pode ficar de fora pelo seu roteiro pela cidade. 

Catedrais de Salamanca 

Salamanca é uma cidade tão diferenciada que não tem apenas uma grande catedral, mas duas, construídas como templos unidos.

A Catedral Vieja é datada do século XII, enquanto a Catedral Nueva foi construída no século XVI. 

As duas igrejas são muito bonitas e carregam elementos artísticos preciosos, incluindo afrescos, torres, retábulos e até sepulcros de bispos e nobres.

Ponte Romana 

Um dos marcos mais antigos da cidade, a Ponte Romana foi construída no século I durante o domínio do Império Romano na região. 

A estrutura fica sobre o rio Tormes e é um ponto privilegiado para curtir a paisagem urbana da cidade histórica. 

Quer mais motivos para incluir a atração no seu roteiro? Os parques ao redor da ponte são perfeitos para descansar, se exercitar ou fazer piqueniques em família. 

Vale lembrar que a ponte é frequentemente utilizada por romeiros que percorrem o Caminho da Prata em direção a Santiago de Compostela.

Huerto de Calixto y Melibea 

Outra atração apaixonante da cidade é o Huerto de Calixto y Melibea, ideal para relaxar entre árvores e plantas verdejantes.

O jardim é considerado o lugar onde os amantes Calixto e Melibea, protagonistas da obra La Celestina, se encontravam. 

Que tal aproveitar a atmosfera romântica do local para recarregar as energias após explorar o centro histórico? Você poderá até curtir a vista panorâmica das catedrais ao fundo!

Torre del Clavero 

Tudo o que sobrou de uma casa senhorial da Ordem de Alcântara é a Torre del Clavero, considerada um dos monumentos mais emblemáticos da região.

A estrutura é bastante curiosa, com base quadrada e parte superior octogonal, conferindo-lhe uma graciosidade peculiar para uma construção defensiva. 

A arquitetura única do lugar faz da torre uma atração simplesmente imperdível na cidade!

Mercado Central

Mercado Central
Wikimedia Commons / CC BY-SA 2.0

Mercado de alimentos mais antigo da cidade, o Mercado Central fica na Plaza del Mercado, pertinho da Plaza Mayor e das principais zonas comerciais

A construção é hoje protegida por sua importância arquitetônica e histórica, tendo sido inaugurada no início do século XX. 

Você não pode perder a oportunidade de explorar o mercado em seu roteiro pela cidade, e não apenas pela beleza estética do edifício. Afinal, lá você encontra muitos produtos tradicionais da região!

Convento de Santo Estêvão 

Você não vai se arrepender de visitar o Convento de Santo Estêvão durante a sua visita à cidade. 

Essa verdadeira joia histórica foi construída no século XVI e chama a atenção por sua arquitetura plateresca, com ricos detalhes esculpidos em pedra. 

O lugar foi fundado pela Ordem Dominicana e abriga uma igreja gótica e renascentista com belíssimos afrescos habilmente executados. 

Ao longo dos séculos, o convento teve um papel relevante na educação e no desenvolvimento da cidade. Hoje, abriga a Faculdade de Teologia da Universidade Pontifícia local.

Convento de Las Dueñas 

Fundado por freiras dominicanas no século XV, o Convento de Las Dueñas consiste em um belo palácio em estilo mourisco, típico da região. 

A estrutura segue muito bem preservada, com direito a revestimentos de azulejos originais. 

O convento é formado também por uma igreja construída no século XVI e é habitado pelas Irmãs Dominicanas, que mantêm sua tradição religiosa há séculos.

Casa Lis 

Outra atração irresistível da cidade é a Casa Lis, que abriga um museu que exibe coleções de artes datadas desde o século XIX. 

O acervo impressionante é formado por mais de 2.500 peças, incluindo um raríssimo ovo de Fabergé e obras de artistas catalães. 

O museu fica instalado na bela Casa Lis, a primeira construção modernista da cidade, do começo do século XX.

Onde comer em Salamanca

Encontrar um bom restaurante em Salamanca é mais fácil do que você imagina. A cidade é um paraíso para quem gosta de comer bem. 

Entre as melhores regiões para comer na cidade estão a rua Van Dyck, famosa pelos bares de tapas. 

Também há um vibrante polo gastronômico na região da Plaza Mayor, incluindo estabelecimentos que colocam suas mesas ao ar livre.

Ainda na área central, as ruas Toro e Zamora abrigam não apenas muitas lojas, mas também restaurantes e bares que oferecem pratos típicos da região. 

Outra região imperdível é a rua Prior, que conta com uma grande variedade de restaurantes e bares que servem comida espanhola autêntica, como tapas e embutidos.

Se você gosta de comida de rua, não deixe de explorar as opções do bairro do Oeste

O que fazer em Salamanca à noite

O que fazer em Salamanca à noite
Pixabay

É fácil encontrar o que fazer em Salamanca à noite, já que a cidade tem grande público universitário e isso é sinônimo de animação e agito.

Um dos endereços mais imperdíveis da noite local é a rua Van Dyck, com seus muitos bares que oferecem uma variedade de petiscos deliciosos. 

Além disso, a cultura alternativa da cidade se manifesta no Bairro do Oeste, com suas garagens e paredes repletas de arte urbana. 

Você também pode gostar de caminhar pelo centro histórico, que ganha nova vida com a iluminação noturna e parece convidar a longos passeios sob o luar.

O que fazer próximo a Salamanca, Espanha

Quer fazer um bate-volta durante sua visita a Salamanca? Um dos destinos mais procurados da região é Ávila, uma cidade medieval tombada pela Unesco como Patrimônio da Humanidade. 

Também pode ser interessante visitar Segóvia, endereço do famoso Aqueduto Romano e do Alcázar de Segóvia, que parece ter saído de um conto de fadas. 

A Sierra de Francia é imperdível para quem gosta de natureza. A região montanhosa oferece paisagens deslumbrantes, aldeias históricas e uma atmosfera pacata. 

E não se esqueça de que Madrid, a capital da Espanha, está a 2 horas de trem da cidade. Por lá, você vai encontrar incontáveis atrações culturais, museus, teatros, lojas e gastronomia.

Quantos dias ficar em Salamanca, Espanha?

Há muito o que fazer em Salamanca em um dia ou em uma semana. Vai depender das suas preferências de viagem.

O ideal é reservar ao menos de dois a três dias para conhecer a cidade. Esse tempo é suficiente para conhecer pontos de interesse, como a Universidade, a Plaza Mayor, a Casa de las Conchas e muito mais. 

Se o viajante tiver mais tempo disponível e quiser conhecer a cidade de forma mais aprofundada, pode considerar estender sua estadia para quatro ou cinco dias

Isso permitirá explorar também atrações menos conhecidas e fazer passeios para cidades próximas. 

Não deixe de conferir as ofertas do Vai de Promo!

Os tesouros de Salamanca ficam ainda mais acessíveis com o Vai de Promo, que leva até você promoções imperdíveis de passagens aéreas e seguro viagem.

Com descontos exclusivos e condições facilitadas de pagamento, nosso site possibilita viajar muito gastando pouco, sem complicações. 

Faça uma pesquisa gratuita e, em caso de dúvida, conte com nossos experts da central de atendimento! 

Vai de Promo, a escolha certa para viajar com economia e qualidade!


Continue sua leitura!

Não perca nenhuma promo!

As melhores dicas e promos chegam primeiro no seu e-mail. Assine nossa newsletter e começe a economizar!