Ir para o site

×

×

Toledo, Espanha: quando ir, onde se hospedar e o que fazer!

Conhecer Toledo, Espanha, é se apaixonar por sua famosa gastronomia, estrutura medieval e atrações culturais: não falta o que fazer por lá! Saiba mais!

Toledo, Espanha, é uma cidade medieval encantadora localizada no coração da Espanha, a apenas uma hora de trem de Madrid. 

Destino turístico popular graças à sua rica história e arquitetura única, a cidade remonta aos tempos dos romanos e dos visigodos, surgindo quase como uma testemunha perene da história europeia. 

Muito se engana, porém, quem pensa que Toledo só tem história a oferecer: o destino é conhecido por sua arte, cultura e culinária, capaz de promover uma experiência autêntica para os visitantes. 

Se você está procurando um destino de viagem único e fascinante na Espanha, Toledo é um lugar que não pode ser deixado de fora do seu roteiro, e por aqui vamos explorar tudo o que essa cidade mágica tem a oferecer para seus visitantes! Confira!

Como chegar a cidade de Toledo?

Como chegar a cidade de Toledo?
Pxhere / CC0

O primeiro passo para curtir uma viagem inesquecível é descobrir, afinal, onde fica Toledo, na Espanha. 

A cidade fica localizada na região central do país, na província de Toledo, que pertence à comunidade autônoma de Castilla-La Mancha

O destino está situado a cerca de 70 km ao sul de Madrid e pode ser facilmente acessado por trem, ônibus ou carro, graças a sua posição estratégica.

Vale lembrar que a cidade fica em um penhasco rochoso cercado pelo icônico rio Tejo, e, por isso, formou uma importante fortaleza histórica e um importante centro cultural na Espanha medieval.

Vem descobrir como chegar até a cidade!

A partir do Brasil

Você não vai conseguir voar direto do Brasil para Toledo, Espanha, sobretudo porque a cidade não tem aeroporto próprio.

O aeroporto mais próximo é o Aeroporto Adolfo Suárez Madrid-Barajas (MAD), localizado em Madrid, a cerca de 80 km de distância.

A partir da capital espanhola, você poderá optar entre trem, ônibus e carro para chegar ao seu destino final. 

De outras cidades da Espanha

Quem já está viajando pela Espanha não deve ter nenhuma dificuldade para visitar a cidade de Toledo, especialmente se você estiver saindo da vizinha Madrid.

A cidade fica a apenas 1 hora de trem da capital espanhola, e o desembarque acontece na estação ferroviária de Toledo, que fica próxima do centro histórico.

Há também diversas empresas de ônibus que oferecem serviços regulares de Madrid para Toledo, em trajetos de 1h30, com chegada à estação rodoviária, a apenas 10 minutos a pé do centro histórico. 

Está fazendo uma road trip pela Espanha? Você pode acessar a cidade pela auto estrada A42, que conecta Toledo a Madrid. 

Nesse caso, você só não pode se esquecer de que a cidade tem muitas ruas estreitas e estacionar no centro histórico pode ser complicado: pode ser mais interessante deixar o carro em um estacionamento fora da cidade e caminhar até o centro. 

E não é só isso: muitas empresas de turismo oferecem excursões de um dia para Toledo a partir da capital do país, incluindo transporte de ida e volta e um guia turístico para mostrar os principais pontos turísticos da cidade.

Toledo, Espanha: mapa

Toledo é uma cidade pequena e histórica, com muitas ruas estreitas e íngremes. Dessa forma, caminhar é uma das melhores maneiras de circular pela cidade e apreciar sua beleza. 

Quer um incentivo a mais? A maioria dos principais pontos turísticos estão localizados no centro histórico, que é facilmente acessível a pé! Confira no mapa turístico de Toledo, Espanha! 

Quando visitar a cidade de Toledo?

Toledo, Espanha, pode ser visitada o ano todo, mas o clima ideal para explorar a cidade é o mais ameno, sobretudo a primavera (de março a junho) e o outono (de setembro a novembro).

Nesses períodos, as temperaturas são amenas e a cidade fica menos abarrotada de turistas. 

A alta temporada acontece durante o verão (de julho a agosto), quando turistas do mundo inteiro invadem a cidade e as temperaturas podem chegar a níveis elevados.

Esta também é a época do ano em que ocorrem muitos festivais e eventos culturais, tornando a cidade mais vibrante e movimentada. 

Caso você prefira viajar no inverno europeu (de dezembro a fevereiro), prepare-se para encarar frio e chuva. 

Mesmo assim, você ainda poderá desfrutar de muitas atividades indoor e explorar a cidade de maneira mais tranquila e serena.

Onde se hospedar em Toledo, Espanha?

Onde se hospedar em Toledo, Espanha?
Yit Puerta Bisagra

Na hora de pesquisar os hotéis em Toledo para a sua estadia, tenha em mente que a cidade é pequena, mas não economiza na oferta de opções de hospedagem para seus visitantes. 

Em geral, você poderá escolher entre duas regiões: o lado de dentro e o lado de fora da muralha da cidade.

O lado de dentro, onde fica o centro histórico, é, sem dúvidas, o melhor lugar para se hospedar, pois é uma região movimentada, com muitos restaurantes, bares e lojas, além de estar próximo das principais atrações turísticas.

Nessa região ficam outros pequenos bairros que têm seus próprios atrativos. 

Você prefere ficar em uma área tranquila e charmosa, com ruas estreitas e casas históricas? Considere ficar no bairro Judeu.

Santa Teresa, por sua vez, é um bairro residencial mais afastado do centro histórico, com hotéis modernos e sofisticados, bem como alguns restaurantes locais. 

E tem mais: a região de San Martin, perto da ponte de mesmo nome, oferece vistas deslumbrantes do centro histórico e hotéis a preços mais acessíveis, perfeitos para quem está com o orçamento apertado. 

Toledo, Espanha: o que visitar

Quer conhecer uma cidade histórica localizada na região central da Espanha, com muitas atrações turísticas para todos os gostos? Toledo pode ser o destino perfeito para a sua próxima viagem!

Você poderá explorar o centro histórico e seus monumentos, caminhar pelas ruas medievais, admirar a arquitetura da cidade, visitar museus incríveis e muito mais!

Confira nossas sugestões do que fazer em Toledo em 1 dia! 

Catedral de Toledo

Catedral de Toledo
Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

Uma das principais atrações turísticas da cidade, a Catedral de Toledo, Espanha, foi construída no século XIII e mistura diversos estilos arquitetônicos, como gótico, renascentista e barroco. 

O interior suntuoso abriga um acervo impressionante de obras de arte, incluindo pinturas, esculturas e tapeçarias: tem até um tesouro com relíquias e jóias sagradas. 

Não termine a sua visita antes de subir a torre da catedral, que oferece uma vista panorâmica fantástica de toda a cidade.

Alcázar de Toledo

Um dos maiores patrimônios da cidade de Toledo, Espanha, é o Alcázar, um palácio fortificado localizado no topo de uma colina. 

O edifício atual é, na verdade, uma reconstrução feita no século XX: a construção original foi completamente destruída durante a Guerra Civil Espanhola. 

Atualmente, o espaço abriga um importante museu militar, que reúne uma coleção de artefatos históricos e obras de arte. 

E não é só isso: assim como a catedral, o Alcázar também oferece vistas deslumbrantes da cidade!

Puerta de Bisagra 

Puerta de Bisagra
Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

A Puerta de Bisagra é uma das principais portas da cidade de Toledo, herança do período medieval, quando a cidade era inteiramente murada.

Exemplo impressionante da arquitetura medieval espanhola, a estrutura foi construída durante o século X e reconstruída no século XVI em estilo renascentista. 

A partir da Puerta de Bisagra você pode explorar a cidade, tirar muitas fotos e, é claro, apreciar a vista majestosa.

Puente de Alcántara e Puerta de los Doce Cantos 

Que tal incluir em seus planos de viagem um passeio por dois dos principais pontos turísticos de Toledo?

A Puente de Alcántara é uma ponte histórica que remete ao século IX: a estrutura conecta as duas margens do rio Tejo e é um dos monumentos mais antigos da cidade. 

Ali pertinho fica a Puerta de los Doce Cantos, uma das portas da cidade murada de Toledo, construída durante o período medieval. 

O pórtico é famoso pelas 12 colunas e seu estilo arquitetônico mourisco, típico do período de ocupação árabe na Península Ibérica.  

Puerta del Sol 

Puerta del Sol
Wikimedia Commons / CC BY-SA 2.0

A Puerta del Sol é mais uma das principais portas de Toledo, construída no século XIV como uma das entradas da cidade fortificada. 

A arquitetura do pórtico é característica da época, com dois torreões e um arco central. Melhor ainda: a Puerta del Sol é uma das portas mais bem preservadas da cidade

Além de ser um ponto turístico bastante popular, a porta é também uma das principais entradas para o centro histórico de Toledo.

Monastério de San Juan de Los Reyes 

O Monastério de San Juan de Los Reyes é um antigo mosteiro franciscano em Toledo, Espanha, construído durante o reinado dos Reis Católicos. 

O espaço mistura traços de arquitetura gótica e medieval, com destaque para o pátio central, cercado por um claustro decorado com símbolos religiosos. 

A igreja anexa ao mosteiro não fica para trás no quesito beleza: o templo tem um rico interior decorado em pedra e madeira, além de uma capela dedicada a São João Batista.

Plaza del Ayuntamiento 

Plaza del Ayuntamiento
Flickr / CC BY 2.0

Uma das principais praças do centro histórico de Toledo, a Plaza del Ayuntamiento é cercada por edifícios históricos tão bonitos quanto importantes, incluindo a Prefeitura e a Igreja de San Ildefonso

A região é um lugar popular entre nativos e turistas para caminhar, relaxar e apreciar a arquitetura e história da cidade. 

Durante os meses mais quentes, é comum ocorrerem eventos e apresentações na praça, como shows e apresentações teatrais ao ar livre.

Ermida do Cristo de la Luz 

Que tal aproveitar a sua viagem para conhecer uma herança do período muçulmano na cidade, durante a Idade Média?

A Ermida do Cristo de la Luz é uma pequena mesquita do século X que se destaca como exemplo notável da arquitetura mouro-espanhola: estamos falando de uma das construções islâmicas mais antigas ainda em pé na cidade. 

Como o atual nome sugere, a construção inicialmente islâmica foi posteriormente convertida em igreja cristã. Por isso, apresenta elementos arquitetônicos cristãos e muçulmanos em sua estrutura. 

Plaza Zocodover 

Plaza Zocodover
Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

Bem no coração da cidade fica a Plaza Zocodover, que reúne algumas das principais atrações em Toledo, Espanha.

A área é movimentada, cercada de lojas, bares e restaurantes que reúnem moradores locais e turistas. 

A praça tem uma história rica e foi um importante mercado na época medieval: uma das melhores coisas para fazer por lá é apreciar a arquitetura, a história e o ambiente animado. 

Se você precisa de mais um motivo para incluir a praça em seu roteiro de viagem, saiba que a Plaza Zocodover é também o ponto de partida para muitos passeios turísticos pela cidade.

Onde comer em Toledo, Espanha?

É tão fácil encontrar onde comer em Toledo, Espanha, com qualidade que você vai até se esquecer de que está visitando uma cidade pequena!

O destino oferece uma variedade de opções gastronômicas em diferentes bairros, com destaque para o Centro Histórico, onde estão instalados restaurantes tradicionais que servem pratos típicos de Toledo, como leitão assado e migas. 

O Bairro Judeu também é conhecido por seus bons restaurantes, especializados em pratos kosher e comida sefardita, enquanto Santa Teresa é recomendado para quem procura cozinhas internacionais, como italiana, japonesa e vegetariana. 

Há, ainda, a Plaza de Zocodover, endereço de muitos cafés e bares que servem as famosas tapas e bebidas típicas, como o mazapán e o licor de hierbas.

Outras cidades perto de Toledo, Espanha

Quantos dias ficar em Toledo Espanha?
Pxhere / CC0

Você não precisa limitar o seu roteiro a apenas uma viagem. Há muitas cidades perto de Toledo, Espanha, que merecem a sua visita.

Madrid, por exemplo, fica a apenas 70 km e é acessível por meio de trens ou ônibus, oferecendo atrações como museus, palácios, parques e gastronomia.

Você também pode gostar de Aranjuez, a cerca de 50 km, conhecida por seu Palácio Real e seus jardins, considerados Patrimônio Mundial da Unesco. 

E que tal conhecer Cuenca, a cerca de 160 km de distância? A cidade é conhecida por suas casas suspensas, sua catedral e seu centro histórico, também tombado como Patrimônio Mundial.

Seguro viagem obrigatório para entrar na Espanha

Antes de embarcar para a Espanha, você não pode deixar de contratar um seguro viagem, uma exigência do Tratado de Schengen para os turistas que visitam a região. 

O Espaço de Schengen é formado por 26 países europeus e visa abolir as fronteiras internas, possibilitando a livre circulação de pessoas entre os países do bloco.

Entre as regras estabelecidas pelo acordo, está a exigência de que os turistas estrangeiros tenham um seguro viagem válido durante toda a estadia no país, com cobertura mínima de 30 mil euros para despesas médicas e hospitalares.

Além de atender às exigências do governo local, o seguro viagem pode proteger o viajante e garantir amparo financeiro em diferentes situações, incluindo extravio de bagagem, cancelamento de voo e repatriação médica. 

Não deixe de contratar essa tranquilidade para não correr o risco de ser impedido de entrar na Espanha e para curtir a sua estadia sem se preocupar com imprevistos!

Quantos dias ficar em Toledo, Espanha?

Quanto tempo para conhecer Toledo depende diretamente dos seus interesses pessoais e da disponibilidade de tempo que você tem para viajar.

Se você deseja explorar a cidade em detalhes, sem pressa e sem perder nenhuma atração turística, recomenda-se ficar pelo menos dois dias em Toledo para visitar os principais pontos turísticos da cidade.

Caso você tenha menos tempo disponível, ainda é possível ter uma experiência satisfatória em Toledo em um dia, embora seja inviável também explorar os arredores da cidade. 

Com mais tempo para curtir a região, você poderá fazer bate-voltas para outras cidades próximas, como Madrid, Segóvia, Cuenca e Aranjuez.

Como é morar em Toledo na Espanha?

A pequena cidade de Toledo, Espanha, pode ser o lugar perfeito para quem procura qualidade de vida ou simplesmente deseja viver uma experiência agradável e enriquecedora fora do Brasil. 

A cidade tem uma população de cerca de 84 mil habitantes e é relativamente pequena em comparação com outras cidades espanholas, o que simplifica a locomoção. 

Além disso, a cidade tem um custo de vida mais baixo do que outras grandes cidades espanholas, como Madrid ou Barcelona, bem como uma atmosfera tranquila e amigável, com muitos eventos culturais e festivais ao longo do ano. 

Em termos de infraestrutura, a cidade é muito bem equipada, com escolas, hospitais, transportes públicos e serviços essenciais à disposição da população.

Quer mais? A cidade também é conhecida por sua gastronomia, com uma grande variedade de restaurantes que oferecem pratos típicos da região!

No fim das contas, morar em Toledo pode ser uma experiência agradável e tranquila para quem procura uma cidade histórica, com uma atmosfera amigável e um custo de vida mais baixo do que outras cidades espanholas maiores.


Continue sua leitura!

Tamara Pinho

Tamara Pinho

Não perca nenhuma promo!

As melhores dicas e promos chegam primeiro no seu e-mail. Assine nossa newsletter e começe a economizar!