Ir para o site

×

×

Inverno em Portugal: como é, mês mais frio e o que fazer no país

Saiba tudo sobre o inverno em Portugal, temperatura média, mês mais frio e cidades que nevam. Veja o que fazer pelo país durante a estação.

O inverno em Portugal transforma este país já encantador em um cenário mágico, com vários lugares cobertos pelo branco da neve e muitas atividades incríveis para espantar o frio

Quando as temperaturas começam a cair, a paisagem se transforma e convida a desfrutar de experiências memoráveis de norte a sul, incluindo as ilhas, com destinos para todos os tipos de viajantes. 

Este guia completo vai revelar os melhores locais para visitar e as informações que você precisa para planejar a sua viagem. Vamos lá?

Como é o inverno em Portugal?

Como é o inverno em Portugal
Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

O inverno português acontece oficialmente de 21 de dezembro a 20 de março, marcado por um clima relativamente ameno em comparação a outros países europeus. As temperaturas médias não despencam tanto quanto em outros cantos do continente, mas podem variar bastante conforme a região. 

A duração do dia diminui, resultando em apenas de 9 horas de luz solar em dezembro, com chuvas em todo o país — mais intensas no norte, menos frequentes no sul.

Descubra outros dados importantes a seguir.

Qual a temperatura no inverno em Portugal?

Em média, os termômetros registram cerca de 8°C no país, mas a temperatura no inverno português apresenta variações a depender da região.

No norte de Portugal, o inverno é mais rigoroso com médias entre 4°C e 9°C, diferente do sul, onde as temperaturas são mais amenas, ficando entre 10°C e 16°C. 

Que horas é o pôr-do-sol no inverno em Portugal?

No inverno, o pôr-do-sol em Portugal acontece entre 17h e 18h, mas há algumas particularidades. Nas cidades ao norte do país, o sol tende a se pôr mais cedo, por volta das 17h, enquanto no sul, ocorre um pouco mais tarde, em torno das 18h. 

Além das diferenças regionais, o horário do poente também varia. No final de dezembro, o sol se põe mais cedo do que no final de fevereiro, refletindo o gradual aumento da duração do dia à medida que o inverno avança.

Qual é o mês mais frio em Portugal?

Janeiro é o mês mais gelado em solo português, com termômetros entre 6 °C e 13 °C. O primeiro mês do ano, aliás, marca o auge do inverno, com noites frias e dias que, embora possam ser ensolarados, raramente ultrapassam temperaturas amenas. 

Quais as cidades de Portugal que neva?

A neve é um fenômeno mais comum nas regiões montanhosas do norte e centro de Portugal, como Guarda e Covilhã, cidades situadas na Serra da Estrela, famosa por sua estação de esqui. 

Viseu, embora não esteja numa região montanhosa, também pode ocasionalmente receber neve, especialmente nas áreas mais elevadas, assim como Bragança, Montalegre e Marvão, entre outras cidades portuguesas.

O que levar em uma viagem para Portugal no inverno?

Devido à umidade, é recomendado levar pelo menos dois casacos quentes e impermeáveis, além de cachecóis, luvas e gorros, imprescindíveis para garantir seu conforto. Dê preferência a peças feitas de tecidos respiráveis e que permitam que você se vista em camadas, além de botas impermeáveis.

Você também precisará organizar sua documentação. Brasileiros não precisam de visto para Portugal para viagens de turismo com duração de até três meses, mas devem ter um passaporte com validade mínima de seis meses após a data de retorno

O viajante também deve ter em mãos comprovantes de passagem aérea de ida e volta, hospedagem e recursos financeiros suficientes para cobrir seus gastos durante a estadia. 

E não se esqueça do seguro de viagem, especialmente importante se você pretende praticar esportes de inverno.

Gaste pouco para curtir o inverno em Portugal

Gaste pouco para curtir o inverno em Portugal
Wikimedia Commons / CC BY 4.0

Melhor que curtir o inverno português é viver essa experiência fantástica sem se preocupar com gastos excessivos, e nesse sentido você pode contar conosco.

O Vai de Promo tem um buscador de passagens aéreas econômicas, que centraliza sua pesquisa de preços mostrando as ofertas de todas as companhias aéreas disponíveis conforme destino e data escolhidos. 

O que fazer durante o inverno em Portugal?

Com temperaturas baixas, paisagens incríveis e uma gastronomia apreciada no mundo inteiro, o país é um verdadeiro parque de diversões de inverno, com atrações para todos os gostos.

Entre cidades históricas, esportes de inverno nas montanhas e roteiros gastronômicos que incluem vinhos premiados, há muito a descobrir do que fazer e visitar em Portugal no inverno, veja só!

Ir aos Mercados de Natal em Lisboa

No fim do ano, quando as temperaturas despencam em todo o país, a capital Lisboa se transforma em um espetáculo de luzes, cores, aromas e sabores por meio de seus Mercados de Natal.

Esses eventos especiais ocorrem em meio às ruas históricas da cidade, carregando toda a atmosfera mágica do espírito natalino.

Além dos mais tradicionais, como o Mercado da Ribeira, há novos Mercados de Natal lisboetas que promovem o comércio local e valorizam os pequenos produtores. 

Entre os mais famosos estão o Wonderland Lisboa, no Parque Eduardo VII, um dos mais movimentados, e o Christmas Market, na Praça Dom Pedro IV (Rossio), na região de Baixa e Chiado. 

Passear pelas vinícolas da região do Douro em Porto

Nada melhor para espantar o frio e aquecer a alma do que uma boa taça de vinho português. Por isso, uma atividade imperdível é conhecer as vinícolas da região do Douro, em lugares como Porto e Vila Nova de Gaia.

Há dezenas de vinícolas abertas a visitação, que permitem passear pelos vinhedos e degustar rótulos de altíssima qualidade, enquanto desfrutam das paisagens do Vale do Douro. 

E não pense que apenas o norte do país guarda essas experiências incríveis. Você também pode mergulhar na tradição vinícola em Lisboa, em lugares como o Solar do Vinho do Porto e o The Wine Tasting Room, no Bairro Alto e em Terreiro do Paço, respectivamente. 

Conhecer a tradição regional em Braga e Guimarães

Outra atividade imperdível na estação mais fria do ano é conhecer a rica tradição e cultura de cidades históricas como Braga e Guimarães, na região norte do país

Com mínimas em torno de 5 °C, o Centro de Braga fica ainda mais encantador, com sua arquitetura medieval preservada e muitas igrejas, jardins e praças famosas, onde você pode encontrar lugares que servem doces típicos, como as tíbias ou o pudim abade de Priscos.

Depois, você pode conhecer os complexos religiosos de Bom Jesus e Sameiro, antes de seguir viagem para Guimarães, cidade muitas vezes citada como o berço de Portugal.

Passear por Guimarães é como fazer uma viagem no tempo: o centro histórico é muito bonito e guarda atrações como o Castelo de Guimarães e o Paço dos Duques

Um passeio imperdível no inverno ou em qualquer época do ano é pegar o Teleférico até a Penha para desfrutar de vistas panorâmicas de toda a cidade. 

Praticar esportes de inverno na Serra da Estrela

Principal destino de inverno para estar no roteiro de Portugal, a Serra da Estrela é o ponto mais alto do país, atraindo grandes grupos de esquiadores, snowboarders e pessoas interessadas em curtir a neve. 

O destino reúne lugares como o Covão d’Ametade e a Praia Fluvial da Loriga, além de aldeias históricas cheias de charme, como Belmonte e Castelo Rodrigo, e cidades como Guarda e Covilhã.

A região conta com temperaturas médias em torno de 2°C e pode atingir até -15°C nos picos mais altos, além de abrigar a única estação de esqui portuguesa, a Estância de Ski da Serra da Estrela.

Durante sua visita, não deixe de experimentar quitutes típicos como queijos, enchidos, broas e pães de centeio. Você vai descobrir que a melhor maneira de se manter aquecido é por meio dessa gastronomia primorosa.

Visitar os pontos turísticos de Bragança

Visitar os pontos turísticos de Bragança
Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

No norte de Portugal, Bragança encontra em sua cultura e história os principais chamarizes para turistas, mas esse cenário apaixonante fica ainda mais imperdível no inverno, quando a neve costuma dar as caras.

Para começar, você pode se aquecer no belíssimo Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, que apresenta o melhor da arte local, ou, quem sabe, explorando o Castelo de Bragança, gigante medieval que domina a paisagem com seu estilo gótico. 

Outra atração que é parada quase obrigatória é o Museu Ibérico da Máscara e do Traje, enquanto o Parque Natural do Montesinho é o destino perfeito para quem gosta de trilhas e observação da fauna.

Se possível, inclua no seu roteiro uma visita à aldeia de Rio de Onor, que fica coberta pela neve e é famosa por seus restaurantes que servem delícias tradicionais da culinária portuguesa.

Descobrir a arte urbana de Covilhã

Um dos principais destinos da Serra da Estrela é Covilhã, cujo Circuito de Arte Urbana é uma atração irresistível. Pelas ruas da cidade, é possível encontrar murais, grafites coloridos e intervenções artísticas que dão vida às paredes e fachadas.

A cidade, famosa por sua importância na indústria têxtil do país, oferece muito mais do que paisagens deslumbrantes e fábricas, a começar por um centro histórico bem preservado, que mais parece um museu a céu aberto. 

Outro passeio imperdível é o roteiro que inspirou o romance Lã e Neve, de Ferreira de Castro, que percorre cenários que ganham vida nas páginas do livro.

E como não mencionar as famosas fábricas de lã de Covilhã, que agora abrigam o Museu dos Lanifícios? Essas antigas instalações industriais são testemunhas do passado e ensinam muito sobre a história e a evolução da indústria têxtil na região.

Aproveitar a Vila Natal em Óbidos

Se você sempre sonhou com um Natal coberto de neve, com luzes coloridas refletindo no branco do gelo e atrações típicas, não deixe de visitar a Vila Natal em Óbidos. Além de oferecer neve artificial para garantir uma celebração tradicional, é o lugar perfeito para escrever uma carta ao Pai Natal e desfrutar de delícias como o chocolate quente. 

E não pense que apenas os pequenos se divertem. Os adultos podem se deliciar com a tradicional ginja de Óbidos, servida em um copo de chocolate, para se aquecer.

Além das festividades, Óbidos reserva encantos que vale a pena explorar, como uma caminhada pelo topo da Muralha Medieval para curtir a vista e as lojas de antiguidades, souvenirs e decoração na Rua Direita.

Viver a magia do Natal em Águeda

A magia do Natal invade a cidade de Águeda, no distrito de Aveiro, quando o destino promove um verdadeiro espetáculo de luzes, com ruas decoradas com as famosas instalações de guarda-chuvas que se tornaram sua marca registrada.

Mas as surpresas não param por aí. Águeda abriga dois recordes natalinos: o maior Pai Natal do planeta, com mais de 20 metros de altura e 250 mil LEDs; e o menor Pai Natal do mundo, uma nanoescultura que só pode ser vista por meio de um microscópio.

Durante a sua visita, aproveite para conhecer atrações como a Lagoa Pateira de Fermentelos, o Parque de Alta Vila e a Igreja Matriz.

Fazer esportes de aventura em Gerês

Se você gosta de espantar o frio com uma carga de adrenalina, vai amar os esportes de aventura disponíveis na cidade de Gerês, a apenas 100 km do Porto.

O destino é uma verdadeira meca das atividades ao ar livre e do ecoturismo, sobretudo no inverno, quando o único Parque Nacional de Portugal se revela em sua plenitude.

Ali, você terá a oportunidade de desfrutar de atividades como canyoning, trekking, arvorismo, passeios de jipe e muitas outras. Difícil mesmo é definir por onde começar, tamanha é a diversidade de experiências oferecidas. 

Descobrir a região do Algarve fora de época em Silves

A famosa região do Algarve é muito conhecida por suas praias badaladas, que recebem milhões de visitantes no verão europeu, mas há muitos encantos esperando por você até mesmo no inverno.

A baixa temporada na cidade de Silves, por exemplo, é capaz de desvendar um lado tranquilo e autêntico do Algarve, substituindo o foco nas praias por uma combinação de cultura, arquitetura e gastronomia na estação mais gelada do ano.

Nesse período, as temperaturas não caem tanto quanto no norte do país, e é improvável que você vá testemunhar neve por lá, mas as condições climáticas amenas tornam Silves ainda mais convidativa. Afinal, você vai poder explorar seus tesouros históricos, como o Castelo, a Catedral e a Cidade Velha, sem se preocupar com o calor ou multidões de turistas.

Mesmo com os dias mais curtos e temperaturas que não ultrapassam os 18 °C, vale a pena reservar um tempinho para visitar as praias de Armação de Pera, a apenas 20 km de distância, onde você poderá testemunhar um pôr-do-sol magnífico!

Desfrutar do silêncio da montanha nas Aldeias de Xisto

Desfrutar do silêncio da montanha nas Aldeias de Xisto
Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

Não há nada melhor para se desligar do ritmo frenético da vida urbana do que desfrutar do silêncio da montanha nas Aldeias de Xisto, um conjunto de 27 vilas rurais muito autêntico. 

Piódão é a aldeia mais famosa, mas há outras que também merecem um lugar na sua lista de visitas, como Candal, Talasnal e Foz de Égua

A melhor maneira de explorar essas aldeias é por meio de caminhadas agradáveis – especialmente sob o ar frio do inverno – para conhecer recantos que parecem saídos direto de um livro de história, com belas montanhas ao fundo.

Fugir do frio na Ilha da Madeira

Que tal fugir do frio na ensolarada Ilha da Madeira, um arquipélago português situado a pouco mais de 600 km da costa africana? 

A região é um refúgio para quem prefere temperaturas um pouco mais elevadas (em torno de 13 °C) no meio do inverno. 

Uma boa dica é alugar um carro para conhecer as maravilhas naturais da ilha, como as piscinas naturais de Porto Moniz e o vale do Curral das Freiras. Há também belos mirantes e oportunidades de escalada e rapel em regiões como os picos Ruivo e do Areeiro.

No coração do Funchal, a capital da ilha, você vai amar conhecer cada rua da Zona Velha e, quem sabe, curtir a vista panorâmica em um passeio de teleférico até ao Monte. 

Aproveite bastante o inverno em Portugal com o Vai de Promo!

Conte com o Vai de Promo para curtir a viagem no inverno em Portugal sem abrir mão da economia

Você vai encontrar o melhor buscador do mercado em nossa página, com recursos modernos para filtrar passagens aéreas mais baratas.

Aqui, o viajante tem tudo em um só lugar, como promoções imperdíveis, atendimento de excelência e descontos exclusivos, com pagamento em até 12 vezes no cartão.

Está esperando o que para garantir sua passagem sem complicações? Conheça agora mesmo o Vai de Promo!

Perguntas frequentes sobre inverno em Portugal

Quando o inverno se aproxima, Portugal revela um charme ainda mais encantador. Contudo, podem surgir dúvidas e curiosidades sobre o que esperar dessa época do ano, e nós vamos respondê-las para você!

Faz muito frio em Portugal no inverno?

O inverno português não é extremamente frio, comparado a outros países europeus. As temperaturas médias ficam entre 8 °C e 15 °C na maior parte do país.

Qual é a cidade mais fria de Portugal?

A cidade portuguesa mais fria é Guarda, que fica em uma área montanhosa na região central, a mais de 1.000 metros de altitude. Isso contribui para o clima frio, com temperaturas médias anuais de 10°C.

No inverno, os termômetros podem facilmente ficar abaixo de zero, com neve sendo frequente em algumas ocasiões.

Quando cai neve em Portugal?

Quando cai neve em Portugal
Flickr / CC BY-SA 2.0

A neve em Portugal não é um fenômeno comum, mas pode ocorrer em algumas regiões durante o inverno, de dezembro a março. As chances de neve são maiores nas regiões montanhosas, como a Serra da Estrela, a Serra do Gerês e Montesinho.

Na Serra da Estrela, que abriga a única estação de esqui portuguesa, a neve costuma cair entre dezembro e fevereiro, e o pico da temporada de neve acontece em março, chegando a até 430 mm.

Quantos graus faz em Lisboa no inverno?

Em Lisboa, as temperaturas no inverno variam entre 8 °C e 15 °C, com médias em torno de 12 °C. Dezembro a fevereiro são os meses mais frios, com mínimas em torno de 5 °C.

Qual a cidade mais quente no inverno em Portugal?

Faro, no Algarve, é considerada a cidade mais quente no inverno em Portugal, com médias entre 15 °C e 18 °C. Por conta do clima agradável e da proximidade com o mar, a cidade é um dos principais refúgios dos portugueses na estação mais fria do ano.

Outras cidades do Algarve também têm temperaturas mais elevadas no inverno, como Lagos e Portimão.


Continue sua leitura!

Não perca nenhuma promo!

As melhores dicas e promos chegam primeiro no seu e-mail. Assine nossa newsletter e começe a economizar!