Ir para o site

×

×

Trabalhar em Portugal: descubra como conseguir!

Tem vontade de trabalhar em Portugal? Confira todas as nossas dicas para tornar esse processo o mais simples e seguro possível!

Trabalhar em Portugal deixou de ser um sonho distante para muitos brasileiros. O país recebe cada vez mais imigrantes em busca de oportunidades profissionais.

Contudo, é comum surgirem inúmeras dúvidas entre aqueles que almejam trilhar novos caminhos, como a viabilidade de encontrar emprego para brasileiros nesse país europeu. 

Você precisa de um visto especial? Quais são os tipos de visto e como obtê-los? Como realizar uma busca eficaz por oportunidades de emprego em solo português? 

Uma coisa é certa, há oportunidades de trabalho em Portugal para brasileiros, desde que se compreenda profundamente o funcionamento do mercado local. 

Além disso, dar os passos certos para atuar profissionalmente no país pode maximizar as chances de sucesso nessa empreitada. 

A informação é uma grande aliada do viajante, e neste artigo você vai descobrir tudo sobre a possibilidade de exercer atividades remuneradas em Portugal. Vamos lá!

Brasileiro pode trabalhar em Portugal?

Brasileiro pode trabalhar em Portugal?
Freepik

Brasileiro pode trabalhar em Portugal, desde que esteja alinhado com as diretrizes estabelecidas pelas autoridades locais. 

É necessário compreender o processo de imigração e a obtenção da autorização de residência para garantir o sucesso da experiência. 

A obtenção do visto para trabalho muitas vezes requer a apresentação do contrato de trabalho ou da promessa de emprego, mas há exceções.

Hoje, o país oferece até visto para quem deseja procurar trabalho. 

Mas não subestime a importância de atuar dentro da legalidade. Alguns brasileiros optam por trabalhar com visto de turista, mas essa abordagem pode acarretar diversos problemas. 

O trabalhador ilegal pode enfrentar desde elevadas multas até assumir empregos que não asseguram direitos trabalhistas básico.

Ou seja, é aconselhável planejar com antecedência e iniciar a busca por emprego ainda no Brasil.

O que um brasileiro precisa para trabalhar em Portugal?

Mas, afinal, o que é preciso para ir trabalhar em Portugal? O primeiro passo é garantir a legalização no país

A orientação é seguir um processo regularizado, evitando as complexidades e desafios que a clandestinidade impõe a muitos imigrantes. 

Você deverá atentar-se aos requisitos e trâmites estabelecidos pelas autoridades, assegurando uma transição em conformidade com as leis portuguesas.

Descubra mais sobre trabalhar em Portugal!

Documentos para trabalhar em Portugal

O documento mais importante no processo de trabalhar em Portugal é o passaporte. Afinal, é o único documento de identificação aceito para viajantes internacionais.

Se você já tem passaporte, fique atento à validade. O documento deve ter, no mínimo, 3 meses de validade além da data prevista de retorno.

É recomendável que o passaporte tenha, pelo menos, 2 anos de validade.

Assim, a documentação estará adequada durante todo o período de estadia no novo país, evitando contratempos. 

Você também precisará comprovar que dispõe de recursos financeiros para se manter no país. Isso pode ser feito mediante a apresentação de comprovantes de renda atualizados. 

O processo exige, ainda, comprovante de acomodação, como carta-convite ou contrato de aluguel, além de seguro de saúde internacional (ou PB4, gratuito).

Visto de trabalho para Portugal

Os imigrantes que não detêm cidadania portuguesa ou europeia devem, obrigatoriamente, providenciar a obtenção de um visto para trabalhar em Portugal. 

Há diversas modalidades de visto de trabalho, como o Startup Visa e o Golden Visa.

Cada uma garante o direito de trabalhar no país e apresenta requisitos específicos a serem atendidos pelo requerente.

Um dos vistos mais novos é aquele destinado à procura de emprego, que concede um período prorrogável por até 6 meses para buscar trabalho no país. 

Contudo, para isso é essencial que o solicitante tenha meios financeiros para sua subsistência e cumpra os demais pré-requisitos estabelecidos pelas autoridades.

Se você tem renda fixa, outra possibilidade é utilizar o Visto D7, que também permite exercer atividades profissionais. 

É possível trabalhar em Portugal com visto de estudante?

Você pode trabalhar em Portugal com o visto de estudante, mediante comunicação ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

Nesse caso, o horário não pode interferir nos seus estudos.

O imigrante deve apresentar o contrato de trabalho ou comprovação de abertura de atividade para assegurar o direito ao trabalho. 

Também é necessário fornecer um comprovante de inscrição na Segurança Social e um documento da universidade atestando a matrícula e frequência no curso.

Viaje para Portugal pagando pouco com o Vai de Promo!

O Vai de Promo é um aliado importante para quem decide realizar o sonho de trabalhar em Portugal. 

Nossa plataforma garante a sua viagem para o país europeu com custos mais acessíveis, por meio de ofertas de passagens aéreas e seguro viagem. 

O site opera como um comparador e buscador online de seguro viagem e passagens aéreas mais baratas.

Você pode comparar resultados com facilidade para escolher o melhor custo-benefício para o seu bolso.

Conheça agora mesmo o Vai de Promo e descubra essa ferramenta eficiente que te ajuda a realizar seus sonhos de viagem com praticidade e economia.

É fácil arrumar emprego em Portugal?

Trabalhar em Portugal como brasileiro não é uma tarefa fácil, mas certamente não é impossível. 

A complexidade do processo varia conforme diversos fatores, como o nível de educação e os objetivos profissionais estabelecidos. 

Empregos que demandam menor qualificação costumam ser mais fáceis de conseguir. 

Todavia, setores mais especializados e que exigem maior qualificação têm desafios mais intensos para o imigrante brasileiro.

A competição pode ser acirrada, e o candidato deve conseguir se adaptar às exigências do mercado português. Isso pode facilitar a sua busca!

Para aumentar as suas chances, siga uma estratégia bem planejada, com pesquisa sobre demandas do mercado, networking e aprimoramento contínuo das habilidades profissionais.

Onde encontrar emprego em Portugal sendo imigrante?

Onde encontrar emprego em Portugal sendo imigrante?
Freepik

Se você está se perguntando o que é necessário para trabalhar em Portugal, tenha em mente que existem caminhos distintos para realizar esse sonho.

Um exige diploma e outro dispensa essa exigência acadêmica. 

Em geral, funções que não requerem ensino superior, como atendimento ao cliente, concentram inúmeras oportunidades acessíveis a imigrantes. 

É comum, inclusive, encontrar brasileiros munidos de graduação completa que desempenham essas tarefas.

Por outro lado, cargos que demandam nível superior são, frequentemente, ocupados por portugueses.

Eles, afinal, beneficiam-se de seu nível educacional avançado e familiaridade com a cultura local. 

Isso, contudo, não impede que um brasileiro qualificado conquiste posições específicas, especialmente nas áreas em que a demanda por profissionais estrangeiros é significativa. 

Diversas áreas destacam-se como promissoras para brasileiros em Portugal. Confira as que estão mais em alta:

  • Marketing
  • Direito
  • Contabilidade
  • Tecnologia da Informação (TI)
  • Finanças
  • Recursos Humanos
  • Turismo
  • Logística 
  • Construção civil 
  • Comércio

Como conseguir emprego em Portugal estando no Brasil?

Você pode dar seus primeiros passos para trabalhar em Portugal antes mesmo de sair do território brasileiro, por meio da internet. 

Cadastre-se em plataformas e sites de anúncios de vagas, onde poderá carregar seu currículo e candidatar-se a diversas posições.

Esses espaços possibilitam até configurar alertas para receber notificações pertinentes ao seu perfil. 

Utilizar mecanismos de busca online também é estratégico para pesquisar tendências de mercado e compreender a situação da sua área de atuação.

Durante esse tempo, aproveite para aprofundar seu conhecimento sobre Portugal, assimilando a cultura corporativa do país e identificando os mercados mais dinâmicos.

Você também poderá descobrir as cidades com maior oferta de oportunidades. 

A Bolsa de Emprego Público (BEP) é uma ferramenta online que disponibiliza informações sobre vagas no serviço público português. 

No setor privado, considere explorar plataformas específicas para áreas como marketing, tecnologia da informação, saúde ou comunicação em busca de oportunidades.

Outra possibilidade é procurar agências e empresas de recrutamento, o que pode facilitar a inserção no mercado de trabalho português. 

Uma abordagem mais direta envolve pesquisar sites de empresas portuguesas, entrar em contato com os departamentos de recrutamento e enviar currículos personalizados.

E não se esqueça de que as mídias sociais são aliadas poderosas, especialmente aquelas voltadas para o meio profissional, como o LinkedIn.

Elas permitem obter dicas, recomendações e ampliar o networking.

Quais são as melhores cidades para trabalhar em Portugal?

Em Portugal, a dinâmica do mercado de trabalho favorece principalmente as grandes cidades, refletindo uma tendência comum a muitos países. 

Áreas urbanas como Lisboa, Porto e Braga concentram as melhores ofertas de emprego, sobretudo pela presença significativa de grandes empresas, centros comerciais e fluxo de turistas.

Há outros destinos também indicados para estrangeiros interessados em trabalhar em Portugal, veja só!

Lisboa

Como capital e maior cidade do país, Lisboa abriga grandes empresas, atrai um expressivo número de turistas e beneficia-se de incentivos governamentais.

O resultado é um ambiente dinâmico e propício ao desenvolvimento profissional

A diversidade de oportunidades de trabalho é ainda mais evidente em setores como comunicação, refinarias de petróleo e indústrias de pesca e têxteis.

A versatilidade do mercado de trabalho lisboeta é uma vantagem significativa para quem procura oportunidades em diferentes áreas de atuação.

A cidade acolhe profissionais com níveis de escolaridade variados

Além disso, a vitalidade da capital portuguesa é propícia para o desenvolvimento profissional e pessoal, tornando a cidade atrativa para quem busca construir uma carreira sólida.

Porto

A única “rival” de Lisboa no quesito oportunidades de trabalho é Porto, considerada como uma das melhores cidades para quem busca emprego em Portugal.

A “capital do Norte” é casa de grandes empresas, além de ser um destino turístico badalado e um importante polo acadêmico, graças à Universidade do Porto.

A cidade, famosa por sua história, arquitetura e gastronomia, oferece oportunidades profissionais especialmente nos setores da construção civil, indústria e transportes.

Há também oportunidades no setor de transportes aéreos e náuticos.

Para profissionais qualificados, a indústria farmacêutica é um dos destaques, com grande expressão em Porto.

O mercado é aquecido na cidade, o que contribui para a diversidade de vagas disponíveis em níveis técnico e superior.

Além das oportunidades profissionais, a receptividade de Porto com os imigrantes é um fator significativo a ser considerado.

A hospitalidade local cria um ambiente acolhedor para estrangeiros, presentes em grande volume na cidade.

Sintra

A famosa “cidade dos castelos” está entre os melhores destinos para quem deseja trabalhar em Portugal.

Sintra, considerada Patrimônio Mundial da Unesco, tem um setor turístico muito robusto, que oferece muitas oportunidades profissionais. 

A alta demanda turística é particularmente propícia para quem busca oportunidades de trabalho em hotelaria, gastronomia e até mesmo como guia de turismo.

Como se trata de uma cidade de menor porte, a abordagem para encontrar emprego é, muitas vezes, mais direta. 

Isso significa que o contato presencial, nas empresas hoteleiras ou agências de turismo, pode ser a chave para conquistar uma posição. 

Braga

Trabalhar em Braga tem sido uma escolha cada vez mais atrativa, especialmente para jovens que buscam oportunidades enquanto estudam. 

A Capital Europeia da Juventude oferece oportunidades especialmente nos setores turístico, cultural, político e social. 

Essa efervescência contribui para que Braga seja reconhecida como uma das melhores cidades para trabalhar no país europeu. 

Com uma população de mais de 180 mil habitantes, a cidade do norte de Portugal é destaque nos mercados de artesanato e gastronomia.

Esses segmentos são famosos pela oferta significativa de vagas. 

Coimbra

Coimbra
Pxhere / CC0

Outro destino interessante para quem deseja encontrar emprego em Portugal é Coimbra, um dos pólos de inovação no país. 

A cidade abriga uma das universidades mais prestigiadas do mundo e atrai também profissionais já consagrados no mercado, em busca de desenvolvimento intelectual.

Muitas empresas voltadas para a Tecnologia da Informação encontram solo fértil em Coimbra, mas há oportunidades também em outros setores, como turismo e serviços.

Coimbra também é um excelente ambiente para empreendedores e startups, liderando iniciativas nesse sentido em Portugal.

Cascais

Pela proximidade conveniente com Lisboa, Cascais foi, por muito tempo, considerada uma mera cidade-dormitório.

Hoje, entretanto, é um destino muito buscado por imigrantes interessados em trabalhar em Portugal.

Nos últimos anos, a cidade viu seu cenário econômico evoluir, com a vantagem de oferecer um custo de vida mais acessível em comparação à capital lusitana.

A oferta de oportunidades é plural em setores como serviços, comércio e turismo.

O melhor de tudo é que os habitantes de Cascais têm fácil acesso às comodidades da capital do país.

Além disso, destinos interessantes como praias e a vizinha Sintra estão nas proximidades.

Algarve

Embora seja um consagrado destino de verão, a região do Algarve também é indicada para quem sempre sonhou em trabalhar em Portugal.

Nesse caso, porém, há algumas particularidades que devem ser consideradas.

A região destaca-se não apenas pela sua atratividade econômica, com muitas oportunidades nos setores de serviços e hospitalidades, mas também pela qualidade de vida.

O Algarve é famoso pelas praias que atraem multidões de turistas, sendo um polo de oportunidades graças ao constante fluxo de visitantes. 

Isso torna o ambiente mais propício para profissões voltadas para a hotelaria, alimentação e transporte, de recepcionistas a chefs de cozinha. 

Aveiro

A última cidade da nossa lista de lugares para trabalhar em Portugal é Aveiro, vizinha à cidade do Porto.

O destino é famoso entre estudantes, graças à sua famosa universidade homônima, com possibilidades de trabalho e estudo.

Além da relevância educacional, a cidade também é conhecida por sua beleza natural e relevância econômica, como um dos centros urbanos mais importantes do país.

O mercado de trabalho tem boas oportunidades em atividades como transporte ferroviário e atividade portuária, que contribuem significativamente para a economia local.

E não se esqueça do turismo, fundamental na dinâmica econômica da cidade, que abre portas para diversas oportunidades profissionais no setor. 

Qual é a média salarial em Portugal?

No começo de 2024, o salário mínimo em Portugal foi reajustado para 820€.

No entanto, o Observatório das Imigrações apontou disparidades salariais entre diferentes grupos no país, incluindo imigrantes brasileiros.

Os brasileiros que trabalham em Portugal têm média salarial de 946€, contra 1081€ de média entre os portugueses. 

Outros grupos de imigrantes recebem remunerações mais elevadas. Estadunidenses, por exemplo, têm média salarial de 2.600€.

Essa discrepância pode ser influenciada por fatores como setor de atuação, nível de qualificação e experiência profissional. 

Vale a pena trabalhar em Portugal?

Ter a oportunidade de trabalhar em outro país, como Portugal, pode ser uma experiência extremamente valiosa e enriquecedora para os brasileiros. 

Muitos profissionais relatam que essa mudança proporcionou um impulso significativo em suas carreiras, resultando em estabilidade profissional e crescimento pessoal. 

Além disso, o imigrante tem a oportunidade de se especializar em um novo país, com uma cultura diferente, o que pode contribuir para o desenvolvimento profissional.

Você também terá a chance de interagir com profissionais de diversas nacionalidades, em um ambiente multicultural.

No entanto, é fundamental pesquisar sobre as vagas disponíveis, a média salarial e o custo de vida na cidade escolhida.

Explore Portugal sem comprometer suas economias!

Realizar o seu sonho de trabalhar em Portugal pode se tornar um processo mais econômico com o Vai de Promo

Nosso site prova que viajar para os melhores destinos não precisa ser sinônimo de despesas elevadas!

Com o Vai de Promo, você encontra ofertas das melhores companhias aéreas e seguradoras.

Assim, pode identificar as melhores oportunidades de economia para tirar a sua viagem do papel.

Aproveite as ofertas irresistíveis do Vai de Promo e realize seus sonhos de viagem sem pesar no bolso!


Continue sua leitura!

Não perca nenhuma promo!

As melhores dicas e promos chegam primeiro no seu e-mail. Assine nossa newsletter e começe a economizar!