Inverno na Europa: clima e principais cidades para aproveitar o frio
Saiba sobre o inverno na Europa, como é o clima, quais os meses e quando começa a nevar. Veja qual país faz mais e menos frio, e quais cidades visitar.
É bem provável que você já saiba que o inverno na Europa é muito mais rigoroso do que o brasileiro. Mas já parou para considerar que isso também significa destinos únicos, onde o frio e a neve podem oferecer experiências incríveis?
Planejar uma viagem para a Europa durante o inverno significa ter a oportunidade de conhecer lugares diferentes, brincar na neve, explorar gastronomias novas e viver diversas aventuras que não existem no Brasil, como esqui e passeios por centros medievais.
Se você sempre sonhou em curtir o frio intenso, este artigo é para você! Montamos um guia completo com tudo o que você precisa saber para curtir ao máximo o inverno europeu, veja só!;
Como é o inverno na Europa?
O inverno no continente europeu pode ser muito diferente, a depender da região em que você se encontra, sendo mais intenso no norte e mais ameno no sul. Além da grande variação de temperatura, outra peculiaridade marca a estação: a baixa temporada coincide com os meses de inverno. Isso significa que você tem a oportunidade de curtir atrações famosas como a Torre Eiffel, em Paris, na França e o Big Ben, em Londres, na Inglaterra, sem se preocupar com multidões.
E tem mais: o inverno na Europa é também a estação perfeita para assistir ao espetáculo da aurora boreal, visível de vários pontos ao norte do continente, como Noruega, Finlândia e Islândia.
Confira outras informações sobre a estação!
Como é o clima do inverno europeu?
Embora todos os países europeus experimentem temperaturas frias durante a estação, as condições específicas variam conforme a localização e a influência de fenômenos naturais.
No norte (em países como Noruega, Suécia e Finlândia), e no Leste Europeu (como Polônia, Lituânia, Letônia e Romênia), os invernos são extremamente rigorosos, muitas vezes com neve e temperaturas que podem atingir até -20 °C. O frio é ainda mais acentuado quanto mais ao norte e ao leste se viaja.
Em contraste, o sul da Europa, incluindo Portugal, Espanha, Itália e Grécia, desfruta de invernos mais amenos, devido, em grande parte, à proximidade com o Mediterrâneo. É possível encontrar dias com temperaturas agradáveis, até 15 °C, especialmente os ensolarados, embora ainda possa ocorrer frio nas áreas montanhosas.
O centro da Europa, onde se situam países como França, Reino Unido e Alemanha, vive invernos com temperaturas baixas, mas geralmente não tão extremas quanto as do norte e leste europeu. Os invernos são mais moderados, embora ainda significativamente mais frios em comparação com o sul do continente.
Quais os meses de inverno na Europa?
O inverno na Europa ocorre de 21 de dezembro a 20 de março, mas o frio pode ser estendido a depender da região. No norte e leste do continente, por exemplo, as temperaturas começam a baixar em novembro e mantêm-se baixas até abril ou, às vezes, meados de maio.
Não se esqueça de que o seguro viagem é obrigatório para visitar a maioria dos países europeus, sobretudo se você pretende praticar esportes de inverno sem correr risco de voltar para casa com prejuízo na hipótese de acidente.
Quando começa a neve na Europa?
A temporada de neve na Europa não tem um início específico, pois sua chegada varia bastante conforme a região e a altitude. Geralmente, a neve costuma cair no fim do outono e pode ocorrer até o início da primavera, de novembro a abril.
Contudo, em áreas mais elevadas, como os Alpes, a neve pode começar a cair já em setembro ou outubro e permanecer até maio ou junho.
Isso faz com que a paisagem europeia se transforme gradualmente, com as primeiras nevascas aparecendo nas regiões montanhosas antes de se espalharem para outras áreas conforme o inverno avança.
Contrate o seu seguro viagem obrigatório com descontos!
Você sabia que o seguro viagem é um item obrigatório para quem planeja entrar nos países que fazem parte da União Europeia?
Contratando esse serviço com o Seguros Promo, você terá acesso a um atendimento personalizado em português, garantindo suporte adequado sempre que necessário e protegendo-se contra imprevistos que podem surgir no caminho de qualquer turista.
O seguro viagem é obrigatório para entrar na Europa. Contrate o seu com 20% de desconto!
Qual o melhor país da Europa para viajar no inverno?
Não existe um único país que possa ser considerado o melhor para viajar no inverno na Europa, pois a escolha ideal depende muito dos seus interesses e do que você busca em uma viagem.
Se o seu objetivo é aproveitar destinos de inverno badalados, os países cortados pelos Alpes são uma excelente opção. A França oferece destinos como Chamonix, Val d’Isère e Tignes, conhecidos por suas excelentes pistas de esqui e infraestrutura turística, enquanto a Suíça se destaca com locais como Zermatt, St. Moritz e Verbier.
Por outro lado, se a sua intenção é fugir do frio extremo, países como Portugal, Espanha e Itália são ótimas alternativas. Nessas nações, o inverno é menos rigoroso, permitindo que você desfrute de temperaturas mais amenas.
Qual o país da Europa que faz mais frio no inverno?
A Rússia é o país da Europa mais gelado no inverno e também um dos mais frios do planeta, especialmente na região da Sibéria, onde as temperaturas podem alcançar extremos de até -70 °C durante o inverno.
A média anual na região é de -10 °C e fica em território russo algumas das cidades mais frias do mundo, como Yakutsk.
Outros países da Europa Setentrional, como Finlândia, Estônia e Noruega, também experimentam temperaturas extremamente baixas no inverno, especialmente em áreas montanhosas.
Qual país da Europa faz menos frio no inverno?
Portugal é o melhor lugar para escapar do frio extremo do inverno enquanto desfruta da baixa temporada europeia, com temperaturas médias que variam entre 8 °C e 15 °C durante o inverno.
O clima ameno do país se deve à sua localização geográfica no extremo sudoeste da Europa e à influência do Oceano Atlântico, que ajuda a regular as temperaturas.
Outros países europeus com invernos mais amenos incluem a Espanha, com médias de 10 °C a 17 °C, e a Itália, com termômetros entre 4 °C e 12 °C.
Planeje sua viagem para aproveitar o inverno na Europa sem pesar no bolso!
O inverno na Europa é uma época que combina o frio e a neve a atrações encantadoras, como mercados de Natal, patinação no gelo e muitas outras. O que você acha de curtir tudo isso e muito mais com economia?
O Vai de Promo te ajuda a desfrutar da estação mais fria do ano sem gastar além da conta, por meio de promoções de passagens aéreas para o Velho Continente.
O viajante pode utilizar a inovadora plataforma de busca do Vai de Promo para encontrar as ofertas mais adequadas ao seu bolso, com pagamento em até 12 vezes no cartão, assegurando uma dose de economia muito bem-vinda à viagem. Não fique fora dessa!
Qual cidade da Europa conhecer no inverno?
Viver uma experiência de inverno na Europa significa encontrar paisagens cobertas de neve, desfrutar de festivais de fim de ano e provar uma gastronomia deliciosa, não importa o país de destino.
O viajante ainda tem a chance de praticar esportes de inverno, explorar mercados de Natal e conhecer cenários dignos de contos de fadas durante os meses mais frios do ano.
A seguir, descubra algumas das melhores cidades europeias para conhecer no inverno!
Budapeste, Hungria
Budapeste é uma excelente escolha para uma viagem de inverno, especialmente para quem procura um destino acessível e menos movimentado em comparação com as capitais da Europa Ocidental.
A capital da Hungria se transforma com seus encantadores mercados de Natal, como os da Praça Vorosmarty e da Basílica de Santo Estêvão, onde é possível desfrutar de música ao vivo, apresentações de danças tradicionais e comidas típicas.
Você também pode afastar o frio com banhos termais, como o Szechenyi, fazer um cruzeiro pelo rio Danúbio, patinar no gelo em uma das praças da cidade e visitar museus, como o Museu de Belas Artes e a Casa do Terror.
Cortina d’Ampezzo, Itália
Cortina d’Ampezzo é um verdadeiro paraíso de inverno, especialmente para os amantes dos esportes de neve, apenas 2 horas de Veneza. A cidade-sede dos Jogos Olímpicos de Inverno de 1956 abriga uma das melhores estações de esqui da Itália e mais de 1.200 km de pistas para todos os níveis de habilidade.
No centrinho, uma grande pista de patinação no gelo é instalada, para deleite dos visitantes, além de um animado mercado de Natal, que enfeita edifícios históricos do século XVIII com luzes e decorações festivas.
O cenário se transforma à medida que florestas e lagos, como o di Braies e o Dobbiaco, se congelam, proporcionando uma paisagem completamente diferente, mas igualmente encantadora.
Edimburgo, Escócia
O inverno intenso da Escócia é garantia de charme nas ruas de Edimburgo, sobretudo no Hogmanay, o Ano Novo local. A paisagem urbana é colorida pelo branco da neve, garantindo uma aura ainda mais encantadora à cidade medieval.
É comum encontrar escoceses vestidos com trajes tradicionais, como o kilt, tocando gaita de foles nas ruas, mesmo sob o frio e a neve. Você também poderá explorar o Castelo de Edimburgo e caminhar pela histórica Royal Mile, com suas lojas e seus restaurantes tradicionais.
E não deixe de conhecer os mercados de Natal da praça de St. Andrew e na região de East Princes Street Gardens, que também ganha uma pista de patinação no gelo bastante animada.
Estrasburgo, França
Se você pretende curtir o inverno na França, Estrasburgo é um destino irresistível, que se torna ainda mais apaixonante à medida que as temperaturas baixam.
Como a maior cidade da região da Alsácia, é um dos destinos mais populares para as festividades de fim de ano, com direito a um dos maiores e mais antigos mercados de Natal do país.
Com o agasalho certo, você não vai se arrepender de fazer passeios mesmo sob o frio do inverno: conheça os edifícios ao redor da Catedral de Estrasburgo, perca-se nas ruas de La Petite France, faça um cruzeiro pelos canais do rio Batorama e conheça outras comunas alsacianas, como Ribeauville, Riquewihr, Kaysersberg e Eguisheim.
Interlaken, Suíça
Um dos principais destinos de inverno na Europa é a Suíça, onde a cidade alpina de Interlaken é um dos grandes destaques. A região parece ter sido feita sob medida para ser visitada no inverno.
Situada em um vale cercado por picos altos dos Alpes, a cidade é um destino indicado para quem busca atividades de montanha, como esqui, snowboard, passeios de snowmobile e trenó. A infraestrutura é de ponta, com excelentes opções de hospedagem e restaurantes.
Você poderá patinar no gelo nas regiões de Höhematte e no Lago Brienz, e até fazer passeios de trem em meio às paisagens congeladas no inverno. Afinal, você estará perto de destinos alpinos encantadores, como Grindelwald e Lauterbrunnen.
Nuremberg, Alemanha
O inverno em Nuremberg é rigoroso, mas você pode espantar o frio com atrações encantadoras, como o tradicional mercado Nuremberg Christkindlesmarkt, que existe desde o século XVI e é considerado um dos melhores do mundo. Também ocorrem mercados em Hauptmarkt, Rathausplatz e Handwerkerhof.
Os visitantes também podem passear pelo Castelo de Nuremberg, conhecer a Casa de Albrecht Dürer e o Museu Germânico ou simplesmente desfrutar de um passeio de barco pelo rio Pegnitz.
Vale a pena se aquecer com a saborosa gastronomia local, com delícias como a nürnberger, um pequeno tipo de salsicha com chucrute e purê de batata, o lebkuchen, um tipo de pão de gengibre, e a zwetschgendatschi, uma torta de ameixa.
Praga, República Tcheca
Praga, capital da República Tcheca, não perde sua animação nem mesmo nos meses de inverno, sendo um destino acessível e encantador para quem sempre sonhou em conhecer a neve.
A capital ganha diversos mercados de Natal, na Cidade Velha e nos bairros Vyšehrad e Havelské, onde você pode encontrar presentes artesanais, enfeites natalinos, comidas e bebidas tradicionais. Aproveite para patinar no gelo em Naplavka e no Letná Park.
Outras experiências que você não pode perder é caminhar ao longo do rio Vltava, conhecendo cenários como a Ponte Carlos, o Relógio Astronômico e o Castelo de Praga sob o branco da neve, e subir ao topo da Torre da Câmara Municipal para apreciar a vista.
Reykjavik, Islândia
Um dos principais destinos do inverno na Europa é Reykjavik, a capital da Islândia, que oferece atrações tradicionais, como mercados de natal e pistas de patinação, mas vai muito além, possibilitando viver experiências incríveis nos meses mais frios.
Afinal, você poderá fazer passeios de barco para observar baleias, além de ter a chance de visitar o Círculo Dourado, uma rota turística que leva a tesouros como o Parque Nacional Thingvellir, a cachoeira Gullfoss e a área geotérmica Geysir.
Você também pode gostar de relaxar nas águas termais da Lagoa Azul, conhecer a igreja histórica de Hallgrímskirkja e até contemplar a aurora boreal nas noites de céu claro.
Rovaniemi, Finlândia
Nada mais invernal do que conhecer a cidade oficial do Papai Noel, não é mesmo? É isso que te espera em Rovaniemi, na Finlândia, um dos melhores destinos de inverno do norte da Europa!
Rovaniemi oferece atividades tradicionais, como patinação no gelo, além de fazendas de renas, passeios de trenó e, é claro, a oportunidade ímpar de avistar a deslumbrante aurora boreal.
Nos arredores da cidade, você poderá até mesmo conhecer a famosa Aldeia do Papai Noel, onde é possível visitar o Papai Noel e enviar cartas diretamente do Polo Norte: passeio imperdível para as crianças!
Tallinn, Estônia
O inverno torna o cenário em Tallinn, na Estônia, digno de conto de fadas, com sua arquitetura medieval coberta pelo branco da neve. Especialmente na Cidade Velha, a paisagem parece saída de um cartão-postal e pode render fotos fantásticas.
De meados de novembro até o início de janeiro, a Praça da Câmara Municipal é iluminada por um mercado e uma árvore de Natal que atraem milhares de visitantes com a oferta de boa gastronomia, atrações culturais e oportunidades de compras.
Vale lembrar que Tallinn é considerada Patrimônio Mundial e também oferece atrações históricas imperdíveis em qualquer época do ano, como edifícios medievais preservados, muralhas antigas e o imponente Castelo Toompea. Você não pode perder a chance de subir em algumas das 20 torres que cercam a cidade para ver Tallinn coberta de neve!
Tromsø, Noruega
Um dos melhores destinos do mundo para caçadores de aurora boreal, Tromsø, na Noruega oferece muito mais que apenas a oportunidade de ver as luzes do norte dançando no céu.
Paraíso de inverno, Tromsø oferece experiências incríveis, como visitas a fazendas de renas e até passeios de trenó e observação de baleias.
O charmoso centrinho medieval é uma atração à parte, com lojas interessantes, bons restaurantes e muitas construções antigas para conhecer e fotografar.
Curta o inverno europeu com as promoções imperdíveis do Vai de Promo!
O inverno na Europa é uma época encantadora, e pode ser ainda melhor com toda a economia que o Vai de Promo oferece.
Visite a nossa página para encontrar ofertas de passagens aéreas para os melhores destinos da Europa e do mundo, por meio de uma interface moderna e fácil de usar.
Conheça o Vai de Promo e desfrute de um jeito muito mais econômico de viajar!
Continue sua leitura!