Primavera na Europa: 10 destinos para aproveitar a estação!
A primavera na Europa é um dos melhores momentos do ano para visitar o continente! Descubra quais são os principais destinos para conhecer.
Você já considerou passar a primavera na Europa? Alternativa ao frio e úmido inverno, bem como ao superfaturado e lotado verão, a estação das flores é considerada a melhor época para visitar o continente europeu.
Entre março e junho, à medida que os dias se tornam mais longos e as temperaturas ficam agradáveis, o continente se transforma em um mosaico de cores e aromas, com jardins, parques e campos florescendo.
Vem descobrir dez destinos incríveis onde a primavera revela seu esplendor para conhecer a Europa sob um novo prisma!
Quais são os meses de primavera na Europa?
A primavera no Hemisfério Norte começa oficialmente no dia 20 de março e se estende até cerca de 20 de junho. Ou seja, a primavera europeia coincide com o outono no Brasil.
Quanto às temperaturas, a estação marca a transição do frio intenso do inverno europeu para dias mais amenos e ensolarados. Em geral, as temperaturas médias ficam entre 13°C e 15°C no começo da primavera, subindo para 30°C quando o verão se inicia no continente.
Em outras palavras, embora possa ser mais frio em meados de março, já não faz frio na Europa em maio.
Mesmo assim, as temperaturas podem ficar mais baixas especialmente no norte e em áreas montanhosas: cidades como Londres, Berlim e Paris podem registrar temperaturas mais baixas pela manhã e à noite, exigindo um casaco leve, enquanto destinos mediterrâneos, como Barcelona e Roma, desfrutam de um clima mais quente.
Como é a primavera na Europa?
Quando chega a primavera na Europa, o clima varia bastante dependendo da localização geográfica e do momento da estação.
No norte, países como Reino Unido, Irlanda e os escandinavos (Suécia, Dinamarca e Noruega) ainda enfrentam resquícios do inverno no início da estação das flores, com temperaturas mais baixas, chuvas e até mesmo neve derretendo em algumas áreas.
Já no sul, em destinos como Portugal, Espanha, Itália e Grécia, o clima tende a ser mais estável, com dias ensolarados e um calor crescente à medida que o verão se aproxima.
No centro do continente, em países como Alemanha, Bélgica, Holanda e Áustria, a primavera oferece um equilíbrio entre essas duas realidades, começando com um tempo mais frio e instável e evoluindo para temperaturas agradáveis e céu mais aberto.
Além disso, a estação oferece a vantagem de evitar as multidões do verão, quando o continente recebe um fluxo intenso de turistas e os próprios europeus saem de férias, e você ainda tem a chance de curtir atrações incríveis.
Não coincidentemente, a primavera costuma ser a resposta-padrão quando alguém se pergunta qual a melhor época para viajar para a Europa.
Aproveite sua viagem para a primavera na Europa com descontos!
Viajar na primavera pode ser uma alternativa mais econômica, já que os preços de passagens aéreas, hospedagens e restaurantes tendem a ser mais acessíveis do que nos meses de alta temporada.
Para quem deseja aproveitar a primavera na Europa, uma boa dica é se planejar com o Vai de Promo, uma plataforma especializada em encontrar as melhores ofertas para sua viagem.
Como um comparador online, o nosso site busca e apresenta opções de seguro viagem, hospedagem e passagens aéreas com preços reduzidos, para que você visite os destinos mais incríveis da Europa e do mundo gastando menos.
Bastam apenas alguns cliques para encontrar planos das principais seguradoras do país, voos promocionais das melhores companhias aéreas e acomodações nas regiões mais estratégicas, tudo isso sem abrir mão da economia. Fica a dica!
O que visitar na Europa na primavera?
Com dias mais longos e um clima agradável, a primavera é uma chance ímpar de aproveitar ao máximo parques, jardins, vilarejos charmosos e cidades históricas sem o frio intenso do inverno ou as multidões do verão.
De campos de tulipas na Holanda a vinhedos ensolarados no sul da França, passando por lagos cristalinos nos Alpes e ruas repletas de festivais culturais, há uma infinidade de destinos que ganham ainda mais vida nessa época do ano.
Veja o que visitar na primavera na Europa!
Amsterdam, Holanda

Amsterdam literalmente floresce quando chega a primavera: a capital da Holanda ganha cores vibrantes, campos floridos e um clima muito agradável para passeios de bicicleta ou por seus canais, parques e atrações ao ar livre.
As tulipas, símbolo do país, florescem por toda parte, desde os jardins públicos até as charmosas barracas de flores espalhadas pelas ruas. Você ainda tem a chance de visitar o Parque Keukenhof, que só abre as portas nessa época do ano com suas milhões de flores, e os tradicionais moinhos de vento de Zaanse Schans.
Mas fica um alerta: as temperaturas podem ser baixas para os padrões brasileiros, com tempo chuvoso, mínimas entre 3°C e 8°C e máximas que não ultrapassam os 20°C ao longo de toda a estação.
Braga, Portugal
Braga, em Portugal, ganha um charme especial com o desabrochar das flores, oferecendo cenários lindos com sua rica história e belíssima arquitetura.
As temperaturas ficam amenas, com máximas de até 20°C, e os dias são mais ensolarados, o que torna um simples passeio pelo centro histórico ainda mais agradável.
É uma oportunidade de admirar a beleza do Jardim de Santa Bárbara e de curtir a Semana Santa de Braga, uma das celebrações mais tradicionais de Portugal, que atrai visitantes de diversas partes do mundo até o Santuário do Bom Jesus do Monte.
Bonn, Alemanha
A diminuição das chuvas e gradual elevação das temperaturas, que podem atingir agradáveis 19°C, fazem de Bonn um dos melhores destinos primaveris da Alemanha.
A principal atração da estação é o espetáculo das cerejeiras, especialmente entre o final de março e o início de abril, quando lugares como as ruas Breite Straße e Heerstraße encantam com galhos floridos formando um túnel sobre quem passa.
Os dias mais longos também são perfeitos para explorar a antiga capital da Alemanha Ocidental, conhecendo atrações como a Casa-museu de Beethoven, fazendo passeios de barco pelo rio Reno e muito mais.
Budapeste, Hungria
Um dos melhores destinos econômicos na primavera na Europa é Budapeste, sobretudo à medida que as temperaturas começam a subir, entre 10°C no início da estação e podendo chegar a 20°C no final.
A pérola do Rio Danúbio se enche de cor com seus parques e praças florescendo, criando o contexto perfeito para desfrutar de atrações como o Festival da Primavera, o maior evento cultural da Hungria, que atrai turistas do mundo inteiro com sua programação de shows e manifestações artísticas.
Aproveite o clima para desfrutar dos banhos termais de Budapeste e outros pontos turísticos, como o Parlamento Húngaro, o Castelo de Buda e a Ponte Széchenyi.
Copenhagen, Dinamarca
Copenhagen se colore com jardins floridos e temperaturas agradáveis, especialmente em comparação ao gelado inverno: você vai encontrar máximas de até 17°C em maio, em contraste com os termômetros negativos de fevereiro, e os dias têm mais horas de sol.
O resultado é um convite irresistível para conhecer atrações ao ar livre com mais conforto, como o lindo complexo de jardins Tivoli Gardens e o charmoso canal de Nyhavn, com suas casas coloridas e cafés movimentados.
Outras atrações que você não pode perder incluem a troca da guarda no Palácio de Amalienborg, o florido Jardim Botânico e o histórico Castelo de Rosenborg, rodeado por belíssimos jardins que formam um cenário digno de contos de fadas.
Ljubljana, Eslovênia
Outro destino econômico para quem deseja passar a primavera na Europa é Ljubljana, a charmosa capital da Eslovênia, onde o frio dá lugar a temperaturas em torno de 21°C em maio.
O clima suave torna ainda mais agradável passear pelas ruas da cidade, com seus rios, pontes e arquitetura medieval com influências barrocas. Mais que isso, os jardins florescem por toda parte, com cores e aromas invadindo o cotidiano.
Aproveite a estação para fazer uma visita ao Lago Bled e ao Castelo de Bled, conhecer o Parque Nacional de Triglav e fazer passeios de barco pelos arredores do destino.
Praga, Tchéquia
Praga já está consolidada como um destino econômico na Europa, mas você sabia que a capital da Tchéquia fica ainda mais apaixonante na primavera? As máximas ficam entre 16°C e 20°C, com muitos dias ensolarados para você curtir.
As condições climáticas são perfeitas para visitar pontos turísticos ao ar livre, como a Praça da Cidade Velha, a Ponte Carlos, a Catedral de São Vito e o Castelo de Praga, que são apenas alguns dos maiores destaques da cidade.
Além disso, os jardins e espaços verdes, como o Jardim Real e o Zoológico de Praga, florescem nesta estação, oferecendo aos visitantes uma experiência visual incrível.
Provence, França
Não é nenhum exagero afirmar que a região de Provence, no sul da França, está entre os melhores destinos do mundo durante a primavera. Afinal, o melhor lugar para se estar na estação das flores é, justamente, o paraíso dos campos de lavanda!
As flores aparecem em todo o seu esplendor, criando um mar roxo que se estende até onde a vista alcança. A experiência é multissensorial com o doce aroma das flores se espalhando por todas as cidades.
As temperaturas chegam à casa dos 20°C e o tempo fica ensolarado, facilitando passeios por vilarejos históricos e medievais, trilhas a pé e roteiros de bicicleta pelas paisagens naturais, como a Réserve Naturelle Sainte-Victoire.
E tem mais: especialmente a partir de maio, você poderá até curtir as lindas praias do Mediterrâneo!
Toscana, Itália
A Toscana fica ainda mais especial durante a primavera, quando as temperaturas ficam agradáveis, com máximas de 24°C, sem o calor abafado do verão. O clima ameno é perfeito para conhecer lugares como Florença, que recebe menos turistas nessa época do ano, permitindo uma experiência mais tranquila.
A região é puro charme primaveril com dias ensolarados, ruas floridas e condições perfeitas para visitar o berço do Renascimento, onde você poderá conhecer atrações como a Galleria degli Uffizi e o Palácio Pitti, além dos Jardins de Boboli.
Fora de Florença, as colinas cobertas por plantações de vinho oferecem oportunidades incríveis de enoturismo e você ainda pode se maravilhar com os campos de girassóis floridos.
Zadar, Croácia

A Croácia tem crescido cada vez mais como um destino de verão na Europa, mas também pode oferecer oportunidades incríveis de curtir a primavera.
Em Zadar, por exemplo, a costa adriática se mostra convidativa para quem gosta de praias e momentos agradáveis ao ar livre.
O clima fica agradável e as máximas giram em torno de 23°C, com condições perfeitas para caminhar pelo calçadão à beira-mar e aproveitar os restaurantes especializados em frutos do mar.
Os viajantes também podem gostar de passeios pela Cidade Velha de Zadar, onde poderão visitar igrejas históricas, como a Igreja de São Donato, suas muralhas medievais e as trilhas e cachoeiras do Parque Nacional dos Lagos de Plitvice, a uma curta distância da cidade.
Você sabia que o seguro viagem é obrigatório para entrar na Europa?
O seguro viagem é uma exigência obrigatória para quem deseja visitar o continente europeu: todos os viajantes devem apresentar uma apólice que cubra eventuais imprevistos médicos, emergências e imprevistos que possam surgir durante a estadia.
Essa medida visa garantir a segurança e o bem-estar dos turistas, protegendo-os em situações inesperadas e assegurando que voltarão para casa sem prejuízos.
Para facilitar a escolha do seguro ideal, recomenda-se a plataforma Seguros Promo, um buscador que permite fazer comparações de preços e planos entre as principais seguradoras para que você encontre a cobertura mais adequada e com as melhores condições para sua viagem.
O que levar na mala para primavera na Europa?
Para um roteiro de primavera na Europa, é importante se preparar para variações climáticas. Afinal, você vai encontrar tanto dias ensolarados quanto momentos de chuva, com calor durante o dia e noites bem frescas.
Por isso, recomenda-se levar na mala de viagem algumas roupas leves, como camisetas e blusas de manga comprida, além de um casaco ou jaqueta leve para as noites mais frias.
Também é uma boa ideia optar por sapatos confortáveis, como tênis ou fechados, para caminhar com conforto pelas cidades.
Além disso, como a estação pode ser imprevisível, inclua uma capa de chuva ou casaco impermeável, o que certamente será muito útil nos dias chuvosos, e você não pode se esquecer de itens de higiene pessoal, uma muda de roupa na mala de mão e adaptadores para os dispositivos eletrônicos.
Por último, mas não menos importante, mantenha em local de fácil acesso todos os documentos necessários para a imigração, inclusive sua apólice de seguro viagem. Isso vai facilitar a sua vida na hora do desembarque.
Sua passagem barata para a Europa está no Vai de Promo!
A primavera na Europa leva cenários de contos de fadas para todo o continente, além de ser uma oportunidade de conhecer os tesouros europeus sem os preços exorbitantes da alta temporada.
Para economizar ainda mais, acesse o Vai de Promo e adquira passagens aéreas, hospedagem e até mesmo seguro viagem com promoções imperdíveis e condições facilitadas. Você vai encontrar descontos exclusivos e atendimento de excelência para aproveitar o que há de melhor em viagens sem complicação.
Continue sua leitura!
- Açores, Portugal: os melhores pontos turísticos do arquipélago!
- Albufeira, Portugal: melhores pontos turísticos e praias da cidade!
- Istambul: confira os 15 melhores pontos turísticos da cidade turca!
- Onde fica o Vaticano: tudo que você precisa saber sobre o país!
- São João de Caruaru: tudo que você precisa saber antes de ir!